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sábado, 24 de março de 2012

10 opções divertidas de 0km abaixo de R$80 mil

A Toyota lançou semana passada a linha 2013 do Corolla. O destque é a versão XRS, que quer ser esportiva. Por R$79.500,00 ele traz tudo o que o Corolla XEi tem, mais os spoilers na carroceria, faróis máscara negra, aerofólio e volante com a base achatada. E quando eu digo que ele tem tudo o que um Corolla XEi tem, isso significa que ele ainda é aquele sedan confortável, com o paradigma do tiozão. Tem um motor 2.0 16V Flex Dual-VVTi de 153/142 cv, mas o câmbio é o automático de 4 marchas (lembrando que se ele tivesse o motor 1.8 do Corolla GLi, poderia ter câmbio manual de 5 marchas). Bom, se na mecânica ele continua um confortável sedan, onde estão os esportivos mais baratos? Achamos 10 deles, listados abaixo.

10º lugar: Honda City EX
O City é um carro terrível: o preço dessa versão é altíííssimo, o espaço não é o maior de todos, fora alguns defeitos que não lembro por que estou com preguiça de procurá-los. Mas nessa versão, o City vira um esportivo camuflado. O motor é um 1.5 16V Flex de 116/115 cv e 14,8 kgfm de torque, e aliado ao câmbio manual de 5 marchas curtas, o desempenho fica maravilhoso. O 0-100 kmh fica em 10,2 segundos, mais de 2 s mais rápido que o "esportivo" da Hyundai. Ele é caro, só sai a R$62.975,00, e o ABS nem aparece como opcional, mas Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, air-bag duplo frontal e cruise-control. E se você quiser levar uns amigos, o quinto colega tem cintos de três pontos e encosto de cabeça.
9º lugar: Volkswagen Polo Sportline 2.0
O Polo aparece aqui em penultimo lugar por dois motivos: preço e potência. O conjunto mecânico é excelente: a plataforma bem feita deu origem a vários modelos como o Gol G5 e o Fox e ainda é usada na Europa, o câmbio manual é perfeito, o melhor da categoria e a suspensão é calibradamente bem esportiva. Mas não nos esqueçamos dos contras: o design ultrapassado, o preço alto dessa versão e a potência baixa na versão 2.0. As arrancadas até que são boas, por conta do torque total (17,3 kgfm) disponível à apenas 2.250 RPM, e ao ótimo câmbio manual de 5 marchas. Só questionamos a força no geral, até por que 120 cv num motor 2.0 não é lá essas coisas . . . É o top de linha, com direito até a teto-solar, mas o preço é de R$55.430,00.
8º lugar: Ford Focus GLX 2.0
O Focus está aqui por conta da suspensão maravilhosamente acertada. Não é simples, é uma suspensão traseira Multilink independente, com um acerto surpreendente. Só ressaltamos que a versão aqui é a GLX Duratec 2.0 16V Flex de 148/143 cv e 19/18,9 kgfm de torque com câmbio manual de 5 marchas. A 1.6 é muito boa, mas o motor Sygma 1.6 16V Flex de 115 cv cai melhor no New Fiesta e a GLX Automática tem apenas 4 longas marchas. O Focus nessa versão é estritamente um carro pacato, mas o câmbio bem escalonado aliado a suspensão independente convida o motorista a acelerar um pouco a mais na estrada. Essa versão sai a R$60.940,00, e vem com direção eletrofidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas aro 16, CD-Player com USB e comandos por voz, air-bag duplo e ABS com EBD e BAS. E por R$64.440,00 o Ar-condicionado vira um digital de duas zonas e a partida do motor pode ser feita por um botão no console (chamado de Ford Power).
7º lugar: Fiat Palio Sporting 1.6 16V
Sem nenhum kit estético ou adesivo da concessionária, o novo Palio até que fica bonitinho. Com as mudanças das versões comuns para a Sporting, o visual fica melhor ainda. O peso razoávelmente baixo (1.090 kg) e o câmbio manual de 5 marchas ajudam ainda mais o E.torQ 1.6 16V de 117/115 cv e 16,8/16,2 kgfm de torque a fazer do Palio um carro divertido. Uma pena é a força brusca vir apenas acima dos 3.000 RPM, situação imcomum nas cidades. O preço começa em R$41.300,00 com Ar, direção, rodas aro 16 e ABS com EBD. O único pedido feito por nós é a vinda de uma versão 1.8R com o motor E.torQ 1.8 16V de 132cv . . .
6º lugar: Smart ForTwo Coupé
O porte inacreditávelmente pequeno do Smart ForTwo não chegam a sugerir esportividade. E você fica ainda mais assim ao olhar para o motor traseiro 3 cilindros 1.0 12V a gasolina de 84 cv. Agora preste atenção: o motor 1.0 tem uma turbina, a tração do carro é nas rodas traseiras, e a suspensão é bem firme, mais por conta das dimensões do carro. 0-100 km/h mais rápido do que em um Honda Civic 1.8 16V de 140 cv. Controle de estabilidade calibrado insanamente para esportividade e muitos equipamentos. Ah!, duas pessoas andam nele com mais espaço do que em um Hyundai Azera. Na cidade então, a diversão é tamanha que vocês não conseguem nem imaginar. Enquanto as rodas da frente ainda estão na metade de lombadas maiores, as detrás começam a subir, e você começa a se sentir em uma rampa. Ruas são como avenidas, e avenidas são como estradas. Estacionar é quase tão mais fácil quanto estacionar uma moto. O pequeno problema (kkkkk, vai a piadinha até que foi boa . . .) é apenas o preço de R$64.900,00, mas a versão mhd de 71 cv é quase tão rápida e custa R$49.900,00. Mas os equipamentos de série são muitos, incluindo paddle-shifts, para trocar de marcha, já que o câmbio é automatizado de 5 marchas.
5º lugar: Nissan March SR 1.6
A versão SR do Nissan March vem equipada com o motor 1.6 16V Flex de 111 cv e 15,1 kgfm de torque. Esse é basicamente o mesmo caso do Smart ForTwo, mas meio diferente. Aqui o carro é "normal", com 4 portas, 5 lugares e caracterizado como um esportivo. Mas o conceito é o mesmo, força teoricamente baixa, unida a um carro peso-pena (962 kg). Realmente o March, em qualquer versão 1.6 é encapetado. Pode não ter a força do 2.0 16V do Corolla, mas agrada do memso jeito. Sem contar que ele custa metade do preço, vem com algunsitenss semelhantes e tem a mesma garantia de 3 anos. Sai de fábrica com rodas aro 15, air-bag duplo, CD-Player com MP3, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e o conhecido kit aerodinâmico, tudo a R$39.490,00. E com mais R$1.210,00, entra os fechamento automático dos vidros pelo alarme (esses dois são um pacote só). Só esqueceram de incluir na conta o ABS.
4º lugar: Fiat Bravo T-Jet
Logo de cara, deixo bem claro duas coisas: o Bravo é um carro relamente divertido, mas ainda assim é caro. Não pense em comprar essa versão T-Jet com todos os opcionais: o preço chega em R$87.590,00, menos de R$2.000,00 abaixo do Volkswagen Jetta Highline, que tem as mesmas coisa e um motor TFSi 2.0 de 200 cv (esse o motivo da não entrada dele na nossa lista). Mas básicamente completo ele custa R$ 68.950,00. Ele é divertido por que ele nasceu assim, com uma suspensão mais durinha e mais baixa, câmbio manual de 6 marchas e motor Turbo 1.4 16V a gasolina de 152 cv 21,1 kgfm de torque. E a graça aumenta ainda mais quando você aperta o botão OverBooster no volante, que muda um poquinho a injeção e aumenta o torque para 23 kgfm, deixa a direção mais direta e o pedal do acelerador mais sensível. A posição de dirigir é excelente, o carro é firme e o visual já é de 2008, mas ainda assim arrebatador. Podia só ser um pouco mais leve (atualmente pesa 1.370 kg) para a diversão ser extrema.
