quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Projetos Brasileiros - Fiat Uno 2010
Novo Uno. Importância: fazer um projeto novo inspirado no antigo
O Uno Mille é um carro muito importante no Brasil (principalmente para a Telefônica). Hoje ele cumpre o papel que um dia foi do Fusca, que era de ser o mais barato possível. Com as linhas assinadas por Giorgio Giugiaro, o Uno foi por anos o que havia de mais moderno por aqui. Criar um novo carro que abalasse o mercado novamente seria difícil, então a Fiat decidiu se inspirar no modelo antigo, que tinha linhas retas, espaço interno amplo e um certo ar de modernidade.
Com uma campanha de marketing agressiva sobre o design de linhas retas com cantos arredondados, o estilo Round Square transformou o Novo Uno em um objeto de desejo entre os populares, e muitos o comparavam ao Kia Soul. O sucesso foi tamanho, que o Uno roubou vendas até do Palio, que nasceu para matá-lo em 1996.
Curiosidades:
I) O Uno foi lançado com um opcional muito interessante, o para-brisa térmico. Seu funcionamento é parecido com o desembaçador do vidro traseiro, mas ele não pode ser aliado ao ar-condicionado e nem ao aquecedor. Ou seja, acaba não servindo de muita coisa.
II) O Uno tem uma versão 'esportiva' chamada Sporting, que tem rodas de liga leve aro 15" de série e suspensão 10mm mais baixa, mas sempre iremos esperar pela volta da versão 1.6R (que poderia vir com o E.torQ 1.6 de 117 cv) ou mesmo uma versão Turbo (com o T-jet de 152 cv). Sonhar faz bem.
Marcadores
Compacto,
Fiat,
Hatch,
Projetos Brasileiros,
Só no Brasil mesmo,
Uno,
Verdades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário