Quando a BMW anunciou que fará um novo carro com tração dianteira, achamos que os puristas de plantão iriam ter um chilique. Mas Norbert Reithofer, CEO da fábrica, disse não estar preocupado com isto e que a novidade não manchará a reputação da marca. Por quê? Simplesmente porque a maioria dos consumidores não está nem aí para saber de onde vem a tração do carro.
De acordo com uma pesquisa feita com os consumidores da BMW, 80% dos donos da série 1 (como os 130i e o 120i) acham que seus carros têm tração dianteira. Ou seja, de cada cinco motoristas que sentam atrás de um volante de um BMW, apenas um consegue reconhecer uma das mais importantes características de dirigibilidade e manobralidade da marca: a tração traseira – o que comprova que muita gente não iria se importar com o teor iconoclasta do novo carro, ainda mais sabendo que ele será o mais barato do catálogo bávaro.
O modelo em questão, que é esperado para 2014, será o menor da marca, entre o tamanho de um Mini e um Golf. A plataforma original em que será baseado possui previsão para tração integral, o que permite várias possibilidades de configuração – a escolha pela tração dianteira foi feita por causa dos custo, no caso de um compacto feito para competir com o Audi A1 – mercado que a BMW confessou ainda ter muito a explorar além do Mini.
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