Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projetos Brasileiros - Ford Ka 2007

Ka. Importância: Fazer um carro totalmente novo com algumas peças "emprestadas"

Após a estréia do Vectra em 2005, a nova moda entre as fábricas do Brasil era falar que o alto custo dos equivalentes europeus, tornaria nossos carros muito caros (ou seja, bem ou mal, culpe a Chevrolet!!!). Na Europa, o Ka ganharia uma nova geração, enquanto no Brasil ele não fazia direito nada que era imposto: era caro demais para ser tão pequeno, era pequeno demais para ser um carro único, era simples demais para ser um carro de nicho. E com o lançamento do Fiesta, a Ford tomou fôlego e fez um carro quase totalmente novo, apenas com as armas já de sua prateleira.

Com 85% de peças re-utilizadas, o Novo Ford Ka é na verdade um novo buquê de flores antigas. Sua base dianteira é a mesma, mas a parte traseira é do Fiesta Street. Apenas as portas e o para-brisa são do antigo. Ah! e a caixa de direção é a da EcoSport. E por dentro, chave de seta, botoôes do painel, saídas de ar, alavanca de câmbio, e a régua da placa são do Fiesta Sedan. O que importa é que a receita foi tão bem cozinhada que o único concorrtente mais moderninho que ele é o Novo Fiat Uno.

Curiosidades:
I) O re-uso foi tão extremo, que quando você comprar um ka com air-bag, a almofada do volante é a do modelo antigo.
II) A antiga geração tinha uma versão esportiva de 95cv que fazia 0-100 km/h na faixa dos 9 segundos. A nova geração tem um motor 1.6 8V Flex de 110 cv que, usurpado por um câmbio longo o bastante para uum carro 3.0, não consegue muito mais do que 10,5 s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário