Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A conclusão chocante do comparativo entre um BMW M3 e um Mustang GT

Para mim, o BMW M3 sempre teve algo de mítico, intocável. O supra-sumo de um coupé esportivo, algo acima do bem e do mal. E seria absurdo compará-lo a algo espartano e massificado como um Mustang GT de linha. O quê, e em um autódromo? Bem, com todo o respeito aos muscle cars que amo, isso é risível.

Mas o resultado do comparativo feito pela Motor Trend (o vídeo é imperdível) não tem nada de engraçado. O Mustang GT é mais veloz no quarto de milha, freia melhor e gera mais aderência lateral que o M3. Em resumo, faz tudo – e mais – o que o alemão faz, por 26.750 dólares a menos. Ficou espantado? Garanto que você não está sozinho neste clube.

Seria o caso de admitirmos que os americanos reaprenderam a fazer carros velozes? Com o Corvette ZR-1 e o Dodge Viper ACR detendo tempos de volta mais velozes que todos os supercarros de rua europeus em Nürburgring Nordschleife, não nos resta muita saída. Mas confesso, não esperava um pacato Mustang GT andar lado a lado com um M3 no autódromo de Willow Springs (Rosamond, EUA). É quase uma heresia.

Claro, ainda há uma diferença de refinamento, que surge não somente no acabamento interno, mas também no comportamento dinâmico: o Mustang, apesar de andar tanto quanto o M3, mergulha bastante nas frenagens, empina nas reacelerações e o sistema de direção não é muito comunicativo. Por outro lado – e parece inacreditável – o BMW sai mais de frente e sua eletrônica é mais intrusiva, reduzindo bastante o fator diversão e aumentando os tempos de volta.


Isso, aliado ao maior torque do V8 de cinco litros do Mustang, explica por quê o editor Ed Loe conseguiu ser mais rápido com o Ford no circuito. Nas mãos do experiente piloto de turismo Randy Pobst (nota: é admirável como ele consegue fazer observações técnicas andando com os carros no limite!), os dois carros andaram virtualmente juntos, com um décimo de vantagem para o M3.

Em resumo: dá trabalho ser veloz com o sofisticado e elegante M3. É preciso forçá-lo, trocar as marchas sempre no limite de rotações e trazer a frente com certa convicção nas entradas de curva – e você paga muito mais caro por isso.Respondendo a nós mesmos, a conclusão ao frigir dos ovos é: sim, o novo Mustang GT é melhor que o BMW M3. As banheiras estão subindo pelas paredes e dando nós em chucrutes. Onde esse mundo vai parar?

Dados do comparativo (BMW M3 / Mustang GT)

Tempo de volta, Randy Pobst (profissional): 1:27,67 / 1:27,76
Tempo de volta, Ed Loe (amador): 1:32,07 / 1:31,52
0 a 96 km/h: 4,4s / 4,4s
Tempo em 402m: 12,8s @ 110,9mph / 12,7s @ 111,6mph
Frenagem 96-0km/h: 33,5m / 32,9m
Aceleração lateral: 0,95g / 0,96g
Preço (como testado): US$67.575 / US$40.275

Nenhum comentário:

Postar um comentário