Segundo a Ford, os destaques do modelo são nível de segurança, dirigibilidade, conforto, design, tecnologia e versatilidade. Todo esse benefício a um custo competitivo – R$ 83.990 na versão Furgão Curto com capacidade de 7,5 m³, R$ 93.290 na Furgão Longa com capacidade de 11,3 m³ e R$ 103.990 na Van de passageiros. Sim, é um preço bem competitivo nesse mercado, sobretudo pelo nível de equipamento.
Impossível não se lembrar dos tempos em que, aos sete anos, voltava da escola "de perua". Porém na época a tal perua não vinha com ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, travamento automático das portas a 8 km/h, duas tomadas de 12 volts e rádio AM/FM com entrada auxiliar.
De série o modelo traz freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS (antitravamento), airbag para o motorista, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, assistência para arrancadas em aclives (testamos e dá certo, proporcionando segundinhos preciosos entre tirar o pé do freio e colocar no acelerador) e assistência para frenagem de emergência.
Para o motorista, há seis níveis de ajuste do banco, além de apoio para o braço. A alavanca do câmbio fica no painel, liberando espaço na frente. Os comandos do som vêm na coluna de direção, sem falar na profusão de itens de detalhes de conforto, como uma superfície para apoio de pastas e laptop no painel, suportes para copos e garrafas e vários porta-objetos.
Seu motor é o turbodiesel Duratorq 2.4 TDCI que desenvolve 115,6 cv (cavalos) de potência e torque (força) de 32 kgfm, o maior do segmento. A transmissão é manual de seis velocidades. Antes de decidir lançá-la no Brasil, a Ford fez pesquisas com empresas de transporte do segmento de vans e furgões com PBT (peso bruto total) superior a 2.800 kg, setor que nos últimos três anos quase dobrou – passou de 13 mil unidades em 2005 para 22 mil hoje.
"As vans e furgões atendem importante parcela do setor comercial urbano. Esse tipo de veículo oferece facilidade de condução, capacidade de carga adequada e versatilidade, principalmente diante das restrições ao tráfego nos grandes centros", afirma Cláudio Terciano, gerente de vendas e marketing da Ford Caminhões, que inaugura uma identidade visual com o modelo.
Para o diretor de operações da marca para a América do Sul, Oswaldo Jardim, a Transit leva vantagem por chegar alinhada ao modelo utilizado na Europa. "Por isso é a mais avançada linha comercializada no país", diz. De fato chama a atenção, no caso da versão para passageiros, que comporta 14 ocupantes, por exemplo, a facilidade de acesso. A versão avaliada tinha inclusive DVD.
Também é possível identificar componentes de veículos como o Focus (geração anterior), caso da maçaneta da porta. Por fora (algo que nos textos sempre comentamos no início, mas não no caso de comerciais), o modelo incorpora o design kinetic (cinético) dos atuais modelos da Ford. Algo a destacar em um segmento em que nem sempre a beleza é fundamental. Mas parece começar a ser.
FICHA TÉCNICA
Ford Transit
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, turbodiesel, 2.400 cm³ de cilindrada
Potência: 115,6 cv a 3.500 rpm
Torque: 32 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual, de seis velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira com eixo motriz e feixe de molas
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), HBA (assistência em emergência) e HLA (assistência para subida em rampa)
Dimensões: 5,68 m de comprimento, 1,97 m de largura, 2,39 m de altura e 3,75 m de entreeixos (versão Van); 4,86 m de comprimento, 1,75 m de largura, 2,40 m de altura e 2,93 m de entreeixos (versão Furgão Curto); 5,58 m de comprimento, 1,97 m de largura, 2,62 m de altura e 3,75 m de entreeixos (versão Furgão Longo)
Pesos: 2.420 kg (versão Van), 1.950 kg (versão Furgão Curto) e 2.080 kg (versão Furgão Longo)
Tanque: 80 litros
Preços: R$ 103.990 (versão Van), R$ 83.990 (versão Furgão Curto) e R$ 93.290 (versão Furgão Longa)
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