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quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comparativo Hatches médios

Durante o dia de hoje e de amanhã, irei fazer um comparativo entre o recém-lançado Fiat Bravo, o líder de mercado Hyundai i30 e o melhor do segmento, Ford Focus, todos na faixa dos 50.000.

3º lugar: Fiat Bravo Essence 1.8 16V
O caso do Bravo é raro. Ele é o mais recente lançamento e o mais barato do comparativo. Em tese, o último a ser lançado deve ser o que reúne os prós dos concorrentes sem os contras. Mas aqui há uma excessão à regra. Entre os destaques da Bravo, há seu design moderno, bonito, elegante. Ele tira partido de soluções originais, como as lanternas convexas. O painel é interessante, com linhas refinadas e acabamento de boa qualidade. E justiça seja feita, a Fiat evoluiu pra caramba nesse ponto.
Refente a equipamentos, nessa versão de entrada não tive problemas. Ar, direção (elétrica), piloto automático, CD-Player, Rodas 16" e os exclusivos faróis de neblina direcionais, que acendem a lanterna do lado de dentro da curva. Apenas o ABS é que faltou nessa lista. O problema é que o i30 e o Focus tem tudo isso de série, e o Bravo perde pontos em outras áreas. Eu particularmente gosto de dirigir, e percebi que sua dirigibilidade não é das melhores, pois sua direção é leve demais, e como todo Fiat, tem uma suspensão macia. E só ele tem eixo de torção na traseira.
O motor é competente com seus 132 cv e 18,9 mkgf de torque, mas pede giro alto. A versão T-Jet, com sua suspensão mais firme e rodas e pneus aro 17 formam um conjunto excelente, junto ao motor de 152 cv.
Racionalmente falando, pode ser considerado uma boa compra. A versão Essence manual custa R$55.200,00 sem choro nem vela. E sua garantia tem 2 anos contra 3 do Ford e 5 do Hyundai. Pelo menos suas revisões nasceram com preço fixo.

Testes
0 - 100 km/h: 11,8 (s)
0 - 1000 m: 33,4
40 a 80 km/h em 3ª: 7,7
60 a 100 km/h em 4ª: 11,3
80 a 120 km/h em 5ª: 20,6
Veloc. Máxima: 193 km/h
Velocidade real a 100: 95 km/h
Frenagem a 120 km/h: 56,8 m
Frenagem a 80 km/h: 25,5
Frenagem a 60 km/h: 14,2
Consumo na cidade: 6,5 km/l
Consumo na estrada: 9,5 km/l
Tanque/Autonomia: 58 l/551 km




Ficha Técnica
É equipado com motor dianteiro, na transversal com 4 cilindros em linha 16 válvulas e 1.747 cilindradas. Sua taxa de compressão é de 11,2:1. Tem potência de 132/130 cv a 5.250 RPM e torque de 18,9/18,4 mkgf a 4.500 RPM. O câmbio manual tem 5 marchas e sua tração é dianteira. Equipado com direção elétrica, tem também suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira semi-independente com eixo de torção. Há freio à disco nas 4 rodas, ventilado na frente e sólido na traseira. No seu porta malas cabe 400 litros de bagagem.



Médias
Direção, Freio e Suspensão: 6
Para a cidade, direção levíssima é eficiente, mas na estrada não chega a ser insegura. Suspensão é firme nas curvas, mas é macia em excesso. Freios cumprem seu papel, mas ABS é opcional.
Motor e Câmbio: 7
O motor tem bastante força, mas somente em giro alto e o câmbio por sua vez não colabora.
Carroceria: 8
Por ser o mais recente, tem um design muito moderno. Por dentro e por fora.
Vida a Bordo: 7
Há os equipamentos necessários, com uma cabine espaçosa e um acabamento bom, mas visibilidade é ruim.
Segurança: 6
Fárois de neblina direcionais, sistema Isofix para colocar cadeirinhas de crianças e Air-Bag duplo são de série, mas cadê o ABS? Tem, mas é opcional.
Seu Bolso: 8
Desconto você terá daqui alguns meses, mas revisões programadas e garantia de dois anos compensam (em partes) essa falta.

Média geral: 7

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