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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Equipamentos: confusão de série


Tem 2 frases que você deve se lembrar quando for comprar um carro novo: 1º) Não existe almoço grátis; e 2º) Se não puder explicar, confunda.
Existe uma grande euforia com o lançamentos dos novos compactos Hyundai HB20 e Toyota Etios, que está deixando em dúvida os compradores tradicionais, que iriam atrás de carros como o Gol e o Uno. Alguns amigos meus ficaram impressionados com estes carros, pricipalmente o HB20. Além daquelas tradicionais perguntas "O carro e´ bom?" e "O motor é potente? Corre bastante?", percebi uma certa confusão sobre um ponto crítico: equipamentos de série.

No geral, Toyota e Hyundai são tidos por aí como carros bem equipados por um preço baixo, comparados com Gol, Palio, Sandero e Fiesta. Essa crença vem da ideia de que "essas marcas jamais ofereceriam carros pelados".
Aí é que entra aquela segunda frase do início do texto. A publicidade confunde, e de propósito. A Nissan é um ótimo exemplo. O slogan do March é: "Agora todo mundo pode ter um carro japonês." Como uma marca controlada por franceses, com tecnologia e estilo global, destinada a agradar americanos, que vende um carro fabricado no México com peças brasileiras fala em carro japonês ? Quem não sabe disso, compra March e Versa achando que eles vêm do Japão. 

Já o caso de Etios e HB20 tem a ver com o período que o mercado brasileiro passa agora, que é a obrigação de ter air-nag duplo e ABS entre os itens de série. A causa desse problema é o nosso passado, onde  equipamentos de segurança eram sinônimos de equipamentos de luxo. Ou seja, ABS + Air-bag = luxo = muito caro.

Ao ver a propaganda do Etios, que custa R$30.000,00 com air-bag duplo, o povão começa a acreditar que o carro vem completo, até a hora em que ele perceber que além dos air-bags o Etios tem vidros à manivela, direção de academia e ar-temperatura externa+15ºC. Nem mesmo desembaçador traseiro ele tem. Mas por R$36.190,00 a versão X 1.3 tem Direção elétrica, ar-condicionado e ABS (vidros elétricos só na XS de R$38.800,00). Só para comparar, por R$37.600,00, um Fiesta Pulse 1.6 vem com rodas de liga leve, CD-Player com entradas auxiliares, retrovisores elétricos, faróis de neblina, painel de instrumentos mais legível, e painel com design mais prático e bonito que o do Etios. Ou seja, sai até mais caro !
O HB20 também engana. Sim, ele tem Ar-condicionado e direção hidráulica, mas pelos R$32.000 da versão básica, ele também não tem vidros e travas elétricas. O fato: tão importante quanto ar-condicionado, pra mim travas elétricas são até mais usuais. E para ter estes itens, a versão 1.0 (!!!) encosta nos R$38 mil.
O Cobalt também faz isso: ar e direção por R$38mil. Muitos deixam o Logan Expression 1.6 de lado para ver o Cobalt LS 1.4. Mas o Logan tem ar, direção, trio elétrico, CD-Player com comandos no volante, ABS, air-bag duplo, e desempenho bem melhor do que o do Cobalt 1.4. Para se ter isso no Cobalt, a versão LT 1.8 custa R$44.680,00, R$1.100 mais caro que o Logan Expression que ainda terá a mais um sistema multimidia touch-screen, rodas de liga leve e câmbio automático.

Não há almoço grátis. Também não existe ABS ou ar-condicionado grátis. Só tem uma lei do mercado: sobe equipamento, sobe preço. Ou você acredita que alguém abriria mão de lucro para oferecer mais por menos ? Isso contraria a mais antiga das leis: para um ganhar, outro tem que perder. E como dizem no filme "11 homens e um segredo", a banca sempre ganha.

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