Hoggar. Importância: Inserir a marca em um segmento desconhecido.
Em 1997, depois que as novas fábricas começaram a surgir no Brasil, todas elas tentavam entrar em algum segmento existente, ou em novos, como a Renault com a Scénic. Mas todas demoraram para embalar em segmentos que eram dominados pelas 4 grandes (como o de compactos que pertence à Volkswagen). O penúltimo (o último foi o dos SUV's compactos, que falaremos mais para a frente) foi o de picapes pequenas, e quem decidiu se aventurar foi a Peugeot.
A estratégia era lançar a picape como Peugeot 206 Hoggar, mas o projeto demorou, o 206 virou 207 no Brasil, e só em 2008 a picape foi lançada. É um bom projeto, com dirigibilidade acertada, e um motor razoavelmente esperto (o 1.6 16V da versão Escapade, o 1.4 8V das outras versões é fraco). mas nem assim ela emplacou.
No segmento, ela perde pra todos, inclusive a trabalhadora Ford Courier, que é mais velha que andar pra frente, mas tem um excelente 1.6 8V Flex e uma caçamba gigante, aliados à um bom comportamento dinâmico. Mas mesmo assim, a Peugeot inovou. E aprovamos a ousadia.
Curiosidades:
I) Apesar de ser um 207, a base traseira vem do furgão Partner.
II) As lanternas traseiras da Hoggar vieram diretamente da minivan compacta 1007. Esse friso acima delas, serve para suprir a falta dos trilhos das portas da 1007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário