Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Briga acirrada: Fiesta RoCam x Jac J3

Por R$37.900, Fiesta RoCam e Jac J3 brigam por um lugar na sua garagem. Quem leva a melhor ?

Jac J3/Turin 1.4 16V VVTDesign atraente, ampla garantia, muitos equipamentos, preço baixo. Essas são as principais qualidades do J3, que chegou querendo abalar o mercado de Hatch Premiun. E conseguiu. A Ford foi a primeira a derrubar seus preços para o Fiesta Rocam 1.6 com Air-bag e ABS.
De série no J3: Ar-Condicionado, Direção Hidráulica, Trio elétrico, Rodas de Liga Leve aro 15, ABS com EBD, Air-bag Duplo, Sensor de estacionamento, Alarme e CD-Player, fora alguns demenores. Excelente custo benefício para ele, mas algo simples como regulagem de altura do banco não há.
Por dentro, o espaço interno é bom, com espaço suficiente para pessoas com mais de 1,80 m de altura, mesmo tendo um entre-eixos compacto. Porta-malas enorme também, com 346 litros. Acelerando seu motor 1.4 16V de 108 cv (6.000 RPM) e 14,1 kgfm de torque (4.500 RPM), não mostra muito rigor nas subidas íngremes, mas se mostra suficiente para o carro. Pesa o fato de não ser Flex. O câmbio e a supensão são macios, mas a ré as vezes não entra (no Fiesta também).
J3 Turin: Por R$2 mil a mais, o porta-malas do J3 cresce para 490 litros. Na minha opnião, vale o investimento extra, e o J3 Turin tem uma bela traseira (mais bonita do que o próprio carro em si), e erda todas as qualidades do J3 ( e os poucos defeitos também).
O painel é moderno e atraente e seus comandos estão bem localizados. Mas o banco e os cintos dianteiros não tem regulagem de altura.

Ford Fiesta RoCam/Sedan 1.6 8V Flex
O Fiesta que é vendido hoje, é uma reestilizaçao feita ano passado. Ganhou uma frente arredondada para seu corpinho quadrado. Não é exatamente bonito (a reestilização de 2007 era melhor) mas agrada os consumidores mais conservadores. Tem garantia anorexica e não muitos equipamentos, mas guarda alguns trunfos.
O Fiesta mata o J3 na hora de acelerar. Pudera né, pois são 111/107 cv num motor 1.6 8V, mas lembre que o J3 tem 108 em um 1.4 16V. Mesmo tendo um câmbio longo, que gera 2.500 RPM a 100 km/h, o motor está sempre disposto a acelerar. E a suspensão está no mesmo ritmo, mas que anda atrás reclama dos pulos.
Na hora de se acomodar, o espaço interno é ótimo com relação ao J3. Tanto em altura, como largura e comprimento. Em todos os lugares. O Porta-malas do Hatch é menor, com 305 litros. Na versão vendida por R$37.900, faltam rodas de liga leve, CD-Player, Sensor de estacionamento, retrovisores e vidros elétricos traseiros em comparação com o J3. É indignante saber que ele pode ter tudo isso, mas aí sai o Air-bag duplo e o ABS.
RoCam Sedan: Por R$2 mil a mais, o Sedan oferece porta-malas de 478 litros. A traseira teve as lanternas trocadas no ano passado, mas não tiveram tanta aprovação. Também dou vantagem ao Sedan.
Com o CD-Player (que tem USB, i-Pod, e Bluetooth) não tem Air-bag e nem ABS. Mas o Computador de Bordo bem completo e os Faróis de neblina, não faltam.


Resultado
Minha preferências são outras, então eu levaria o Fiesta Sedan pra casa (já fiz iso em 2008). Acho que o J3 ainda é uma aposta no mercado. Boa, mas devemos esperar pra ver. Por enquanto, vitória do Fiesta RoCam.

Enquete
O A A enquete que deveria ter encerrado no dia 31/08, foi prorrogad para 01/09 e depois 04/09, mas os resultados são:
Fiesta RoCam 1.6 - 60% - 9 votos
Jac J3 1.4 16V - 26 % - 4 votos
Nenhum deles presta, por isso eu tenho um Celta - 13% - 2 votos
A enquete teve 15 votos totais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário