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sábado, 28 de maio de 2011

Comparativo Hatches médios: Veredicto

1º Lugar: Ford Focus GLX 2.0 16V
A vantagem do Focus neste comparativo foi sobretudo o custo-benefício, como ficou claro no texto do i30. Mas a vitória foi merecida não apenas por esse aspecto. Entre os carros deste comparativo, o Focus tem a melhor dirigibilidade e dá muito prazer ao dirigir. O carro usado para o teste foi emprestado de um amigo, e quando eu devolvi o carro, só tinha elogios.
Eu sei que os projetistas da Ford não tiveram tanto trabalho quanto os engenheiros do Oscar Nyemeier, mas foram muitas noites em claro para ajustar uma suspensão que combinasse conforto e esportividade em uma plataforma que oferece rigidez elevada e permite que o carro fique bem assentado no chão. O motor 2.0 é do tamanho do motor do i30, mas é Flex e tem 148 cv, 3 a mais que o coreano. E não decepciona. Consegue ser rápido, mas no nosso teste, demorou um pouco mais que o i30 nas arrancadas, mas nas retomadas empatou.
Apesar de ter os pneus mais estreitos(205/55 contra 225/45 do i30), Focus freiou antes em todas as passagens. Nessa versão GLX 2.0, o ABS é de série (a versão GLX 1.6 tem como opcional, e a GL 1.6 não tem), junto do Air-Bag duplo, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, CD Player com MP3, USB, Bluetooth. A partida é no botão, e os faróis acendem sozinhos no escuro. As rodas 16" estão na versão GL. Mais tudo isso tem seu preço: R$ 59.620,00, o mais alto dos três. Mais R$3.120, temos o Ar-digital de duas zonas e bancos em couro. E por R$67.270,00 temos tudo isso e mais o cÂmbio automático.
No pós-venda, três anos de garantia e uma política de revisões e peças consolidada. Faltou falar das peças, que as vezes faltam nos estoques, mas as peças são baratas e o seguro é o mais em conta.



Testes
0 - 100 km/h: 9,8 (s)
0 - 1000 m: 31,2
40 a 80 km/h em 3ª: 6,7
60 a 100 km/h em 4ª: 10,4
80 a 120 km/h em 5ª: 16,9
Veloc. Máxima: 195 km/h
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Frenagem a 120 km/h: 54,8 m
Frenagem a 80 km/h: 24,8
Frenagem a 60 km/h: 13,8
Consumo na cidade: 7,0 km/l
Consumo na estrada: 9,7 km/l
Tanque e Autonomia: 55 l/ 533,5 km



Ficha Técnica

É equipado com motor dianteiro, na transversal com 4 cilindros em linha, 16 válvulas e 1.999 cilindradas. Sua taxa de compressão é de 10,8:1. Tem potência de 148/143 cv a 6.250 RPM e torque de 19,5/18,8 mkgf a 5.250/4.250 RPM. O câmbio manual tem 5 marchas e sua tração é dianteira. Equipado com direção elétro-hidráulica, tem também suspensão independente nas quatro rodas do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Há freio a disco ventilado nas 4 rodas. No seu porta malas cabem 328 litros de bagagem.




Médias
Direção, Freio e Suspensão: 10
Dirigir aqui é um tesão, com a direção com tres visíveis níveis de peso e suspensão muito bem calibrada. Não é fácil achar o limite da aderência, e ainda mais difícil sair de traseira. Foi o melhor nos testes de frenagem.
Motor e Câmbio: 8
O motor é potente, e o câmbio explora ele com muita eficiência. A sexta marcha seria bem vinda.
Carroceria: 7
O design muito lindo, levou em conta a segurança dos pedestres. O acabamento é de boa qualidade.
Vida a Bordo: 8
A melhor posição de dirigir está aqui, e é muito fácil achá-la. Ergonomia muito bem resolvida, sistema de som de qualidade e com muito recursos e boa visibilidade.
Segurança: 9
Tem ABS, airbag duplo, sistema Isofix, cinto e apoio de cabeça para todos de série. Freios eficientes foram destaque.
Seu bolso:8
Seu preço de tabela é o mais caro, mas seguro barato, e peças mais em conta em relação ao i30. Garantia de três anos.
Média Geral: 8,5



Resultado
O Bravo tem qualidade, mas seus rivais devem ser outros para ele ser considerado uma boa compra. O i30 é um bom produto, e cativa seus clientes pelo estilo, mas não ser flex é um grande defeito por enquanto, e ainda esse ano sua mãe resolvi seu problema. Sua faixa de preço é outra. Em relação ao Focus, o comportamento dinâmico dele é um prazer. Ganha pelo que tem. Em equipamentos e conjunto mecânico. Se você o achou caro, pense na versão GLX 1.6, que apesar de ser mais fraca, mantém seu conjunto mecânico e seus equipamentos (perde o ABS de série e também o Ford Power). O preço é de R$54.940,00.

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