Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projetos brasileiros - Chevrolet Meriva 2002

 Continuando nossa série de postagens sobre os projetos brasileiros da década, agora a vez da Meriva.

 Importância: Projeto de Minivan, na base do Corsa (e que quase foi roubado de nós)
A nossa segunda geração do Corsa tinha sido lançada junto com o europeu. Na época, já existia aqui o Celta, o que possibilitou a ída do Corsa para um andar superior (na época, tinha até teto-solar como opcinal). O sedã, que era só nosso, veiojunto com o hatch, e aproveitou o sucesso. Na Europa, a perua não era tão boa, então o povo daqui decidiu por uma minivan pequena, menor que Scénic e Xsara Picasso. O design, meio que antecipado pelo concept-car Sabiá, era ousado e harmonico. Essa é a Meriva.
O carro era tão bem feito, que o povinho da Opel lançou ela como projeto próprio, e que foi desmentido logo depois. Causado pelo equilíbrio das linhas, com faróis grandes e lanternas unidas ao vidro traseiro, com serteza ela será um clássico brasileiro daqui uns anos.
Curiosidades: I)O sistema FlexSpace, herdado da Zafira, podia transformar o banco traseiro em duas confortáveis poltronas individuais, rebatendo-se a parte central, mas as portas ficavam longe dos bancos. O opcional sumiu de um dia pro outro. 
II) A Meriva foi o primeiro carro nacional a vir com um câmbio automatizado, chamado de EasyTronic. Devia se chamar EasyTranco, não preciso explicar por que. E hoje é equipamento de série das versões 1.8, mas muitos propriotários a trocam por um câmbio manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário