Recapitulando brevemente: a polícia diz que o acidente aconteceu quando quatro carros em alta velocidade tiveram que reduzir na área de obras, logo após a Bergwerk. Um desses carros não conseguiu parar a tempo e colidiu com outro logo adiante, deslizou pela grama e voltou à pista, onde bateu em mais dois carros. Em seguida três outros carros se aproximaram e conseguiram reduzir, mas um oitavo carro – o M3 “ring taxi” – atingiu um destes e saiu da pista.
Os envolvidos (fora da ordem de colisão) foram um Corvette Z06, um Porsche 911, um BMW E36, um BMW E30, dois Vauxhall VXR220, um BMW M3 E92 e o M3 “ring taxi”.
Um vídeo feito no mesmo dia mostra a sinalização de advertência posicionada no fim da curva Bergwerk, logo depois de uma rampa, seguida por uma reta sinalizada por cones e com velocidade restrita. Uma linha de carros já estava formada.
Como aponta o sinte Bridge to Gantry, o sinal estava posicionado de forma que os carros precisaram reduzir de 180 km/h, freando em uma rampa, para 50 km/h. Com quatro carros ao mesmo tempo nessa área, na velocidade em que estavam, uma batida seria inevitável.
Se há uma obra que realmente precisa ser feita durante um dia em que o circuito está aberto ao público, quando pilotos menos experientes estão correndo, seria mais sensato programar uma desaceleração menos abrupta.
Talvez alguns fiscais de pista com bandeiras laranja, ou luzes estáticas – posicionadas um pouco antes do trecho – tivessem feito os motoristas diminuir o ritmo, aumentando as chances de passar pelo estreitamento sem grandes problemas. Parece simples, mas aparentemente nada é simples na imensidão do Inferno Verde.
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