Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Montadoras estão em pé de guerra com os importados


Os 23,5% de participação dos importados nas vendas em janeiro espantou as montadoras com fábricas no país. Com isso, os fabricantes locais já começam a pressionar o governo contra a enxurrada de importados no mercado nacional. O fato é que o consumidor não quer saber se a produção nacional vai ou não ser afetada pela entrada de quantidades cada vez maiores de carros importados, ele quer um produto completo, com garantia e qualidade.

As montadoras protestam dizem que são vítimas de uma competição desigual, onde levam desvantagem devido ao alto custo da mão de obra e da carga tributária elevada. Mesmo assim, 90% dos importados são trazidos pelas montadoras que possuem fábricas aqui.

Elas falam de tudo, do aço nacional 40% mais atrasado até a lembrança de que em 2005, apenas 5% do mercado era tomado pelos importados. Ou seja, em seis anos os importados cresceram quase cinco vezes no mercado. As montadoras também reclamam que não conseguem exportar, lembrando que em 2005, as exportações representavam 30% da produção. Hoje esse percentual é de apenas 13,2%.

(Imagem Ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário