Com lançamento marcado para acontecer entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em Salta, na Argentina, a nova Ford Ranger fechará o ciclo de renovação das picapes médias no País. Tivemos acesso com exclusividade aos dados dos motores que equiparão o modelo no Brasil, o 2.5 Duratec Flex e os Global Puma 2.2 e 3.2 Duratorq turbodiesel.
O motor Duratec 2.5 16V é o mesmo usado na versão de entrada do Sedan Grande, Fusion. A diferença fica pela possibilidade de se usar também Etanol. Os ajustes necessários para também poder queimar etanol e para chegar ao melhor acerto com a picape resultaram na potência de 173 cv @ 5.500 RPM e no torque de 24,7 kgfm @ 3.750 RPM. Com gasolina o rendimento é de 168 cv @ 5.500 RPM e 24 kgfm de torque @ 4.250 RPM.
Os motores Duratorq TDCi à Diesel 2.2 e 3.2 são o mesmo motor, apenas com tamanhos diferentes, como acontece com o Zetec Rocam (1.0 e 1.6) e Duratec (2.0, 2.5 e 3.0). Eles tem direito a uma turbina de geometria variável e injeção Common Rail. Da linha Global puma, esses motores tem alterações significativas em relação aos Puma, como o sistema de injeção feito pela Continental.
O 2.2 tem 4 cilindros e 16 válvulas, e por enquanto será exclusivo do Brasil (detalhe: este é o motor que equipará a futura Transit que será vendida aqui). Ele consegue 125 cv @ 3.700 RPM e 32 kgfm de torque @ 1.500-2.500 RPM. O comando de válvulas é duplo e variável, e acionado por corrente. Já o 3.2 tem 5 cilindros e 20 válvulas, podendo alcançar 200 cv @ 3.000 RPM e torque de 47 kgfm @ 1.500-2.750 RPM. O câmbio será um manual de 5 ou 6 marchas, ou um automático de 6.
A nova geração da picape chegará as lojas primeiro com cabine dupla. No começo do ano que vem chegará a cabine simples, que ainda nem sequer foi vista pela América do Sul . . . A tão esperada cabine estendida não será vendida por aqui.
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