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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Argh.

Ele possui a elegância e a discrição de um urso marrom andando de bicicleta. O estilo de um filho criado pelo Tiririca como pai e o Falcão como tio. A performance de um emo anêmico em uma academia de boxe tailandês. Senhoras e senhores, apresento-lhes o maior caixão funerário que já vi na vida: o Ssangyong Rodius.

Poucas coisas me incomodam mais que discursos marketeiros para valorizar o produto. Sabe, aquela coisa do "este é um carro racional, feito para maximizar a noção de espaço" (respondendo à feiúra) ou "nosso público não possui o desempenho em mente" (para um carro anêmico e não necessariamente econômico) ou "nossa meta de design era capturar a essência de um iate de luxo" (o que realmente disseram sobre o Rodius).

Surpreendentemente, o gigante coreano não foi feito por um biólogo imaginando o cruzamento de uma X6 com uma Topic, e sim, por Ken Greenley, chefe do curso de design do Royal College of Art, em Londres.

. . . talvez de inspiração cubista, o Rodius consegue unir o fútil ao desajeitado

O Top Gear tem uma lista de elogios ao monolito sobre rodas: o acabamento, "barato e indecente"; performance "lento e enorme"; e comportamento dinâmico "a carroceria inteira sacode de maneira alarmante em piso ruim". Mas as pérolas ficam mesmo na questão de estilo: "coloque as coisas mais bacanas do mundo, empilhadas em uma grande sala. Agora, tire-as fora. Percebeu como o espaço vazio possui exatamente o formado de um Rodius? Isso não é uma coincidência". E "ele é fantasticamente prático, até o momento que você descobre que não consegue colocar seus filhos dentro dele porque todos fugiram assustados".

Claro, nem tudo nele é ruim. O enxerto saliência na porção traseira amplia o espaço para bagagens, e permite um total de até onze passageiros, dispostos em quatro fileiras. Os motores são fabricados pela Mercedes-Benz, seja o 6 cilindros 3.2 a gasolina ou o 5 cilindros 2.7 a diesel, com 217 e 162 cavalos, respectivamente.

Ignore todo o resto (centro de gravidade, visibilidade, mercado, acabamento, desempenho, estilo, praticidade) e você terá um bom veículo em suas mãos. Mas ouvi dizer que há coisas melhores no mercado.

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