Durante o evento de lançamento do Jaguar F-Type, o designer Wayne Burgess contou uma história que eu nunca havia escutado. É sobre o ex-vice-presidente do departamento de design da GM, Bill Mitchell, o conceito Mako Shark e uma cabeça de tubarão empalhada. A história pode ser duvidosa, mas e daí?
Era 1963, e as equipes de design comandadas por Bill Mitchell estavam empenhadas em criar alguns conceitos para o Corvette do futuro. Larry Shinoda tinha um belo conceito na manga, baseado no Corvette Sting Ray que estava para ser revelado ao público. Diferentemente da maioria dos conceitos, que são concebidos antes do carro de produção, este veio depois que as formas do Sting Ray já estavam definidas.
O objetivo era ter algo para deixar todo mundo empolgado com o novo carro. O problema é que o carro precisava de algum tema. A base do design já estava bem estabelecida, mas eles precisavam de um conceito legal para esconder o fato de que o carro estava preparando as pessoas para o modelo final, que ainda era secreto.Por sorte, Bill Mitchel tinha acabado de voltar de uma viagem de férias em Bimini, nas Bahamas, onde foi pescar. E ele trouxe um belo suvenir: a cabeça de um tubarão que ele mesmo havia pescado.
Michell então disse que o tubarão decapitado seria a fonte de inspiração para o tema do novo carro, que seria chamado de Mako Shark. Mitchel insistiu que a pintura do carro seguisse exatamente o mesmo degradê de azul-marinho para branco do tubarão de verdade. As cores das criaturas aquáticas levadas bem a sério em Detroit naquele tempo.
Então os caras da equipe de pintura fizeram de tudo para copiar as cores do tubarão. Mitchel olhou e achou que não estava bom. Então ele gritou “façam de novo!” E eles fizeram de novo, e mostraram para Mitchel. Não. Não está nem perto! Nessa hora, imaginei Mitchel apagando um cigarro no peito de alguém.
Eles tentaram de novo. E de novo. E de novo. E todas as vezes Mitchell achava que a pintura não estava igual à do tubarão.
Finalmente, um membro da equipe teve uma ideia brilhante e todo mundo concordou em dar uma chance a ele. Então, quando Mitchell veio para comparar o tubarão com o Corvette mais uma vez, ele finalmente se deu por satisfeito e todos suspiraram aliviados.
Mas qual foi o segredo para finalmente conseguir deixar o carro da mesma cor do tubarão? Eles pintaram de um jeito diferente? Inventaram um sistema eletrônico de identificação de cores? Cobriram o carro com escamas de tubarão no mercado asiático da cidade?
Nada disso.
Eles pintaram a droga do tubarão.
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