Podem falar que ele tem quase uma década de lançado, que é carro de côroa (Minha namorada me considera um mesmo...) e que nunca foi carro da moda, mas eu posso falar com todas as propriedades. Amo o Ford Focus (Desculpe amor... adoro...). Porque sempre achei uma excelente obra da engenharia automotiva.
Adoro carros com design marcante. Dai minha paixão tambem pelos Corsas B, que chegaram aqui em 1994 quebrando a ideia de que carro popular tinha que ser quadrado e obsoleto (A Renault quer tentar fazer voltar a realidade com o Logan, mas quando eles venderem 10000 Logans por mês eu terei medo) e por outros carros que o brasileiro não gosta muito.
Dizem que o brasileiro é apaixonado por carros. Eu discordo desta afirmação. Brasileiro gosta de aparecer, e de comprar o carro que as piriguetes (que entendem menos ainda de carro) gostam.
Se brasileiro fosse apaixonado por carros, o Focus venderia tão bem quanto em outros mercados, onde se gosta de carros realmente (Inglaterra e Alemanha, quiça Argentina). Brasileiro gosta de Golf, porque já foi importado um dia e da status de importado (Tudo bem, é outro carro que é gostoso de dirigir, mas não vale o que pedem) mas se bem que este não vende muito, pelo menos hoje. Brasileiro gosta de aparecer, na verdade, compra o carrinho da moda. Como em todo lugar do mundo, diga-se de passagem. A diferença é que geralmente o carrinho da moda lá é um modelo bom e que a crítica especializada o fez ganhar prêmios, e as publicações o apontam como a melhor escolha.
Alguem aqui é leitor da 4 Rodas? Eu leio as que acapa me interessa (se bem que ela ensina mais sobre publicidade do que sobre carros). Pois bem... Olhem as ultimas reportagens sobre o Focus. Olhem as comparativos. Deixo aqui o link para vocês. Em ambos o Focus trinfou diante concorrentes mais modernos.
Comparativo Hatch Médios (Junho 07) - Fonte : Revista 4 Rodas
Comparativos Médios Mais rapidos (Outubro 2007) - Fonte Revista 4 Rodas
Vejam que foram comparados modelos distintos, em versões 1.6 e 2.0. Em ambos os casos ele venceu.
É um carro que praticamente só oferece vantagens a quem compra.
Você comrpa ele pelo preço que vale realmente. Não é um modelo inflado por ser da moda, assim como o Astra, mas o Astra é mais antigo. O mais legal é que o Astra mostra que não evoluiu de uma geração para a outra pois no primeiro teste, presente com a Geração G vendida aqui desde 1998 ficou em 4º lugar, e no segundo teste, onde foram confrontados modelos mais potentes, continou com o 4º Lugar tambem, mas desta vez com o famigerado Vectra GT (Grande Trouxa, Grande Tartaruga, como diriam alguns leitores do site Noticias Automotivas que frequento muito) Irei postar brevemente um texto sobre ele um dia, e vocês me daram razão (Pelo menos quem não gastou 60 mil reais naquela bomba).
É um carro que é bem construído, quem tem e anda sabe que suas peças não tendem a envelhecer como as de um Golf ou Astra, ou não vai começar a ficar batendo tudo por dentro como um 307.
Seu motor é moderno tanto na versão de entrada quanto na versão mais potente. Tudo bem que o Zetec Rocam é um motor que nem é Zetec de verdade, mas ele é um motor que mesmo 1.6 litros faz o Focus andar bem. Ainda me pergunto porque só existe Vect... Ops Astra com motor 2.0. Será que a GM não sabe que é importante econômizar combustível ?
O design do carro teima em não envelhecer. Tudo bem... recebeu ano retrasado uma nova versão que envelheceu ele realmente os 10 anos de vida que tem, mas ainda assim é mais interessante do que um Astra. O Golf é um caso estranho de se comentar, ele é igualzinho desde 1979, só muda comprimento... (É a impressão que eu tenho, olhando rapidamente para eles) e eu nem acho isso ruim, cria uma imagem de evolução, e por isso prefiro nem comentar sobre isto.
A melhor coisa que posso comentar sobre este carro é que ele entrega o que você leitor, paga.
Por 47000 reais, você encontra modelos GLX 2.0 Duratec completos com rodas de liga- leve, 143 cv, e aparencia de carro mais caro.
Muito melhor do que um 207 completinho não acham ? É o que pedem pelo modelo em algumas lojas por ai.
Por 39000 você encontra um modelo básico (Mas que é completo se comparado com carros populares). Só que você irá levar junto um ótimo comportamento dinâmico, um bom desempenho, espaço de carro médio e status de carro médio. Para você brasileiro iludido com a aparencia, te afirmo que chegará muito mais bonito em algum lugar em um Focus do que em um Sandero, 207...
E se você gosta de novidade, te digo que o novo Focus 2.0 custa 54000 reais.
Deixo vocês na vontade de saber se é bom ou ruim... Eu ainda não sei, pois não testei, não dirigi, não senti o carro... Mas as revistas testaram e gostaram do que viram. Algumas revistas o considerou melhor do que Civic e Corolla que custam pelo menos mais 10000 reais.
Só me digam se é possivel achar este carro feio
E você leitor, concorda com minha escolha? Discorda? Não esta nem ai para carros? Comentem!
Agora vou dar atenção a minha namorada porque ela foi ali na cozinha, e isto pode se tornar perigoso (ela gosta de brincar com facas, tesouras e vários objetos cortantes). Amanhã, caso eu ainda possua os membros que me permitem escrever estes textos estarei aqui de novo.
Estou querendo comprar um Novo Focus GLX 1.6 + pacote ABS. Sei que os preços no site atualmente estão "inflados". Sendo meu primeiro 0km, não sei quanto posso oferecer por ele na negociação com a concessionária. Você, conhecedor de Focus, quanto tem visto por aí ?
ResponderExcluirPs: Moro no RJ
//desculpa demorar pra responder// aqui em São Paulo, tem uma concessionária da Ford que oferece essa versão por 55.000, mas se for sem ABS fica em 53.000
ResponderExcluir