Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PSA lança novo motor e sitema de partida à frio

 Conforme antecipamos no dia 3, a PSA apresentou um novo sistema chamado de FlexStart e um novo motor, mas tinhamos dito que seria um 1.2 3 cilindros. No lugar, foi mostrado um novo 1.6 16V chamado de EC5.
O sistema FlexStart era o destaque do Polo E-Flex, e nada mais é do que um sistema que esquenta os bicos injetores desde o momento em que a porta do motorista é aberta (portanto, se você cstuma entrar pela porta do passageiro, o sistema não funciona). Para isso, a galeria de combustível foi refeita, há um novo software na ECU que gerencia a temperatura ideal da queima de combustível, e uma nova unidade de controle do aquecimento que controla o momento certo.
O motor EC5 foi totalmente feito em parceria da empresa da América Latina, França e China, e teve seu foco totalmente na otimização do funcionamento com os combustíveis locais. Ele conta com o comando de válvulas variável (VVT), para ter mais de 80% de seu torque a 1.500 RPM. E uma grande novidade, é o uso de uma bomba de óleo variável pela primeira vez no Brasil, de acordo com a rotação e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida.

A taxa de compressão do motor na versão brasileira Herbert Richers Flex, é de 12,5:1. O resultado, um motor 1.6 16V de 122cv a 5.800RPM (A)/ 115cv a 6.000 RPM (G) e 16,4/15,5 kgfm de torque a 4.000 RPM (A/G). A PSA garante que este motor é 7% mais eficiente que o atual, e diz que ele será lançado até março do ano que vem, com o sistema FlexStart, no Peugeot 308.

Nenhum comentário:

Postar um comentário