O Wall Street Journal noticiou hoje que a Daimler AG vai
matar a violentamente cara Maybach em
2013. Mais um caso de fratricídio na indústria automotiva.
O diretor executivo da Daimler, Dieter Zetsche teria
confirmado o plano de encerramento em uma entrevista ao Frankfurter Allgemeine
Zeitung que será publicada amanhã. No
lugar da Maybach, a empresa deve expandir a linha do Mercedes-Benz Classe S – o
que faz sentido, considerando que, na prática, pouca gente conseguia
diferenciar os dois carros.
A Daimler ressuscitou a marca Maybach nove anos atrás em
meio a uma bonança econômica. Mesmo assim, os sedãs milionários da marca não
conseguiram demarcar seu território, ao passo que outras marcas de (muito) luxo
como a Bentley da Volkswagen e a Rolls-Royce da BMW expandiram. Agora, em meio
a tristes números de venda e uma embaraçosa ausência de lucro, a Daimler vai
recolher a marca no mesmo ano em que a próxima geração da Classe S será
lançada.
Para preencher o vazio deixado pela saída da Maybach em
2013, a Mercedes-Benz pretende dobrar a venda de veículos no topo de sua gama.
A Daimler teria considerado fechar uma parceria com a Aston Martin para reduzir
os custos de produção – não que um corte de custos pudesse salvar a Maybach: em
2010 foram produzidos menos de 200 unidades, segundo o WSJ.
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