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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Verdades sobre o Chevrolet Astra




Comentário original: “Esse Astra tunado ta d+ da uma olhada na pintura”. Que lixo!

"Você quis dizer: Kadett"
Google sobre Astra

"MUITO LOCOOOO!!!!11 Vamo que vamo!!"
Carlos Cunha sobre Astra SS

"Os dois carros realmente são muito parecidos"
Capitão Óbvio comparando o comportamento do Vectra GT com o do Astra

"Fui eu que criei essa porra!!"
Dercy Gonçalves sobre Astra

"FINALMENTE!! Já vai tarde, carroça!!"
Você ao ler que o Astra vai sair de linha este ano

"PQP GM FDP C#$%&*@!!!1111"
Fã de Astra ao saber que ele será substituído pelo coCobalt

"É um Monza!"
Mecânico sobre Astra

"É um Monza?"
Português sobre Astra

"É um Kadett!"
Pessoas sobre Astra

"É um Astra!"
Europeu sobre Vectra e Vectra GT

"A novidade fica por conta do moderno propulsor"
Revista comprada sobre o ultrapassado motor 2.0 de Monza dos Flinstones com "140" cv

Xique pá caráy!!
Pobre sobre Astra

"Eu tenho catigoria!"
Favelado sobre seu Astra 98/99 financiado em 80x

"Sai por R$ 8.862,94."
Corretor sobre seguro do Astra

"Já, de novo?"
Frentista sobre o ótimo consumo do Astra

"Este programa executou uma operação ilegal e sera fechado"
Injeção de Astra sobre um erro qualquer

Chevrolet Astrassauro Raptor é um herói da resistência no Brasil. O que o tempo lhe tirava em beleza e modernidade, a Chevrolet compensava em custo-benefício. Por isto, até seu fim de carreira (confirmado semana passada), foi um carro bastante procurado.
O Astra é o legítimo sucessor do Kadett e foi apresentado aos brasileiros em 1994 (três anos após seu surgimento na Europa), nas versões hatchback quatro portas e station. O design era tosco, como se via na grade (com um V inútil), para-choques pretos e calotas raiadas, mas ao menos era um carro com muitos equipamentos, embora a maioria deles fosse opcional. O modelo desapareceu em 1996 (devido ao aumento gigante da alíquota de importação) e não chegou a tirar o Kadett de linha, o que ocorreu somente em 1998, pouco antes da chegada do então novo Astra.
Novo Astrera com rodinhas de kart

O novo modelo vinha esteticamente igual ao europeu, excetuando-se os lavadores de faróis e as rodas, trocadas por outras menores e mais feias. Alguns (poucos) itens disponíveis no Velho Continente também saíram, mas o Astra continuava despontando qualidades: a semelhança com o Vectra, a quantidade de equipamentos de série, o preço competitivo, a suspensão... Pena que os modelos SW e Coupé nunca vieram.No fim de 1998 veio a vergonhosa versão GL 1.8. Além de ter o motor reaproveitado do Monza pelado, o conta-giros não estava disponível, ar e rádio eram opcionais e as rodas eram de ferro – aro 13"!! (mas em 1999 ganhou calotas). Para quem reclamava do acesso ruim ao banco de trás do Astra, veio o modelo Sedan. O motor 2.0, embora fosse 16v, rendia apenas 128 cv! Esta carroceria também recebeu a versão “Peladé” GL.
Astra com a sobriedade de um carro discreto

Com a modernização do Vectra no exterior, que não podia ser acompanhada no Brasil, e com o sucesso do Astra no país (tornou-se o líder entre os hatches médios e vendia bem na carroceria sedan), o Astra ganhou, como se dizia na época, um “banho de loja”: desde 2001 podia ser equipado com câmbio automancático de quatro marchas; em 2002 veio a polêmica frente “Locomotiva”, em alusão ao para-choque mais aberto e alargado; passou a ser vendido o modelo hatch quatro-portas e em 2004 seu motor 2.0 tornava-se FlexPower e a gama de versões foi reorganizada e ganhou novos nomes.
“Novo” Astrassauro FléquisPauer

Criava-se, a partir desta época, uma expectativa muito grande sobre a nova geração do Astra no Brasil, que seguiria o modelo europeu (inclusive nas versões GTC (coupé) e Caravan, a perua). Só que o que veio, em fins de 2005 era o então "Novo Vectra", que não passava de um velho Astra remendado com carroceria do Opel Astra com traseira de sedan, desenhada pela GMB. A tecnologia do europeu não foi seguida: o motor 2.0 era igual ao do Astra e o 2.4 era um de S10 melhorado. Sem contar que o visor de ar-condicionado e outras peças foram roubadas do Astra. O acabamento era muito pior que o do equivalente europeu.
Novo Astrão!

A partir do lançamento do “novo” Vectra, o Astra nunca mais foi visto como um carro bacana, e sim de bom custo-benefício (a versão Advantage reforça a tese). Desde 2003, de novidade estética o Astra teve apenas a gravatinha dourada.

Pode-se dizer que o novo Astra V foi oferecido no Brasil, mas ele era o Monza Vectra GT (o que deixou muito playboy retardado nervosinho com isso), infinitamente inferior ao modelo da invejada Opel. Os retoques na dianteira deixaram-no mais feio; o motor era o mesmo 2.0 (inclusive na versão Grande Trouxa Xtreme, ou simplesmente GT-X) e interior era uma sala de estar... De mal-estar, você não me deixou completar a frase.

