Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novidades da Volkswagen para o próximo ano

2014 será um ano agitado na Volkswagen: já temos a confirmação da morte da Kombi e do Gol G4, chegará o novo Up! e será a hora de ver também se o novo Golf será páreo para o mercado. Aliás, este novo Golf já chega trazendo novidades para o Jetta.
A versão Comfortline do Jetta vem com motor 2.0 8V Flex de 120/116 cv, e gera muita discussão Brasil a dentro sobre a performance do sedan médio (até que é boa na cidade, já que ele tem bastante torque em baixo giro, mas o motor acaba depois de 4.000 RPM, que é quando a baixa potência fica evidente). Para acabar com isso, a linha 2014/2015 do Jetta virá com o novo motor EA211 1.4 TSi turbinado, de 140 cv e 25,5 kgfm de torque à 1.400  RPM do Golf, e terá novas tecnologias como sistema Start-Stop, e possivelmente já será flex.
 Outro a ganhar novo motor será a Saveiro, que estreará o motor EA211 1.6 16V Flex de 120/116 cv e possivelmente chegará em uma versão cabine dupla. Essa versão provavelmente terá um aumento no comprimento, até porque a versão cabine estendida atual já tem uma caçamba muito pequena.

Esse motor 1.6 irá substituir o antigo EA111 1.6 8V de 104 cv, que também é alvo de piadinhas. Ele chegaria junto do novo Santana, mas o projeto do sedan foi engavetado à alguns meses.
Engavetado mas não cancelado. O Santana poderá chegar em 2015/2016 para tomar o lugar do Polo Sedan, que sai de linha em 2014. O compacto premiun é fabricado desde 2002, mas desde o ano passado suas vendas vinham caindo. Quando o New Fiesta 2014 chegou então . . .

O Polo foi um carro muito importante para a Volkswagen na última década: criou o segmento de compactos premiun em 2002, foi o primeiro carro a vir com o sistema E-Flex, que dispensa tanquinho de partida à frio, estreou a linha Bluemotion no Brasil, e emprestou sua plataforma para o Fox e para o Gol.
 Para entrar no lugar do Polo, o Fox 2015 ganhará uma nova geração, maior e ainda mais espaçosa.O acabamento será um pouco melhor, mas não dará um graande salto como o fez em 2009. Feito sobre a plataforma PQ12, já terá o motor 1.6 16V, mas perderá suas versões 1.0, incluindo a Bluemotion que estrou o 1.0 de 3 cilindros da Volkswagen.
Esse 1.0 12V Flex de 3 cilindros chega a 82/76 cv e será o usado no Up!, que será o primeiro e mais importante lançamento da marca em 2014. Virá para substituir o Gol G4, que é um projeto muito envelhecido (de 1994). O Up! será praticamente idêntico ao vendido na Europa, mas terá a tampa do porta-malas de aço (o europeu tem uma peça toda de vidro) e será de 5 a 10 cm maior. O Comprimento extra serve para abrigar com mais conforto o 5º passageiro (o euro leva 4) e também para ser possível instalar um estepe no porta-malas, obrigatório no Brasil. Outro diferença será a porta traseira, que na Europa tem vidros basculantes, e na versão brasileira irá descer (mas sempre na manivela . . .).

O Up! chegará logo no começo do ano, em janeiro ou fevereiro, o Jetta 1.4 chega em abril junto da Saveiro 1.6 16V. O Polo morre em julho e o Fox fica para o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário