Tenho certeza que em algum lugar você já escutou essa pergunta, Qual carro é mais resistente a batidas? Novos ou Antigos. Eu como amante de carros antigos sempre escuto em eventos e exposições, donos de relíquias comentando que seus carros são mais resistentes do que esses novinhos de lata mole e repletos de plásticos.
Como nem tudo é o que parece, decidi estudar um pouco os tipos de materiais e estrutura dos carros antigos para comparar com os de hoje em dia. Fiquei surpreso com o resultado.
Veja esse vídeo onde vou usar de base para explicar o ocorrido.
Como podemos ver os dois carros ficaram muito danificados mas o habitáculo do motorista do carro novo ficou intacto. O motorista do carro antigo teria perdido as pernas e o volante do carro teria destruído seu rosto.
Agora vou explicar o que acontece com os carros.
O carro antigo tem chapas e estruturas igualmente duras, chapas como capo, painel frontal, para lama, que são pesadas e não absorvem nada do impacto da batida. Consequentemente o painel frontal afundou levando o motor, caixa de direção e até o painel corta fogo (lata que fica entre o cofre do motor e painel do interior do veiculo) esmagando o motorista.
Os carros novos são projetados para ter a estrutura do monobloco ( esqueleto do carro) resistente, onde as demais chapas são mais flexíveis e leves. Os suportes do motor são feitos para se soltarem com o impacto evitando que o mesmo entre no habitáculo do motorista mas sim se desloque para baixo. A caixa de direção funciona como uma sanfona, encolhendo para que o volante não salte para cima do condutor.
O monobloco deve ter uma certa flexibilidade para absorver o impacto.
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