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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chevrolet, Podemos Contar Contigo?


A Chevrolet até uns anos atrás era uma das montadoras com carros mais modernos fabricados no país. Mas o que 10 anos não fizeram com ela? Hoje os Chevrolet mais modernos são importados…

A década de 90 foi o auge da marca por aqui, principalmente pelo Omega, mas na mesma época também recebemos a S10, o Corsa, o Vectra e em 1998 o Astra passou a ser fabricado no país, substituindo o Kadett, que mesmo com anos de mercado ainda era um bom carro.


Em seguida “remasterizaram” – mas pioraram a plataforma - o Corsa e o chamaram de Celta. A Zafira chegou, trazendo espaço e tecnologia para transportar a família. Nos anos seguintes chegaram o Corsa e a Meriva. Estes últimos, chegaram ao Brasil na mesma época que na Europa. A Meriva ainda chegou por aqui antes!

Depois da Meriva começou a decadência da Chevrolet no Brasil. O Astra foi reestilizado, e anos depois cedeu sua plataforma à carroceria do novo Astra europeu, lançado por aqui como Vectra. Só o nome era igual, porque seu antecessor era um carro muito melhor.



Nesse tempo toda a linha da marca envelheceu. O que era moderno antes, hoje está defasado. O Corsa e a Meriva, por exemplo, sofreram pela falta de um bom motor até 2007. O 1.8 era caro e consumia muito, e o 1.0 do Corsa era muito fraco para o carro. Só com a chegada do 1.4 Econo.Flex é que a situação melhorou, mas nisso eles já sentiam o peso da idade.

Agora, a Chevrolet tem R$ 5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados desde 2008, para ter toda a sua linha atualizada até 2012. Mas vejam bem, isso não quer dizer que os carros que vem por aí serão novos! Podemos contar contigo agora, Chevrolet?

Os frutos de toda essa grana:

O primeiro carro fruto dessa renovação da linha foi o Agile, no ano passado. Um carro que substituir o Corsa e usa a plataforma alongada do Corsa da dec. de 90, e tem plásticos pobres no acabamento… Após ele veio o Classic, que foi remodelado de acordo com a antiga geração do Chevrolet Sail Chinês, e ficou horrível.

A última da Chevrolet foi a nova Montana. Ainda não tive contato com ela, senão um showroom de concessionária, mas em relação à geração anterior ela perdeu o subchassi na suspensão traseira, um elemento que garantia estabilidade ao carro. Agora a suspensão traseira é tão simples quanto àquela picape do Corsa anterior à Montana.
Mas para 2011 a Chevrolet promete algo melhor. Teremos o sedã fruto do projeto GSV. Compacto, ele usa elementos da plataforma do atual Corsa europeu, e promete ser uma opção mais acessível ao New Fiesta e Honda City, tirando de cena o Corsa sedã e o Astra.
A Zafira e a Meriva serão substituídas pela minivan fruto do projeto PM7 no início de 2012. O conceito será o mesmo da Nissan Livina, que tem uma carroceria de 5 lugares e outra de 7. A chegada dessa minivan ao mercado também tira de cena o Corsa.
Para os próximos anos teremos a chegada do sedã Cruze, que de início será montado aqui com peças da Coréia, que aos poucos serão nacionalizadas, e algum tempo depois chegará seu hatch. Ele entrará no lugar do Vectra, que por sua vez, junto com o GSV, ocuparão o lugar do Astra. A S10 enfim terá uma picape substituta, que será a nova geração da Colorado, atualmente vendida nos Estados Unidos.
O último fruto da empolgação da Chevrolet em atualizar seus carros serão os substitutos do Celta e Prisma, frutos do projeto Ônix. Só eles irão consumir R$ 2 bilhões da grana investida no país. Uns dizem que eles seriam baseados no Chevrolet Spark, mas as especulações que dizem que serão nada mais do que o novo Chevrolet Sail chinês, nas versões hatch e sedan, são as mais consistentes. Eles matam o Prisma e o Celta, e de quebra matam o Classic.

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