Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Carros brasileiros da década - Chevrolet Celta 2000

 No começo deste ano, comecei uma série de posts para comemorar os carros da década, aqueles que fizeram sucesso. Agora, vamos fazer um pouco diferente: vamos falar um pouco dos carros que foram feitos no Brasil, para o Brasil e que, em alguns casos, chegaram a Europa.
 Celta. Importância: mesmo usando uma plataforma antiga, fazer um carro completamente novo, com novos métodos de criação

Após a grande alta de fábricas no Braisl, depois da segunda metade dos anos 90, o mercado estava caindo, depois de três crises. O cenário era de um mercado pequeno, com poucas vendas das grandes produções. Então quem fizesse o carro mais barato, teria mais chances de não morrer. Com alguns incentivos na época, a Chevrolet fez uma fábrica no Rio Grande do Sul.
Esta nova fábrica faria um novo projeto com um novo conceito de produção. Querendo ser o carro mais barato do país (o que não aconteceu até hoje), nasceu de uma velha plataforma, um novo carro compacto. Teve sucesso imediato (longe do alcançado pelo Corsa no lançamento), sem dúvida. Mas o produto em si, não chega aos pés do conceito inicial.
Curiosidade: I)O painel da foto, como você vê, só ficou assim em 2004. Os instrumentos tinham ponteiro de Corsa e só velocímetro, o painel do Ar-Condicionado (que apareceu anos depois) também era herança, e o acabamento não chegava aos pés de nenhum Hot Wheels. II) No começo da vida, entre os opcionais estava a bateria com maior capacidade, para você ver como a tesoura comeu solta. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário