Fiesta Sedan. Importância: Tentar juntar um projeto perfeito a uma bundinha maior sem estragar tudo.
O Ford Fiesta, lançado em 2002, era um ótimo exemplo de beleza. Seu perfil alto, tipo minivan, trazia uns detalhes novos, como a lartena na coluna e os grandes faróis com os canhões amostra. A idéia de fazer um sedan numa base dessas era muito controversa e existem bons exemplos onde alguma coisa deu errada (o Polo teve problemas de proporção, e o Clio Sedan era quase um desastre, fora os Peugeot 206 e 307).
Mas a Ford conseguiu acertar no Fiesta. E tentando passar refinamento, a traseira teve forte inspiração nos últimos Mondeo (tanta, que parece até cópia) e tem também as dobradiças pantográficas, que não amassam as malas quando a tampa se fecha. Alta e curta, a traseira o deixou tão equilibrado (parece mais bem colocada até em relação à Voyage, 4 anos mais novo) quanto o hatch, e só 20kg mais pesado.
Curiosidades:
I) Essa é a segunda geração em que o Fiesta teve uma versão Sedan, mais nem a primeira, e nem a terceira, chamada de New Fiesta, conseguem ser tão bonitas no quesito design.
II) Embora o Gol G3 tenha sido o primeiro carro Flex do Brasil, a Ford mostrou em 2002 uma versão Flex do Fiesta, mas só em 2004 chegou o sedan com o motor Zetec Rocam 1.6 Flex.
III) Essa geração do Fiesta, a linha 2007 reestilizada, e também o Fiesta RoCam 2011 são produzidos no Brasil, e exportados para os países da América do Sul. E todos os outros países tinham regulagem de altura do volante e câmbio automático para o 1.6, mais no Brasil não. Vai intender . . .
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