Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bizarrices Automotivas pode ter chego ao fim

Acho que vocês podem não saber, mas a minha inspiração para criar o MG Autonovidades veio depois de algum tempo que eu visitava o blog Bizarrices Automotivas. Agora, parece que um dos maiores blogs da área automotiva está se tornando mais um no meio da multidão.
O Bizarrices Automotivas, também chamado de BA, nasceu em Setembro de 2008 como um réles passatempo para Rafael Susae de Souza. No princípio eram apenas posts com algumas modificações by photoshop, transformando alguns carros em modelos bem pé-rapados, como um Focus Sedan com parachoques pretos e rodas de Firorino, ou um Vectra com motor VHC-E 1.0 e fárois de Celta. Com o passar do tempo, foram entrando fotos de bizarrices reais, como essas que publicamos aqui no MG, e que são pura menção ao BA.

Eu, Matheus Gregório, conheci o BA por volta da segunda metade de 2009, e fui o apresentando a vários amigos, como o Matheus Barbosa. Foi em Maio de 2010 então que eu decidi criar o MG, seguindo os passos do Rafael lá no BA e conhecendo o trabalho do Éber Furlani do Carmo, do site Notícias Automotivas, e que hoje é um dos maiores sites automotivos do Brasil e do mundo.

O tempo foi passando, e eis que no final de 2010 é anunciado no BA a venda deste para o Grupo Notícias Automotivas, que também é dono de mais uns 4 outros sites que não me lembro agora. O antigo dono continuaria no cargo de administrador do blog, junto com a equipe de mais 3 editores Na época foi muito falado no BA, que essa não seria uma boa negociação, mas pensem como o antigo dono: 20 aninhos nas costas, uma longa vida sem dinheiro, e que viria fácil, afinal o BA nunca trouxe dinheiro a ele.

Todos continuaram suas vidas normais, embora saibamos que o Grupo NA impos algumas regras, como a retirada de posts com conteúdo mais adulto, como fotos de mulheres nuas (guardem essa informação) ou seminuas, e o não-uso de palavras de baixo calão. Houveram também a entrada de muuuuuuitas publicidades no meio do blog, como é de praxe no NA, mas tudo isso pudemos aguentar.

Mas o motivo dessa publicação aqui no MG vem agora.

A edição de maio da Revista Auto Esporte vem com uma frase bem Facebook: trata-se de uma espécie de especial mostrando alguns dos próximos lançamentos e que vem com o slogan "PARA NOSA ALEGRIA". Então um dos editores do BA e também dono do site Auto REALIDADE, Júlio Max Santos, fez duas novas capas parodiando a da revista, publicando-as no último dia 27/04.

Foi então que o Éber os comunicou que um editor da Revista, Daniel Messender o contatou pelo e-mail do NA, pedindo a retirada das fotos. //Vale aqui uma observação-crítica by MG: Se o editor da revista o contatou pelo NA, tudo bem, afinal ele é o dono do BA, e cabe a ele resolver os problemas de seus empreendimentos. Mas a Revista também devia ter mandando um parecer para o BA.// Foi retirada então as duas capas, mas entrou então a foto de uma mulher e de um cara em cima de uma moto. Estes foram multados por excesso de velocidade, embora a mulher estivesse TOTALMENTE pelada, apenas com tarjas colocadas nas áreas impróprias. Éber então, achando que mulheres peladas e motos não tem nada haver com Bizarrices Automotivas, ordenou a Rafael que removesse a postagem, causando assim mais uma revolta nos editores do BA.

Nenhuma das partes deixa claro, mas podemos ver pelas respostas de cada um que houve sim uma discussão.

O Senhor Júlio Max dono do Auto REALIDADE, mantém no Facebook um grupo com o mesmo nome do site. Eles (os ex-editores) dizem que há um infiltrado no grupo //Vale aqui MAIS uma observação-crítica by MG: sim, sabemos que o Éber é capaz disso, afinal, ele tem muuitos informantes em diversas montadoras, e teve uma briga com a Toyota uma vez, embora tenha conseguido reverter a situação acusando a montadora de censura.//, embora Éber diga que é apenas alguém que se comoveu com os singelos palavrões disferidos pelos ex-editores e pelo ex-dono. Acontece que os ex-editores ofenderam duramente o Éber e este informante o contatou. Éber neste meio tempo removeu os ex-editores, uma espécie de demissão. No final vocês verão os links que tem as versões de todas as partes, e terá a certeza de que Éber quer mostrar superioridade perante as crianças como ele mesmo diz.

Segundo Éber, ele foi ofendido diretamente pelo Rafael, e ainda tentou vender o BA de volta. Mas Júlio diz que eles ainda tentarem juntar os R$5.000,00 da compra, sem sucesso. Disse também que Éber não aceitaria o mesmo valor, podendo ser até mais caro.

Falemos então da série "Verdades", que conta de uma forma "WikipediaBAlizada" a história de alguns carros do mercado brasileiro. Júlio, autor da série, afirma que Éber não aprova a série e fez menção a censura e exclusão dos textos, e só não o fez porque era a série mais famosa do blog na época.

Bom, o resumo desta arte: o Bizarrices Automotivas está largado a própria sorte, podendo deixar de existir. Rafael, Júlio e o Kiko Molinari fundaram um novo blog, o Bizarrice Automotiva (com o nome no singular), na tentativa de manter o blog do jeito que era antes da venda. E nós ficamos aqui no meio dessa luta entre o novo dono mandão, e os ex-dono e ex-editores favelados.

Minhas últimas homenagens ao Bizarrices Automotivas, se for certa a morte dele (quase uma certeza).
E sorte para nós !


3 comentários:

  1. Apesar de tudo o Éber fica querendo intimidar e ameaçar processar quem faz críticas a ele, mas se o Rafael resolver jogar a merda no ventilador o Éber vai estar fodido.

    ResponderExcluir
  2. Cara, fico puto com essa porra. Eu fui um dos que mais enviou contribuições ao blog e agora vejo tudo acabar desse jeito.. O blog original está as moscas e o atual BA parece que foi retirado do ar porque nem abre...
    Imaginem o tanto de novos carros bizarros que deixaram de ser publicados nesse período e o blog lá às moscas!
    L A M E N T Á V E L ! ! !

    ResponderExcluir
  3. realmente é revoltante essa briga deles . . . (Agora o novo BA tá abrindo aqui Israel). Pelo menos temos o novo BA, que continua como era o antigo !!

    ResponderExcluir