A primeira vista o Novo Palio lembra uma mistura de Punto com Novo Uno. Apesar de ser totalmente novo, o design do hatch não causa aquele impacto que se esperaria de um carro tão importante para o mercado nacional.
Claro que o Novo Palio passa longe da tenebrosidade dos últimos lançamentos da GMB (irei falar do próximo amanhã), mas também não representa uma forte expressão de bom gosto. Ele carrega o DNA típico da Fiat, sem parecer uma cópia de outro modelo em escala reduzida ou ampliada. No geral o desenho do Palio agrada, tendo poucos pontos negativos, ao menos nas versões “civis” sem adesivos. O ponto mais controverso do design talvez seja as lanternas, carregadas de elementos redondos. No mais, o visual parece harmônico. Como o Palio é o tipo de carro feito pra agradar um grande público, ele conta com uma ampla gama de versões. Confira:
Attractive 1.0 (R$ 30.990) – Versão de entrada, usa o mesmo motor EVO do Uno, de 75 cv e 9,9 kgfm, sempre com etanol. Traz de série parachoques, retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria, pneus 175/65 R14 de baixo atrito, direção hidráulica, computador de bordo, lavador e limpador do vidro traseiro, entre outros itens menores.
Todas as versões contam com uma extensa lista de opcionais, que podem deixar o carro bem completo (e caro, obviamente).
Attractive 1.4 (R$ 34.290) – Também é equipado com o motor EVO do Uno, com 88 cv e 12,5 kgfm. Traz todos os itens do 1.0 mais travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one touche antiesmagamento, “Logo Push” (a tampa traseira abre ao pressionar o logo FIAT), faróis de neblina, chave canivete (importante item de ostentação pra quem compra um carrinho 0km), volante com regulagem de altura, entre outros.Essence 1.6 16v manual (R$ 37.990) e Dualogic (R$ 40.490) – Versão intermediária, pode ser considerada por alguns como a melhor versão por não trazer os exageros do Sporting. Vem com o 1.6 16v E.torQ de 117 cv e 16,9 kgfm de torque. Além dos equipamentos do Attractive 1.4, traz ar-condicionado, alguns detalhes cromados no exterior, banco do motorista com regulagem de altura, pneus 185/60 R15 de baixo atrito, etc, além de piloto automático para o Dualogic.
Sporting 1.6 16v manual (R$ 39.990) e Dualogic (R$ 42.490) – Traz o mesmo conjunto mecânico e equipamentos de série do Essence, acrescidos de: rodas 16” calçadas em pneus 195/55 R16 de baixo atrito, aerofólio, faróis e lanternas fumê, ponteira de escape dupla, molduras pretas nas caixas de roda, minissaias laterais, spoilers, adesivo da coluna B imitando fibra de carbono e os detalhes mais bregas: faixas na lateral e na tampa traseira e um aplique cromado no paralama dianteiro simulando uma entrada de ar… Tudo isso só por fora…
Bom eu adorei o Sporting, mais tenho que admitir que por dentro, há uma verdadeira menstruação! Detalhes vermelhos pra onde quer que se olhe. Bancos, cintos de segurança, costuras, volante, aro dos alto-falantes, faixa do painel e painéis das portas… Ainda tem soleiras, pedaleiras tunnadas, quadro de instrumentos com grafismo exclusivo e tapete de carpete com o logo SpoRting. Se você não gosta da cor vermelha, certamente não aguentaria sequer entrar num Palio desses…
Assim como o Novo Uno e o 500, o Novo Palio também pode ser “personalizado”. As versões Attactive e Essence oferecem kits de adesivos, painel bicolor com apliques e revestimentos exclusivos no acabamento interno. Para o Sporting só há itens de personalização interna, pois ele já vem xunnado demais.
Existem 14 cores disponíveis para o novo Palio, entre elas a nova Azul Cosmos. Attactive e Essence contam com quatro cores lisas e oito sólidas, enquanto a Sporting oferece sete opções, entre elas os conhecidos Vermelho Modena e Amarelo Indianápolis, que fizeram a fama das Stilera por aí.
Como era de se esperar, o Novo Palio cresceu para todos os lados e está muito mais espaçoso e ergonômico que seu antecessor. São 3,88 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,51 m de altura, 2,42 m de entreeixos e 280 litros de porta-malas, resultando em 1.062 kg na versão Essence 1.6 16v.
Enquanto isso, o Palio Fire continua exatamente como está, já que a última reestilização do velho Palio foi um fracasso.
Veredicto: O Palio passou por uma bela evolução e tem atributos suficientes para cativar o comprador de hatches compactos e enfrentar a concorrência. O design ficou simpático e os preços estão razoáveis. Agora a própria Fiat precisa se cuidar pro Novo Palio não canibalizar o Punto, que já dá sinais de cansaço e pior, já passou por uma reestilização infeliz na Europa (o tal “Punto EVO”), que em breve deve dar as caras por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário