Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

2010, um ano para ser lembrado e esquecido

O ano de 2010 foi marcante para a indústria automotiva nacional. Foram muitos recordes. Mas nem todos os modelos tiveram um ano excelente ou bom. Alguns sofrem com um ano pífio, enquanto outros tiveram apenas um ano morno.

Ano excelente
Gol - Passa ano e ele continua o carro mais vendido do Brasil.

Uno - Sucesso absoluto de vendas. Ficou em segundo no ranking nacional, com uma certa ajuda do Mille.

Celta - Mesmo com a mudanças (mínima) de visual prevista para 2011, o Celta foi muito bem em 2010.

Classic (+ Corsa Sedan) - Mais uma vez foi o líder da categoria, sendo responsdável por mais de 120 mil emplacamentos.

Strada - Um verdadeiro fenômeno.

Saveiro - Vendeu muito bem em 2010, embora tenha levado um banho da Strada.

i30 - Mesmo com o excesso de informações enganosas nos anuncios da Hyundai, o i30 fechou 2010 como o líder da categoria, desbancando o veterano e bem sucedido Astra (veja abaixo).

Ano bom

Palio - Mais uma vez o compacto da Fiat vendeu muito bem, mas viu seus irmãos mais novo e mais velho o superarem - juntos, Uno e Mille venderam mais que o Palio -, assim como a dupla da GM Celta e Corsa Sedan (Classic + Corsa Sedan)

Siena - Melhorou as vendas em 2010 se comparado a 20 09, mas nem chegou perto do Classic, vendendo quase 21 mil unidades a menos.

Clio - com as mudanças da linha 2011, como o aumento da garantia, passou a vender muito mais

Sandero - Fechou o ano muito bem, mostrando que é uma ótima opção de compra. Com as mudanças previstas para este ano, deve se firmar ainda mais no mercado nacional

Agile - Suou a camisa, mas ficou atrás do Sandero. Ainda assim o Chevrolet vendeu muito bem, obrigado.

Livina - Ficou em quarto na categoria, mas até que vendeu bem.

Astra - Mais uma vez vendeu bem, mas viu seu trono de anos ser passado para outro carro, o i30. É o início do fim (previso para o final de 2011).

Focus - Finalmente mostrou suas qualidades e começou a vender bem. Tem tudo para assumir a ponta em 2011 - vai depender da Ford saber comercializá-lo.

Corolla – Manteve a liderança entre os sedãs médios e vendeu praticamente o mesmo tanto de 2009.

Fusion – Superou as vendas de 2009. Será que vai conseguir manter o fôlego em 2011 com tantos concorrentes novos no mercado?

CR-V – A Honda deve estar feliz, pois seu CR-V vende superou em mais de 5.000 unidades as vendas 2009.

Ano morno

Punto - Mesmo com as mudanças da linha 2011, como a adçõa dos motores E.TorQ e do câmbio Dualogic, o modelo não decolou nas vendas.

Ka - O pequeno Ford até vendeu muito bem, mas vendeu praticamente 10.000 unidades a menos que o Fiesta. Não seria a hora da Ford, finalmente, lançar um Ka 4 portas?

Voyage -Mesmo com os recordes de 2010, o sedã compacto da Volks vendeu menos do que em 2009.

Peruas compactas - Nenhuma delas vendeu mais do que em 2009. Quase uma vergonha.

Fit - Manteve a ponta no segmento, mas vendeu menos do que em 2009.

EcoSport – Conseguiu vender praticamente o mesmo tanto de 2009.

Idea e Meriva - O primeiro mudou, mas sem ter efeito nas vendas. O segundo está ficando cada vez mais velho e chora por uma mudança radical.

Civic – Ficou em segundo entre os sedãs médios, mas vendeu mais ou menos 20.000 unidades a menos. Se a Honda não tivesse se mexendo para lançar o “novo New Civic 2012” em 2011, o Civic ficaria nos carros que tiveram um ano ruim.

Minivans médias – As vendas ficaram praticamente as mesmas do que as de 2009.

Picapes médias – S10, Hilux e L200 venderam praticamente o mesmo tanto de 2009. Ranger e Frontier tiveram aumento nas vendas, mas não o suficiente para tirá-las do quarto e quinto lugar do segmento, respectivamente.

Azera – Vendeu praticamente o mesmo tanto de 2009.

Tucson – Também manteve as vendas de 2009.

Captiva – Conseguiu manter as vendas 2009. Em 2011, deve superar 2010 pela evolução do motor e do câmbio.

Ano ruim

Polo - o ótimo carro da Volkswagen conseguiu vender ainda menos que em 2009. Será que o fim está a vista?

Hoggar - Vendeu menos que a Courier em 2010. Nem preciso comentar mais nada.

Stilo - Mais uma vez o hatch médio da Fiat não vendeu bem. Como prêmio ele ganhou o fim da sua produção no Brasil Vamos ver se o Bravo consegue ser o que o Stilo nunca conseguiu: um sucesso.

Linea – A Fiat mudou o modelo, colocando um novo motor e abaixando o preço. Resultado: vendeu menos do que em 2009. O que mais pode ser feito? Acho que só abaixando o preço mais ainda.

i30CW - Será que a perua já foi lançada no Brasil mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário