Encare a realidade: é caro correr de carro. Muita gente não pode bancar a compra, a preparação e o risco de bater um carro todo fim de semana. Por isso os kartódromos indoor talvez sejam a forma mais barata de libertar seu instinto de pilotagem. É também o jeito mais fácil e mais rápido de provar a todos os seus amigos que você é – e sempre será – melhor que eles.
Antes de começarmos a revelar os segredos do kartismo, duas dicas preciosas:
Primeiro – pode parecer óbvio, mas não vá pilotar depois de beber. Geralmente há um bar junto à pista onde você aguarda sua vez de correr. Se um motorista bêbado já se acha invencível nas ruas, imagine como ele se sentirá com um capacete, uma barreira de pneus e uma pista sem carros na contramão. Mas ele logo descobrirá que não é assim simples.
Segundo – se você tiver um capacete próprio, leve-o. Os capacetes das pistas de kart de aluguel geralmente são sujos, melados e fedidos, têm a viseira muito riscada e quase sempre são aquelas cascas de plástico baratas sem homologação do INMETRO. Também não é raro te entregarem um capacete muito maior que a sua cabeça, dizendo “só tem esse”.
Dito isso, vamos falar sobre como podemos assegurar sua vitória diante dos seus colegas. Acima de tudo, é preciso ser atento. Ao esperar pela hora da corrida, é fácil ficar disperso em conversas com nossos amigos sobre muscle cars, gostosas, motores, gostosas, carros alemães, gostosas, Fórmula 1 e, é claro, gostosas.
Não faça isso. Você precisa estar concentrado nas outras corridas. Qual kart é o mais rápido em cada volta? Você consegue perceber uma constante? Escolha duas ou três opções e grave os números destes karts na memória.
Ninguém vai trocar os pneus dos karts o tempo todo, por isso alguns devem estar bem gastos, enquanto outros devem ter pneus novos. Alguns carros sempre serão melhores que outros, por isso aquele que fizer os melhores tempos constantemente deve ser o kart mais rápido. Se você acabar com um kart ruim, não importa o quão bom piloto você é, será impossível contornar as deficiências do carro.
Depois, na hora de sua sessão, esteja pronto para correr e pedir a máquina premiada. Se alguém de seu grupo também abriu mão da conversa sobre gostosas e pediu o melhor kart primeiro, lembre-se dos outros números e parta para o plano B.
Depois de algumas voltas na pista, você deve notar que se fizer as curvas derrapando, será possível dar a volta inteira com o pé no fundo. Apesar das aparências, isso não significa que você está andando rápido.
A pior coisa que você pode fazer com um kart indoor é arrastar os pneus. Pé no fundo e curvas feitas de lado como em um rali podem ser empolgantes, mas tudo isso te torna mais lento. O kartismo indoor é um jogo de tempo, onde o cara mais rápido será aquele que alivia o pé minimamente para evitar uma derrapagem, ao mesmo tempo em que usa a direção com suavidade.
Preste muita atenção ao barulho do motor. Tente manter o giro alto com suavidade. Se você deslizar demais, o motor vai apagar. É preciso evitar isso. Brinque com o traçado para aumentar os giros do motor. Se alguma linha de trajetória mantém o giro mais alto na saída da curva, é provável que esta seja a mais rápida.
Outra dica para aumentar sua velocidade de saída e deixar o motor recuperar é pular do banco quando você estiver saindo de curvas mais fechadas. Isso alivia momentaneamente o motor e ajuda a aceleração. É sutil, mas quando se está procurando centésimos de segundo, isso ajuda muito – especialmente se você estiver acima do peso ideal.
Por último, vamos falar sobre estratégia de corrida. Calcular uma ultrapassagem é a chave para assegurar que você não vai acabar com sua corrida ao tentar dar o bote em um trecho inadequado. Lembre-se, manter a velocidade adquirida é essencial.
Quando decidir fazer a manobra, balance a traseira do kart usando o freio na entrada da curva. Desta forma, se o oponente fechar a curva, ele acertará sua roda traseira externa à curva e rebaterá para o lado, evitando que vocês se enrosquem e percam tempo. Alem disso, como vocês dois estão apontando para dentro da curva, e por isso ela será mais fechada, a rotação decorrente do balanço da traseira te ajudará a contornar a curva e a sair com mais velocidade, prevenindo um contra-ataque.
Não tenha medo de usar o para-choque. Se algum inútil estiver fechando o caminho, não dá para perder dois dos dez minutos da sessão pedindo “com licença, por favor?”. Acerte o maldito nos pneus e siga em frente. Não há tempo a perder.
Se você escolher um kart rápido, tente não passar do limite e não seja agressivo ao passar pilotos mais lentos. Você certamente vencerá seus amigos.
E quando conseguir fazer isso, prometa uma coisa: à medida em que sua confiança aumenta e sua técnica melhora, por favor, não seja um babaca. Rache a conta e divirta-se. Afinal, nenhum de vocês é profissional.
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