3º lugar: Ford Ka Sport 1.6
Você deve estar se perguntando: "Como esse animal ousa colocar um réles Ford Ka na frente de um Bravo T-Jet? Primeiro, assim que a garantia acabar (ou se você não estiver nem aí com isso), e troque o diferencial do câmbio manual de 5 marchas dele, pelo número 4,25 do Ka 1.0 ou vá além e pegue o 4,56 do Fiesta 1.0. Acontece que o câmbio do Ka 1.6 tem marchas muito longas para um esportivo, então o diferencial do 1.0 o deixará com arrancadas e retomadas melhorzinhas (e se você acabar colocando a do Fiesta, a 5ª do vai ser levemente mais curta que a 4ª do original). Depois disso, problemas resolvidos. De falta de força, o Zetec Rocam 1.6 8V Flex de 107/102 cv e 15,3/14,5 de torque não sofre. Ainda mais por que o peso total do Ka é de apenas 968 kg. Lembrem-se, a suspensão do ka sempre foi a de um esportivo, então memso a versão 1.0 dá um certo prazer ao dirigir. De série, bancos em concha de couro, rodas de liga-leve aro 15, faixas laterais, no capô e no teto, direção-hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. Tudo a R$35.000,00. E com R$1.000 a mais, air-bag duplo. PS: Se você escolher um vermelho com faixas brancas ou o preto com faixas brancas, se prepare para ver seu carro sendo chamado de Coca-cola e Coca-Cola Zero.
2º lugar: Peugeot 408 THP
O Peugeot 408 está aqui pelo fator surpresa. Tudo bem, o carro realmente é bonito, e pelo tamanho todos esperam um motor potente, mas quando você dirige um modelo com o motor 2.0 16V Flex de 151 cv e 20 kgfm de torque e câmbio automático de 4 marchas, fica até com vergonha de ver os carros de ultrapassando. Agora pegue o modelo com o motor THP 1.6 16V Turbo a gasolina com injeção direta de 165 cv e 24,5 kgfm de torque a míseras 1.400 RPM aliado ao câmbio automático de 6 marchas curtas. O único defeito do carro é o alto peso (são 1.527 kg). Se ele fosse só uns 200 kg mais leve, já daria uma diversãozinha melhor. Tudo bem, o preço inicial é de R$81.490,00, mais ainda assim está nessa faixa, não sendo muito mais alto que o nosso limite. Entre os equipamentos dessa versão, ABS com EBD e BAS, 6 air-bags, faróis xenon direcionais, GPS integrado no painel, rodas de liga leve aro 17" e os equipamentos populares: trio elétrico, direção eletro-hidráulica e ar-condicionado de duas zonas, com saída para os bancos de trás. Agora pegue o Peugeot e coloque lado a lado com o Corolla XRS e sua decoração esportiva e veja a cara de vergonha do dono do Corolla . . .
Campeão: Fiat Punto T-Jet
Primeiro: pegue um Punto convencional, matenha a ótima posição de dirigir e adicione potência e agressividade. Pegue um Bravo T-Jet e tire 140 kg, mantendo a firmeza dos acertos do conjunto mecânico e a resposta quase imediata do motor turbo. Pronto, você tem um Punto T-Jet, o carro que merece estar aqui no 1º lugar desta lista. Lembram-se que ano passado eu comparei o Bravo com o Punto? Pois é, apenas acrescente as rodas e pneus aro 18" do Bravo nesse pequeno diabo e você estará ajudando o motor 1.4 16V Turbo de 152 cv a 5.500 RPM e 21,1 kgfm de torque a 2.250-4.500 RPM a fazer o punto andar como o capeta. Original, ele já consegue acompanhar por exemplo, o Golf GTi da última safra, que tem 193 cv. O visual é agressivo, sem ser exaderado. O preço é de R$62.700,00 com direito a rodas aro 17", computador de bordo, ABS com EBD e air-bag duplo. Completinho, sai a R$73.900,00, equipado com teto solar Sky Dome, air-bags laterais, ar-condicionado digital, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento e o Blue&Me NAV. Para ficar mais perfeitinho, só falta a 6ª marcha, o OverBooster e como já falei, as rodas e pneus aro 18" do Bravo.

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