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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Guia GT4 - Drifting

  1. 1. Introdução
  2. 2. Ajustes
  3. 3. Efeitos Físicos
  4. 4. Técnicas e Vídeos de Demonstração
  5. 5. Pratique
  6. 6. Conclusão

1. Introdução

Drift consiste em fazer curvas sempre derrapando com a traseira do carro, o piloto deve controlar o carro quando ele esta fora de controle. É um estilo de pilotagem totalmente oposto ao Grip*.

Primeiramente, não é preciso jogar de volante para ser um bom drifter, mesmo utilizando o DS2 você pode ser bom, basta praticar.

Este tutorial esta focado nos títulos Gran Turismo 3 e principalmente Gran Turismo 4, onde os efeitos físicos são bastante realistas, como por exemplo os efeitos da suspensão e da aderência dos pneus sobre todo o carro, o que torna a pratica do Drift mais complicada para os iniciantes, mas não impossível.

Para ter sucesso e evitar que o carro rode para fora da pista, alguns conceitos básicos precisam ser seguidos. Você não pode frear bruscamente e tentar entrar na curva o mais rápido que puder, técnicas comuns de corrida não se aplicam no “Drifting“.

Segundo conceito, os controles estão mais sensíveis, acelerador e volante devem ser controlados e monitorados constantemente; por exemplo, se o carro estiver a ponto de recuperar aderência o piloto deve reduzir o ângulo do volante a quase 0 ou correr o risco de rodar violentamente para o lado oposto ao da curva quando ganhar tração novamente. O ponto que eu quero chegar é que você só deve contra-esterçar* o necessário para manter o carro na linha. Use o acelerador e o volante juntos para equilibrar o carro.

Com isto em mente podemos começar.
2. Ajustes

A definição aceita no drifting é controlar o carro quando se ultrapassa o limite dos pneus. Quanto mais stress que você puder remover dos pneus dianteiros e transferir para os pneus traseiros melhor. Diferentes carros, de diferentes trações (FR/MR/4WD) exigem diferentes regulagens.
Nesta seção estarei ensinando a regular cada item da suspensão, cambio, entre outros itens voltados para o drifting. Você pode encontrar regulagens prontas na internet, mas lembre-se que ela foi feita por um piloto que provavelmente tem uma técnica, um estilo diferente do seu, portanto você pode ficar insatisfeito com o resultado. Varia de piloto pra piloto, a melhor maneira de aprender e fazendo a sua própria regulagem.

Potência

Carros muito leves com muita potencia são mais difíceis de se controlar, carros muito pesados sem potencia não conseguem manter o drift, deve haver um certo equilíbrio entre peso e potência. Falando em termos gerais:

- Carros MR e FR geralmente devem ter uma potencia superior a 300HP, mais que 400 é desnecessário, veículos mais leves se sustentam com 150-250HP.

- 4WD 400-500HP.

Tudo depende do piloto, você pode se sentir a vontade com um carro de menos potencia.

Suspensão

Instale Racing Suspension ou continue com a original. A vantagem da primeira, é que com ela se uma grande variedade de ajustes. Mais detalhes sobre suspensão no guia completo encontrado neste mesmo site.

Spring Rate:

Determina a dureza da mola, para o drift os valores devem ser baixos na frente, entre 1-8 kgf, e iguais ou maiores na traseira.

Ride Height:

Determina a altura do carro em relação ao solo e afeta diretamente no centro de gravidade do mesmo. 4 ou 5mm acima do nível mais baixo é o ideal. Em torno de 90-100mm é um ajuste típico se você deseja números reais.

Shocks/Bound/Rebound:

Esses 3 pontos afetam como a suspensão reage em diferentes terrenos.

Relativamente dura na frente ­­­­– normalmente acima de 7. Isso vai manter as rodas dianteiras ‘plantadas’. Na traseira 4 entalhes a menos que na frente, cuidado aqui você pode sentir que esta saltando/flutuando quando estive indo devagar. Ajustando o rebound um entalhe a mais que o bound (em 1 lado, ou em ambos os lados do carro) pode-se se melhora, as vezes, a transferência longitudinal de peso quando se esta acelerando ou freando.

Camber:

Determina o ângulo de inclinação das rodas em relação ao solo. Front, geralmente 3 graus negativos, e normalmente nunca utilize mais de 4 – 4.5 graus negativos. Em rear utiliza-se um camber menor que em Front, normalmente abaixo dos 2.5 graus.

Toe:

Determina o ângulo de abertura das rodas. Com determinados ajustes pode-se obter grande rotação. Front, ângulos neutros ou ligeiramente positivos. Rear, ângulos neutros ou ligeiramente negativos, ângulos negativos promovem mais ângulo direcionando as rodas para fora(considerando a frente dos pneus vistos por cima como referencia).

Stabilizers:
- Responsável por limitar a inclinação do carro na curva. Honestamente você pode utilizar qualquer valor, depois de ajustar toda suspensão. Front , recomenda-se utilizar o maior valor possível (menos inclinação lateral).

LSD

Instale Full Customizable LSD e 2-way.

LSD é uma parte complicada do equipamento, você pode melhor ou destruir totalmente suas regulagens aqui. Requer algum cuidado e um poço de “tentativa e erro” para tudo funcionar corretamente. È o mecanismo primário responsável por distribuir a potencia para as partes grandes, determina as atitudes do veiculo quando se esta freando e acelerando. E difícil de se customizar rapidamente.

Initial Torque:

Determina a resposta do LSD. Tente manter entre 10 e 30 (varia de carro pra carro).

Accel:

Determina a força máxima que o LSD é capaz de produzir durante a aceleração. Para o drifting deve utilizar valores entre 40 e 60 (varia de carro pra carro).

Decel:

Determina a força máxima que o LSD é capaz de produzir durante a desaceleração. Utilize valores entre 10 e 20 (varia de carro pra carro).

Pneus

Para fica bem claro, SEMPRE UTILIZE O MESMO PNEU NA FRENTE E NA TRASEIRA.

Os pneus N1-N3 são os mais utilizados, porem isso não significa que você não possa fazer drift com Sport ou Racing Tires. Maior cuidado com aceleração e frenagem são necessários, e os movimentos nos controles devem ser mais suaves. Pneus recomendados: N1 e N2.

Outros

Brakes:

Instale Sports Brakes, Brake Balance Controller

Ajuste o Rear Bias com valores mais altos que no Front Bias (ex. Front 1-9, Rear 18-24). Isto remove carga dos pneus dianteiros, aumentando a aderência.

Transmission:

Um grande upgrade não é necessário, mas pode ser bem vindo. Instalando Full Customize Trans, pode-se regular as marchas para um melhor aceleração, sendo muito útil em curvas seqüenciais.

Driveshaft e Flywheel:

Novamente, não é necessário mas pode ajudar. Provoca respostas mais rápidas do motor.

Weight Reduction:

Recomendado Stage Reduction 3. Um carro leve é fácil de guiar, e mais fácil de se controlar em circuitos com curvas em seqüênciais.

Variable Center Differential:

Mais utilizado em carros de tração integral (4WD). Serve para distribuir a potencia entra as rodas da frente e as rodas traseiras. Tente manter a distribuição na frente entre acima dos 20-25%. Valores abaixo disso, acho melhor você trocar o seu 4WD por um FR.

3. Efeitos Físicos

A física básica envolvida no “drift de exibição” e no “drift de corrida” é bem parecida, as diferenças começam nos drifts de exibição, onde o carro tem um grande ângulo em baixas velocidades.

Transferência de peso. É aqui que o drift começa. Frear remove uma porção da carga da suspensão traseira e transfere para a frente. Acelerar faz o inverso. Direcionar o carro para a direita ou esquerda transfere o peso para o lado oposto. São essas ações básicas que sobrecarregam os pneus tornando o drift possível. Exemplo, fazer um movimento para a esquerda, transfere-se o peso para a direita.

Acelerar transfere o peso para a traseira. Fazendo ambos aumenta-se a aderência na traseira, porem quanto mais peso, maior o stress sobre os pneus, isso faz com eles percam aderência, fazendo com que o carro derrape. Isso é básico. A quantidade de peso a ser transferido para isto acontecer depende do coeficiente de fricção do componente do pneu.

