EcoSport. Importância: Criar um novo segmento de sucesso.
A partir do começo dessa década, todos queriam ter uma caminhonete (que chamamos de SUV), mas poucos podiam pagar. Isso já havia sido constatado pela Fiat, que trouxe a linha Adventure.Mas a Ford teve disposição para ir mais longe: usando a base do Fiesta lançado um ano antes, criou um utilitário pequeno, com tudo que um Off-Road tem por fora (Suspensão mais alta, pneus altos, posição de dirigir mais ainda, e a cereja do bolo, o estepe preso no porta-malas como um troféu).
Sucesso instantâneo.Mesmo com mercado retraído, longas filas de espera e ágio extremo. Missão cumprida. A Hyundai tem a Tucson, mas ela aé mais cara, e não chegou a ameaçar a Eco. Só no final do ano passado, veio um concorrente de peso que conseguiu liderar desde o início, o Renault Duster.
Curiosidade: I) Pick up, versão com teto de lona e 2 portas, a Ford pensou em tudo que poderia fazer para ampliar a gama de opções de EcoSport por aí, mas a capacidade de produção da fábrica em Camaçari (que operou no limite durante o lançamento da Eco e dos Fiesta Hatch e Sedan) na Bahia fez com que ela abandonasse os projetos.
II) Porta-objetos são um trunfo da EcoSport. São nas porta, entre os bancos, no teto . . . O assento do passageiro se abre e mostra um amplo, e as versões sem Air-bag do passageiro tem esse mesmo local como um porta-luvas refrigerado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário