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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Top 10 - Bons de Manobra

Gol 1.0 16V Turbo
Bastava ter motor 1.0 para ser considerado popular e ter uma generosa redução de IPI (10%). Tão generosa que deu surgimento a populares como o Fiesta 1.0 Supercharger e o Gol 1.0 16V Turbo (foto).Sua irmã Parati, chegava a ser mais cara que um Mercedes Classe A.
New Civic LX
A isenção de impostos para deficientes físicos era restrita a carros de até 127 hp, mas o New Civic 1.8 veio com um motor de 16V e 140 cv. A Honda nada boba, deu um jeito. Criou uma versão LX automática com chip de (baixa) potência, programado para limitar giros e o motor não passar de 125 cv.
Mercedes CLC
O CLC é montado aqui, mas a Mercedes paga o imposto de cada uma das peças e ganha o direito de registrá-lo como nacional. Antes, a Mercedes recebia peças, montava e exportava para os EUA. O nosso C vinha da Alemanha, tributado como importado.
Os pés-de-boi
DKW Pracinha, Gordini Teimoso, Simca Profissional (foto) e Fusca Pè-de-boi aproveitaram o programa do carro popular em 1965, com juros baixos e 48 meses para pagar na Caixa Econômica. Nada de cromados, frisos - no Teimoso faltava até uma das lanternas.
Mercedes ML 320 CDi
Quem diria, a Mercedes de novo! Diesel só pode para veículos de carga para mais de 1 tonelada ou jipes com redução de marchas. O ML 320 CDi não tem reduzida, mas a Mercedes convenceu que a primeira atua como reduzida. A do ML, a do Mille Fire e todos os outros carros de passeio.
Fusca e Kombi
Itamar Franco queria o Fusca de volta para brigar com os populares, mas o motor era 1.6. A solução foi a lei incentivar carros 1.0 ou refrigerados a ar - um incentivo a motores mais poluidores, para morrermos logo! Por tabela, isso beneficiou a Kombi. Logo a GM emplacou o Chevette L, 1.6 a água. Talvez por ter tração traseira . . .
GMC 3500 HD
No fim da vida, a Silverado deu um salto. Seu peso bruto aumentou de 3.300 para 3.520 kg. Pouco, mas suficiente para transformá-la, aos olhos da lei, num caminhão. Batizada como GMC 3500 HD, a ex-picape teve seu IPI reduzido à metade, para 5%.
Asia Towner
Nos anos 90, a Asia Motors trouxe Towner com imposto mais baixo, com a promessa de fabricar aqui. Isso não ocorreu e a dívida passou para a Hyundai, dona da Asia Motors. Se não pagar, não pode fabricar no país. Mas a importadora Caoa pode, e já temos Tucson nacional.
Fiat 147 1050
No passado, os 1.0 pagavam mais imposto. Para pagar menos, o 147 saiu, em 1976 com motor 1050, de 1049 cm3. Em 1990, a Fiat virou o jogo: convenceu o governo a incentivar pequenos. Os 1.0 tiveram tributo reduzido e surgiu o Mille, com o antigo motor 1050 encolhido.
Marea SX
Em 1998, o sedã saiu com motor de 142 cv. No ano seguinte, surgiu a versão SX, reduzida a 127 cv, para pagar menos IPI. Nos anos 80, o número era 100 cv. O Gol GT 1.8 declarava 99 cv (apenas 9 cv acima do 1.6) e o Monza 1.8, 96 cv. Andavam muito, mas pagavam pouco.

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