Aparentemente, os propulsores se equivalem. Ambos são bicombustíveis e têm cabeçotes com duas válvulas por cilindro. Mas as semelhanças terminam aí. Com até 107 cv, o motor do Ford é 12 cv mais potente que o Renault, que também perde no torque (15,3 ante 14,2 mkgf). Pelo fato de o Fiesta ser apenas 18 quilos mais pesado que o Logan, esses números superiores se refletem em respostas mais rápidas ao pedal da direita. Mas ainda melhor que o desempenho é a suavidade no funcionamento, o que reduz os ruídos a bordo. Além de mais fraco, o motor do Logan trabalha asperamente e o câmbio não ajuda, com engates menos precisos. Isso exige mais movimentos na alavanca, que vibra um pouco, acompanhando o propulsor.
Quanto à carroceria, os dois tiveram as maiores alterações na dianteira. Atrás houve apenas retoques. Com linhas ousadas e chamativas, o três-volumes da Ford se manteve atual. Já o Logan mudou menos, com destaque para as faixas cromadas na nova grade e na tampa do porta-malas, além dos retrovisores maiores, que melhoraram a visibilidade. Pouco para um carro que já nasceu com o visual ultrapassado, típico dos anos 1980.
Outra característica inata do Renault é seu espaço interno, imbatível entre os sedãs pequenos. O senão é o apêndice colocado nas portas para apoiar os botões dos vidros elétricos. Para o motorista, ela pode atrapalhar - é fácil bater o joelho esquerdo ali.
Com os retoques dados no Logan 2011, seu acabamento evoluiu e está quase no patamar do utilizado no Fiesta. Mas isso não é grande coisa. As suspensões dos dois são eficientes na absorção de impactos e transmitem segurança. No Ford, há uma leve tendência para a firmeza e, no Renault, para o conforto.
Ford tem mais itens de série, mas Renault custa menos - A lista de equipamentos em comum tem ar quente, conta-giros e regulagem de altura para o banco do motorista. O Fiesta traz mais que o Logan, embora, pela desvantagem no preço da versão de entrada (R$ 4.960), pudesse haver mais itens de série. O Ford traz alarme, botão no painel para abrir o porta-malas, travas elétricas com controle remoto, travamento automático a 15 km/h e vidros elétricos dianteiros. Todos esses itens são opcionais no Renault.
Com ar-condicionado e direção hidráulica, a tabela do Ford vai a R$ 41.210. A do Renault passa a R$ 37.690, mas inclui travas e vidros dianteiros elétricos. Esse preço também engloba computador de bordo e faróis de neblina, disponíveis para o Fiesta apenas no catálogo que custa R$ 42.810. Mesmo com air bag duplo e freios ABS, o Logan é mais em conta. Ele sai por R$ 39.790, ante os R$ 44.810 do Fiesta.
ESPAÇO NÃO É TUDO - Apesar do volume 32 litros maior, o porta-malas do Logan incomoda pela abertura reduzida, que dificulta o manuseio de objetos grandes, e pelas alças de sustentação da tampa, que invadem o compartimento. No Fiesta isso não ocorre e o encosto traseiro é rebatível e bipartido, enquanto no rival ele é fixo.
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