A versão Sedan caiu no esquecimento, mas foi oferecida até o encerramento da produção, apesar dos vendedores empurrarem um Vectra a cada capiau que entrava na loja em busca de um Astrinha Sedan. Você, que é fã do Astra (como eu era), não chore. Existem unidades encalhadas que durarão até 2012 ou não.

Versões do Astra

GL: Seu preguiçoso, leia o quarto parágrafo! A versão GL era basiquérrima, e tinha apenas opção de motor 1.8. Anos depois, a série Millenium foi feita com base nela.

GLS: Versão dedicada à diversidade sexual. Era encoxado entre o GL e o CD…

Expression: Não era uma versão capada como a do Vectra Taxpression, mas sim um modelo bem equipado e decente, oferecido nos últimos modelos pré-locomotiva.
Astrera Cê Dê lindaum!!!

CD: Foi a versão top de linha desde o banho de loja que o Astra recebeu em 2001, e terminou com a mudança de nomenclaturas em 2004. Se você ainda acha que a sigla “CD” se deve à inclusão do CD Player, vamos explicar pela última vez seu significado: "Confort Diamond".500: Série pouco conhecida, foi vendida apenas em 2000, na carroceria Sedan. Muito fácil de achar, mas só se for no Mercado Livre…
Comfort: O modelo básico da linha pós-2004.
Elegance: Versão intermediária, que ao menos podia ser equipada com câmbio automático.
Sport: Modelo que de esportivo, tinha só a aparência e olhe lá. Foi lançada em 2000 e descontinuada após a reestilização do Astra. Seu logotipo era aquele “Sport” em vermelho adorado pelos "xunners", que ainda hoje existe na Monstrana.
Sunny: Também tinha um leve apelo esportivo e motor convencional. O modelo era mais barato que o Sport e vinha com calotas (as mesmas do GL).
Bofe de Elite: Reencarnação do Monza Classic. Tempos de ouro para o Astra: esta versão era a mais completa, vendida até o lançamento do “novo” Vectra. Tinha luxos como ar-condicionado digital, bancos de couro, apliques imitando madeira no painel, teto solar, airbags, ABS (sim, segurança era luxo), rodas 16"... Definitivamente, o Astra do patraum.
Advantage: Foi a evolução do Confort, que ficou cada vez mais equipado, mas mantendo preço de banana versão de entrada. Por ser completo e contar com o motorzaum 2.0, manteve o Astrassauro com vendas em alta até sua morte.
GSi: O Astra mais fudido (nbsc) de todos os tempos (em terras brasilinas, que fique claro). Além do visual esportivo (embora as rodas fossem pequenas e agora seu desenho é oferecido até em calotas de prásticu), o modelo recebia um motor distinto, o 2.0 16v de 136 cv (já abandonado pelo resto da linha). Apesar disso, o Astra 8v abastecido com etanol tinha rendimento muito semelhante e o GSi saiu de cena em 2005.
SS: Outra variação esportiva, lançada em 2005, só que de mentirinha. O visual era similar ao GSi, porém mais embaianado, com grade exclusiva, detalhes prateados e rodas compartilhada com os também esportivíssimos Corsa e Meriva SS. Também não durou muito.

Quem compra um Astra?
Um Astra GSi a menos

O Astra é mais um hatch médio fortemente manolizado. Normalmente os proprietários de Astra são fãs de rap ou tiozinhos (5%). Os mais rebeldes colocam grandes adesivos nos vidros como "Se Deus vier que venha armado", "Aqui dentro só anda avião", e usam insulfilm com 2% de transparência. Além disso, geralmente rebaixam o carro cortando de 2 a 3 voltas da mola, e colocam um escapamento que faz mais barulho que uma Lamborghini. Também não pode faltar no Astroso o famoso adesivo do coelhinho da Playboy colado no vidro traseiro, além é claro de um belo jogo de rodas do GSi (a Orbital da GM).

Verdades
O sonho de 11 entre dez Astreiros: o carro-conceito Xtreme
  • O tio do Kamikaze teve problemas com o câmbio do seu Pontiac Trans Sport. Ao invés de procurar um câmbio original (o que sairia bem caro, pela peça não ser disponibilizada no Brasil), ele adaptou um câmbio de Astra! E, se o Pontiac funcionou, já é motivo para comemorar...
  • Os Astra Sedan já vinham pintados de amarelo nos anúncios do Rio de Janeiro – para serem vendidos a taxistas...
  • A novela das 11 da Globo era para ser chamada: “O Astra”, mas a Chevrolet não quis o merchandising gratuito.
  • Se você fosse da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), teria um Astra preto! Toda história de loucos sequestrados por "Homens de Preto" no Brasil, cita o Astra preto, ninguém sabe exatamente por quê... A suspeita recai porque a imprensa diz ter visto Astras pretos escoltando viaturas da PF quando o Protógenes Queiróz prendeu aquela galerinha do mal...
  • O Astra belga é tão micado que hoje custa a mesma coisa que um Kadett, as vezes até menos
  • A Astronomia nada mais é do que o estudo detalhado do Chevrolet Astra.

Evolução do Astra
1999
2003
2014

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