Manter um drift em um ângulo constante trata-se de um equilíbrio de forças.

4. Técnicas e Vídeos de Demonstração

Braking Drift
Lift Off
Feint
Power Oversteer
E-Brake

‘00 Mazda MX-5 Miata 1800 RS Demo Settings

Parts:

Oleo Trocado
Semi-Racing Exhaust
Sports Racing Chip
(Supercharger para executar Powe Over)
= 176hp (247 Power Over)
N2 Tires
Brake Controller
Semi-Racing Suspension
Triple Plate Cclutch
Settings:

Brake Controller: 5|19

Spring Rate: 4.5|2.5
Ride Height: 106|106
Shocks: 8|5
Camber: 2.5|1.0

ASM & TCS = 0

Stock LSD

Nota: retirado do fórum do site GTPlanet.net

Todas as técnicas são usadas para transferir o peso do carro. Tendo entendido transferência de peso você vai entender melhor como aplica-las.

No que diz respeito as técnicas, lembre-se, GT4 tem uma nova engine física o que torna tudo mais real, como já foi dito na primeira seção. Você não pode apenas frear forte e esperar que o peso seja transferido efetivamente para iniciar o drift. Há um determinada sensibilidade e precisão que diz se você esta correndo normalmente ou esta fazendo drift.

Vamos ver algumas técnicas. Existem outras, porem estas são mais fáceis e geralmente é melhor começar com elas. A maioria dessas técnicas são usadas em varias combinações. Não há nada que diz que uma técnica é melhor que a outra. Exceto E-Brake!

Braking

Usando os freios para transferir o peso dos pneus traseiros para a frente, ocasionando perda de tração.

Lift-Off Oversteer

A técnica mais simples. Solte o acelerador na entrada da curva, quando a traseira perder aderência volte a acelerar.

Feint

Vindo do lado oposto ao da curva. Ex. curva para a direita, vire para a esquerda antes de entrar na curva. Isto diminuirá a aderência na traseira, que vai começar a deslizar.

Power Oversteer

Utiliza-se apenas a força do motor, o torque, para fazer o carro derrapar.

E-Brake

Nos carros 4WD, e-brake é muito utilizado. Também pode ser utilizado em carros FR/MR para estender o drift. Entretanto, iniciar o drift em carros FR/MR usando e-brake é completamente desnecessário, pois as demais técnicas são mais efetivas.

5. Pratica leva a perfeição
A pratica é um dos fatores mais importantes em qualquer tipo de esporte. Ninguém se tornar um incrível drifter no GT4 da noite pro dia. Agora você deve ser técnico e entender todos os detalhes sobre as técnicas e como transferência de peso funciona. Isto precisa de um pouco de dedicação para treinar e aprender.

Uma vez que você encontre um carro com ajustes que você goste, não fique trocando de carro a cada 20 minutos, especialmente carros de tração diferente (FR/MR/4WD), isso vai confundir a sua cabeça. Treine com o mesmo carro até se sentir satisfeito com a qualidade do drift. Se você é capaz de fazer drift com 2 ou 3 carros, você já esta com um nível excelente.

O circuito que você treina, realmente não importa, algumas pessoas gostam de circuitos fechados, por que caso ocorra algum erro o carro bate nas parede mas continua na pista, isso economiza algum tempo; alguns preferem circuitos abertos, onde há mais liberdade. Depende da pessoa, mas para quem esta começando agora eu recomendo circuitos mais simples como Suzuka East Corse.

Falando em números, pratique 1 ou 2 horas por dia, em 2 meses você já será um drifter médio.

6. Conclusão

Espero que este tutorial tenha ajudado e esclarecido suas duvidas. Acredito que a informação aqui escrita seja o ponto de partida para novos drifters. Vou relembrar algumas coisas.

1. Você não será um bom drifter da noite pro dia.

2. Não é preciso jogar de volante para ser um bom drifter.

3. Pratica é o melhor jeito de melhorar suas habilidades. Não novos ajustes e explicações.

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