Heather Peters venceu um processo no tribunal de pequenas causas contra a Honda n qual afirma que o carro não chega nem perto dos 21,2 km/l anunciados pelo fabricante. Ainda que a Honda tenha sido obrigada a pagar apenas US$9.687,00 neste processo, Peters basicamente criou uma jurisprudÊncia (nos E.U.A.) para que outros propriotários com reclamações smelhantes possam arrancar uma fortuna dos cofres da empresa.
Quando alguns dos donos do Civic Hybrid perceberam que não tinham a economia de combustível prometida, entraram com uma ação coletiva contra a qual a Honda fechou um acordo, resultando em cerca de cem dólares por propriotário. Peters recusou o acordo e entrou com um processo na corte de pequenas causas de Los Angeles.
Ela criou ainda um site que ensina como recusar o acordo e entrar com um processo semelhante na justiça. Diferente de um processo coletivo, uma corte de pequenas causas permite que um indivíduo entre com um processo sem precisar de um advogado. No caso de Los Angeles, até a Honda não pode usar um advogado.
"Estou absolutamente empolgada com a notícia de que venci, ainda que não conheça o veredicto até que chegue pelos correios", Peters disse em um pronunciamento. "É uma vitória para os proprietários do Civic Hybrid em toda a parte! Às vezes a justiça vem em pequenas doses."
Peters chegou pertinho da indenização máxima de US$ 10.000,00, o que deve causar muita dor de cabeça na Honda caso outras pessoas sigam seu exemplo. O porta-voz da Honda, em resposta, afirmou hoje que "discordamos do veredicto do caso, a planejamos apelar contra a decisão".
Tem gente no Brasil que não deve gostar nada desse precedente . . . Ah! e enquanto uma editava essa postagem, imaginei a Peters esgoelando o Civic Hybrid em 2ª marcha numa highway, com vários amigos gordões, ar-condicionado no máximo, vidros abertos e pneus com 10 PSi fazendo 19,5 km/l . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário