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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comparativo Hatches médios 2

2º Lugar: Hyundai i30 GLS 2.0 16V
O i30 entrou neste comparativo como favorito. É o carro mais vendido do segmento, com sua garantia de 5 anos e as novidades da linha 2011. Ele demonstra ter bastante fôlego. A Caoa, que traz os carros da Hyundai alega 50 itens melhorados, mas não sabe quais são. A assessoria de imprensa diz que são aperfeiçoamentos que não são facilmente detectáveis, como nova calibragem da suspensão (continua dura como sempre foi), novo coletor de escape e nova programação da injeção.
Em relação ao interior, há bastante espaço, boa visibilidade e muitos porta-trecos.É confortável dirigir o carro. Mas não é andar nele, ainda mais no banco de trás. Sua suspensão "recalibrada" é dura e a direção um tanto pesada. O câmbio tem bons engates e está bem escalonado. O painel é bem montado e não tem materiais rústicos.
Ao lado dos rivais, o i30 andou ao lado do Focus graças ao motor 2.0. É melhor do que o Focus no 0 a 100 km/h. Mas não foi tão eficiente na hora de parar. Na hora de abastecer, mostrou-se econômico com as médias de 9,6 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Mas ele não é flex. E foi aí que o Focus começou a mostrar suas armas.
Por questões ambientais e financeiras (e acima de tudo, de mercado), uma vez que seu custo de operação é menor-aspecto ainda mais importante nesse segmento. No que diz respeito às qualidades do i30, o Focus tem elas também. E ainda tem as dele.



Testes
0 - 100 km/h:
9,6 (s)
0 - 1000 m: 31,1
40 a 80 km/h em 3ª: 7,7
60 a 100 km/h em 4ª: 10,3
80 a 120 km/h em 5ª: 16,5
Veloc. Máxima: 205 km/h
Velocidade real a 100 km/h: 100 km/h
Frenagem a 120 km/h: 62,9 m
Frenagem a 80 km/h: 27,9
Frenagem a 60 km/h: 15,9
Consumo na cidade: 9,6 km/l
Consumo na estrada: 13,7 km/l
Tanque e Autonomia: 53 l/ 726 km



Ficha Técnica
É equipado com motor dianteiro, na transversal com 4 cilindros em linha 16 válvulas e 1.975 cilindradas. Sua taxa de compressão é de 10,1:1. Tem potência de 145 cv a 6.000 RPM e torque de 19 mkgf a 4.600 RPM. O câmbio manual tem 5 marchas e sua tração é dianteira. Equipado com direção elétrica, tem também suspensão independente nas quatro rodas do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Há freio à disco ventilado nas 4 rodas. No seu porta malas cabem 340 litros de bagagem.


Médias
Direção, Freio e Suspensão: 8
A direção é um pouco pesada, principalmente em contraste com a nova suspensão. Poderia ter parado antes.
Motor e Câmbio: 6
O motor é eficiente, aliando desempenho e economia. Mas não é Flex. O câmbio é bom, mas o motor não é Flex.
Carroceria: 8
Os painéis internos são montados com precisão. O estilo ousado chama a atenção nas ruas e é moderno.
Vida a Bordo: 8
Espaçoso, tem boa visibilidade e diversos porta-objetos.Painel é interessante, com ar-digital e painel prateado.
Segurança: 7
Tem ABS e airbag duplo de série. Há como opcional o controle de estabilidade. O deslize da vez é a falta de cinto de três pontos para o quinto passageiro.
Seu bolso:8
Seu preço de tabela é menor que o do Focus 2.0, mas no mercado sai pelo preço do Bravo. Há cinco anos de garantia, mas o seguro é caro.
Média Geral: 7,5

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