Desenvolvida no Brasil para países emergentes, isso representa o retrocesso da Chevrolet (numa só rasteira, morrem as velhas mas dignas Zafira e Meriva), que já esteve alinhada à Opel. Aliás, a Meriva também foi projetada aqui, mas ao contrário dessa tranqueira, fez sucesso na Europa. Ela e a Zafira ganharam novas gerações com muita ousadia no design, quase virando um Citroën ! A nova Zafira européia competiria com a Grand C4 Picasso, mas pena que âmbas ficaram sofisticadas demais para o Brasil . . .
Agora, depois de ver as Meriva e Zafira dos gringos, respire fundo, sente-se e veja abaixo mais fotos do trambolho que chegou aqui na Brasilands no lugar dessas lindas minivans que nunca veremos . . .
Assim como os outros Chevrolet's nacionais, a Spin assusta qualquer crioncinha facilmente com suas linhas desarmônicas e exageradas, com frente de SUV, lateral de minivan e traseira de rabecão. A nova bizarrice de fábrica da GM tem uma peculiaridade que acabei de notar: a frenta tem faróis grandões mas é meio pequena, e a traseira grandona tem lanterninhas minúsculas.Além do faról grandão que chega perto do parabrisa, na frente temos também a enorme grande de caminhão. Ah! pra provar que a frente é de SUV, vejam que a base do parachoque dianteiro foi feita com inspiração na Captiva . . . Já a lateral tem vincos característicos do Cobalt, como as formas de ganchos invertidos, que começam nos paralamas e acabam nas portas, e dependendo do ângulo que você olhar, parece até que as portas estão amassadas.
E dando prioridade ao espaço para cabeça dos ocupantes do fundão, o teto acaba sendo reto, dando o aspecto de carro funerário (que meu amigo Matheus Barbosa odiou). A traseira é de longe (e de perto) a parte mais feia dessa carroça, com o teto alto, o logo e a maçaneta em posição mais alta que o normal, e pequenas lanternas que lembram o Agile. E o fato da placa ficar no para-choque, tampa do porta-malas ficaria ainda mais vazia, se não fossem alguns vincos. Se esse vinco não existisse, ela poderia servir como outdoor ambulante !
E seguindo a linhagem da família, a Spinha leva o lema de "beleza interior é o que vale" bem a sério. O painel é bastante parecido com o do sedan, incluindo o conceito de duplo cockpit, volante de Cruze e o painel de moto (que também deixa o Sonic feio). Há alguns porta-objetos, mas não pense que você está em uma minivan francesa, pois isso aí é um projeto de baixo custo (até as mesinhas de avião que a SpaceFox tem, ficou de fora aqui).
Como a Spinha foi projetada entre uma Nissan Livina e uma Grand livina, ela vem em versões de 5 e 7 lugares, mas sempre com a mesma carroceria. Comparada a Meriva, os prós são o porte e equipamentos de série. Já em relação à Zafira, a única vantagem é o preço, que na antiga começa em R$60 conto, e nessa coisa a versão tp chega perto de R$55 pila.
Mas como uma Spinha nunca será uma Zafira, os donos da minivan do Astra vão ter que dar adeus ao sistema Flex-7, que tem os bancos centrais corrediços e faz com que os finais se escondam no assoalho, enquanto o do rabecão não pode ser retirado, e rouba 157L do bagageiro. O porta-malas, aliás, tem 162 litros na versão 7 lugares e 553L quando a última fileira é rebatida. Quando as duas estão deitadas, vai a 1.668L. A versão de 5 lugares não rebate a segunda fileira, e tem sempre 710L.
Assim como no sedan, o porte da minivan é grande: são 4,36 m de comprimento e 1,73 m de largura, com 1,66 m de altura e 2,62 de entre-eixos, resultando em 1.202 kg na 5 lugares e 1.255 kg na de 7. Estou comparando esse futuro carro de taxista com o Cobalt, pois estes tem a mesma plataforma do Opel Corsa D, que também é usada no Sonic, embora nos feiosos ela tenha sido alongada. //Vale aqui uma observação-crítica by MG: embora ela seja grandona, o espaço para quem vai lá fundo é apenas para crionças, ou para amigos deficientes que não tenham pernas.//
O motor é o Monzatech 1.8 8V de sempre, mas repaginado, e que agora recebeu um downsizing, perdendo potência. -Entre parênteses, os dados antigos- Agora são 108/106 cv a 5.600/5.400 RPM (114/112 cv a 5.600 RPM) e torque de 17,1/16,4 kgfm de torque a 3.200 RPM (17,7 kgfm a 2.800 RPM). O câmbio é o manual de 5 marchas de sempre, ou um automático de verdade, de 6 marchas (melhor que o automatizado de 5 da Meriva e o antigo automático de 4 marchas da Zafira). Esse último veio do Cruze.
Segundo a GM, a LT 5 lugares manual faz o 0-100 km/h em 11,6 s e vai até 171 km/h e a LTZ 7 lugares automática faz demora 12,5 pra chegar a 100 e para nos 165 km/h. Até que anda bem vai . . . O que importa é que o razoável espaço interno, junto do conhecido motorzão (¬¬) 1.8, a GM consegue reforçar que sua minivans servem bem ao uso dos taxistas. A Meriva é, atualmente, o carro mais usado nas praças, e o Cobalt ultimamente está começando sua vida de trabalho. Isso significa que a Spin mal chegou, e já está predestinada a ser carro de taxista.
Há duas versões, LT e LTZ. Elas são bem equipadas, sendo a primeira só 5 lugares e a outra só 7 lugares. Veja os preços e equipamentos:
LT R9J: Direção-Hidráulica, Ar-Condicionado, vidros e travas elétricas, chave canivete, banco do motorista e volante com regulagem de altura, rodas de aço aro 15" com pneus 195/65 R15, retrovisores e maçanetas na cor do carro, grade do radiador com detalhes cromados, air-bag duplo e ABS com EBD. R$ 44.590,00
LT R9R: acrescenta Rodas de Liga Leve aro 15" e CD-Player com MP3, USB, entrada auxiliar e Bluetooth. +R$ 1.400,00
LT R9T: acrescenta o câmbio automático de 6 marchas e piloto automático por mais R$5.100,00
LTZ R9P: versão R9R mais 7 lugares, bagageiro de teto, faróis de neblina, retrovisores elétricos, maçanetas internas cromadas, bancos de veludo com detalhes em couro bege, volante multifuncional, faróis com máscara negra e sensor de estacionamento. R$50.990,00
LTZ R9Q: acrescenta o câmbio automático de 6 marchas e piloto automático por mais R$3.700,00.
Veredicto:
Se você não se importa com o design cabuloso e, em breve, com a fama de carro de taxista, a Spin oferece um bom custo-benefício, pois é espaçosa e bem equipada por um preço competitivo para seu segmento. Quem vê cara não vê coração, portanto embora a Spin seja feia, ela não deixa de ser um bom carro. Tem grandes chances de ser sucesso não só de praça, mas também de público.
gosto não se discute Sr Mateus, realmete ela não é um padrão de beleza, inclusive a frente é realmete muito feia e a lanterna trazeira muito pequena mas acho o carro muito simpático, gosto dela e acho que se ela tiver um bom face lifth compro uma spin active para mim agora em 2018.
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