Não estou falando de 2014, ano em que por lei todos os veículos no Brasil terão de vir de fábrica equipados com esses dois acessórios de segurança. Falo de 2010, de hoje, de agora. Eu sei que alguns vão dizer que nossos carros são caros, ultrapassados e que os equipamentos custam uma fortuna, etc. Mas infelizmente o nosso mercado é assim. Nós não compramos carros, nós pedimos esmolas nas concessionárias e ainda pagamos por elas.
Mas deixando de lado as críticas ao mercado automobilístico – e consequentemente à nossa política tributária – é melhor andar nesses carros equipados que saibam frear e tenham bolsas de ar para nos protegerem do que não terem nada disso. Acho que nunca vi nenhuma matéria dando ênfase a carros de entrada e/ou carros “mais baratos” – do nosso mercado – que venham com AirBag e ABS ou que sejam equipados como opcionais, dando mais esclarecimentos sobre as opções que temos.
É caro? Isso é relativo. O maior problema do brasileiro com o dinheiro não é só o baixo salário ou a falta dele, mas é não saber como usar esse dinheiro de forma mais inteligente e racional . Para se ter os dois equipamentos nesses carros é preciso desembolsar cerca de 2.100 à 2.500 reais na maioria dos casos. Estamos falando de itens de segurança que ajudarão bastante para diminuir os riscos de acidentes (ABS) e diminuir danos aos passageiros (AirBag).
Muitas pessoas que compram um veículo básico, optam por itens de conforto como ar e direção, mas também preferem equipá-lo com rodas de liga leve de 17” do que com itens de segurança. Ou então o famoso “paredão”. Um belo de um som potente com uma super tela LCD com DVD. Esse pode ser um post polêmico, mas que vai servir para quem têm interesse em segurança, para quem não sabe que esses carros podem ser equipados com esses itens, para quem já sabia mas não sabia os valores desses equipamentos e o seu preço final nos veículos, para quem acha que só os veículos chineses são mais interessantes para se ter AirBag e ABS e também para quem acha que esses itens não são importantes.
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