Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JAC engaveta sua fábrica no Brasil

JAC engaveta projeto de fábrica no Brasil – chinesa acusa governo de desrespeitar regras da OMC. A JAC Motors engavetou o projeto de construção de fábrica no país por causa do aumento irracional do IPI para carrosimportados.

Segundo a marca chinesa, o governo federal despeita com isso diretrizes estabelecidas pela OMC. A JAC acusa o governo de não ter dado um prazo para adaptação à nova medida, além de violar três regras básicas da OMC: acesso ao mercado, concorrência justa e não discriminação.

A marca diz ainda que não recebe incentivos fiscais do governo chinês e nem pratica dumping (preços abaixo do mercado).

Ela ainda diz que o Brasil fere outra regra da OMC, que é não diferenciar parceiros comerciais, pois favorece o Mercosul e o México, em detrimento da China – e com certeza da Coréia do Sul.

Com isso, a fábrica da JAC Motors no país ficará para uma ocasião ainda indefinida. A unidade teria investimentos de US$600 milhões e capacidade instalada para 100.000 automóveis.

A unidade começaria a produzir em 2014 uma nova geração de compactos, que substituiria o atual J3, empregando com isso 3.500 pessoas de forma direta e mais 10.000 indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário