Bom, falei sobre o salão então vai algo sobre o que houve lá. Tinha um hatch azul e um sedan vermelho que foi o destaque do estande. O hatch era a versão européia, e o sedan era o americano. Como descobrir isso ? Olhe os para-choques traseiros. O europeu tem o para-choque bem rente a tampa traseira, e assim fica mais bonito. O americano não, fica com um vão enorme, e que deixa o sedan ainda mais desproporcional. Mas quanto ao design dianteiro, tudo igual. O modelo agora é 100% global, pois o americano, o europeu e o brasileiro terão a mesma cara.
Por dentro, as mudanças em relação ao atual são apenas 2 (além, é claro, de equipamentos, ainda a conferir). O SYNC MediaSystem chega com nova cara. O design agora não é mais inspirado nos celulares, e isso o deixou mais prático e funcional. Os detalhes pintados de prata agora tem acabamento black piano, mas inacreditavelmente as maçanetas que antes eram pretas, agora são prateadas. Outro detalhe que o americano tem de diferente em relação ao europeu, é o volante. O volante europeu é aquele mais arredondado usado na EcoSport. Prefiro esse !
Agora chegamos num ponto importante: motor. O Sigma 1.6 16V Flex continuará aqui, mas ganhará comando de válvular variável (Ti-VCT). No resto do mundo, essa versão do Sigma a gasolina tem 130 cv, então provavelmente a força vai aumentar. Mas agora ele não será o único na linha. Uma versão diminuída para 1.5 16V entrará em cena nas versões básicas, e deverá ter uns 105-110 cv com álcool (na China, onde já é usado, tem 103 cv e 14 kgfm de torque).
O câmbio que vai administrar toda essa força continuará sendo o IB5+ de 5 marchas, mas agora o New Fiesta também terá uma versão automática. O câmbio será o DCT Powershift automatizado de 6 marchas e dupla embregaem, o mesmo da EcoSport automática.
Quanto as versões, o Programa de Etiquetagem Brasileiro revelou antecipadamente, junto, é claro, do consumo. Teremos a versão S 1.5 16V que deverá custar uns R$38.000,00 (unidades foram flagradas no Brasil, e usavam calotas), a SE 1.5 16V que sairá por uns R$40 mil, a SE 1.6 16V, SE 1.6 16V Powershift e a top de linha Titanium 1.6 16V e automática. A versão top de linha com o câmbio automatizado deverá custar uns R$56 mil, e será tão completa quanto a atual SE no catálogo máximo.
O sedan ainda será fabricado no México, e começará a ser vendido junto com o hatch nacional. Só espero que o modelo nacional tenha aquela linda cor do modelo das fotos, porque eu quero o meu carro daquela cor !
Ah! antes que eu esqueça, tem gente que leva fé na vinda do Fiesta ST para o Brasil (aquele que tem o motor EcoBoost 1.6 16V de 180 cv), mas eu acho muuuuuuuuito pouco provável, embora ele pudesse vir com 2 portas para brigar com os novos Hot Hatchs que estão na moda (Novo Fusca, DS3, Audi A1 . . .). Não acho que venha, mas ficaria feliz em vê-lo.
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