Chegada discreta
Seu primeiro modelo brasileiro, de 1993, não chegou a ser uma unanimidade, muitos achavam pouco imponente perante seus concorrentes Santana e Tempra.
A revolução do mercado
Em 1996 sim, o modelo marcou época com a segunda geração no Brasil. O Vectra B logo tornou-se o sonho de consumo de muito marmanjo, era referência de status, conforto e design. Não havia quem não comentasse seu retrovisor diferenciado, seu belo painel com computador de bordo integrado. O Vectra dominou o mercado de sedans médios durante muito tempo. Nem mesmo o recém nacionalizado Civic conseguia superar as vendas do Vecão (como era conhecido entre os proprietários da época).
Invasão japonesaMas diante de tamanho sucesso a GM dormiu em berço esplêndido, mesmo vendo o movimento das japonesas a GM que já não tinha o melhor dos cofres, acreditou que o face lift de 2000 seria suficente para manter a liderança. De fato o carro ficou melhor, mas ainda trazia um motor desatualizado. Nesse cenário já tinhamos um Corolla ganhando terreno e um Civic nacional se consolidando. Em 2001 o Civic já era o sedan médio mais desejado.
Grande golpe
Em 2003 temos o lançamento do Corolla nacional. Uma chegada avalassadora, com direito a propaganda do Brad Pitt. Lembra da revolução de 1996 com Vectra? Pois é, a Toyota fez isso. Com a chegada do Corolla, seguido pelo rival mundial Civic, o Vectra assumia definitivamente a posição de coadjuvante do mercado.
Vectra brasileiroVendo o mercado de sedans médio crescer, a GM sabia que precisava agir e rápido e atualizar o Vectra. Diferente das versões anteriores, não conseguiu trazer ao Brasil o Vectra europeu atualizado (maior e mais moderno que o nosso). A saída encontrada pela GM foi fazer do Astra europeu um modelo supostamente superior, assim chegamos ao Vectra que conhecemos hoje. A GM ignorou que o atraso entre modelos daqui e do 1º mundo não eram mais aceitos pelo mercado.
A revolução do mercado 2Em 2005, ano de lançamento do novo Vectra como modelo 2006, houve grande expectativa e logo no ano seguinte o carro do ano foi….. o New Civic! Num momento em que o mercado fazia cada vez mais do mesmo, a Honda traz ao Brasil um carro com personalidade própria. Não era perfeito, mas reinou até a atualização do Corolla. Dessa maneira o novo Vectra até vendeu bem, mas não era mais o mesmo de 96. E continou sendo criticado pela falta de atualização mecânica e pequenos pecados (como manter o mesmo relógio do Vectra 1996 até hoje).
Hoje a liderança é dos 3C (Corolla, Cerato e Civic). Vectra? Caiu para quinto, sendo ultrapassado pelo Jetta. Um final melancólico, eu diria. Com um fã clube que reduziu muito em tamanho.
Quem ainda faz parte do fã clube, pode comprar o Vectra com bons descontos. E ele deixa ao Cruze a dura missão de colocar a gravata dourada entre os líderes de um mercado que ela dominou décadas atrás. Saiu como começou. Discreto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário