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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tipos de carro nº 2: Fiat Uno


O Uno Mille é um moderno carro fabricado pela Fiat, conhecido pelo design leve e inovador, nascido de um cruzamento de um apito com uma caixa de fósforos. Hoje é um dos carros mais vendidos no Brasil.

O design do Uno Mille foi um projeto inovador, que oferecia muito espaço interno para ser utilizado em diversas situações, sem perder suas funções táticas de carro de LUXO.


Prós e contras

- Ótimo para quem ficou sem dinheiro nos 8 anos do Governo FHC e depois votou no Lula.

- Outra vantagem, se seu marido tem um Uno, não precisa se preocupar com traição, por que com uma Unera, dúvido que ele consiga comer alguem

- O carro mais escolhido pelos idosos que migram do Fusca e Brasilia, não precisa dar entrada.

- Antigamente esse carro tinha um pró: custava dez mil reais. Antes da inflação subir. Hoje em dia, seu único atributo não existe mais, pois custa R$ 27.000. Misteriosamente, a inflação brasileira de aproximadamente 523% ao ano atacou esse automóvel excepcional.

- Contras: esse potente carro não é capaz de subir ladeiras com inclinação superior a 3,36°.

- O veículo já sai de fábrica com o feixe de molas traseiro rangendo, o escapamento tem um som bizarro parecido com nhééééégrrrr.

- Após 2 meses de uso, as setas do Uno Mille perdem a sua coloração amarelada, ficando brancas, e as traseiras vermelhas ficam rosas.

- Após 3 meses de uso, as setas do Uno Mille queimam.

- Após 3 meses e um dia de uso, os faróis de freio e noturnos traseiros queimam, dando a entender que a pessoa que está dirigindo o carro não ligou seus faróis.

- Após 4 meses de uso, o carro vira um transmissor de tétano ambulante, principalmente pra quem mora em cidades litorâneas.

- Após 6 meses de uso, o limpador traseiro do para-brisa costuma cair e passar a tirar a água da placa do carro e não do vidro.

- É possível também, como ocorre em 98% dos casos, que o comprador do Uno Mille jamais ligue seus faróis, talvez porque tenha medo de acabar com a bateria em um só golpe, ou porque isso acabaria com a tão pouca vida útil do carro, ou devido sua extrema preocupação em fazer com que os outros batam em sua máquina.

- O interior do carro fede.

- Tem portas com forro de eucatex (mistura de madeira e papelão) revestido de tecido, e às vezes de courvin (plástico)

- Os vidros elétricos (se disponível) costumam ficar arranhados com o sobe e desce, e as borrachas dos vidros, além de machucar o braço ao apoiar ali, ainda arranham o vidro e permitem que a água entre no interior do carro fazendo o Uno ter cheiro de mofo e mais ferrugem no chassi.

- O motor Fiasa costuma ferver a água com facilidade em dias de sol nas estradas engarrafadas.

- Para puxar o freio de mão super silencioso é preciso usar as duas mãos e dar um puxão seco. Após frear, engate a primeira marcha, porque se não ele desce a lombada.

- O estepe, que fica dentro do motor, já vem todo rachado, devido ao dilatameno da borracha causado pelo calor do motor.

- Possui um boneco playmobil indicando o uso do cinto de segurança, disponível apenas no painel dos modelos Smart / Fire e EX, nos demais vinha um termômetro pra mostrar que a água já tava fervendo.

- A espessura da chapa também é reduzida para baixar o custo, consequentemente ela pode afundar se algum inseto pousar na lataria.

- No modelo de duas portas, não há maçaneta com puxador, apenas um trinco de levantar e que tende a cair e arranhar a pintura do carro, dando origem a mais ferrugem, além de fazer com que NÃO se possa mais abrir a porta.

- Geralmente não possui interruptor na porta para acender automaticamente a luz do teto, obrigando você a acender com a mão e apagar com a mão.

- Nos modelos anteriores a 1994, a buzina é acionada por meio de um botão na alavanca do pisca. Esse botão emperra se você forçar e acaba quebrando a alavanca.

- A pior série foi a de 1991, com motor 1.0 de 47 cavalos, 4 marchas não sincronizadas, sem servo freio, carburador de corpo simples e não tinha saídas de ar no painel. Essas saídas de ar eram fechadas com uma tampa. Vento? Só o da janela ou forçado pelo potente motor elétrico de 2 velocidades.

-O carro é muito apertado, localizando-se em um nivel Fusca/147, porem há boatos de muittos donos do carro que magicamente conseguiram colocar até 3 pessoas dentro do carro, infelizmente todos morreram de falta de ar, mas isso não vem ao caso. Há registros de pessoas quer em um misto de sorte e mágica conseguiram copular dentro do recinto, ganhando fama até no nada confiável Guiness Book.

Dicas

O primo nervoso

- Evite bater em um Uno Mille. Seus motoristas estão sempre certos, além de nunca terem dinheiro para pagar o conserto do seu carro, se acaso acontecer algum milagre de eles estarem errados.

- Jamais compre esse veículo.

- Tome cuidado com seus parentes: o Fiat Tipo 455 é o familiar gordo e revoltado, o seu motor pode explodir a qualquer momento.

- Se você ver alguém abastecendo o Uno Mille com um real e vinte centavos de gasolina, fique longe quando o motorista sair com o carro do posto. Alguém que abastece tamanha quantia em um carro cheira a perigo.

- Além do perigosíssimo Fiat Tipo, é preciso tomar cuidado com o maior parente do Uno Mille: o iminente Fiat Tempra RX352. Carro usualmente utilizado por bandidos, é um carro do qual você deve manter a sua família afastada, e caso bater xore, pois não existe mais peças no mercado para essa merda!

- Se você ver alguém em um uno com um adesivo "1.4 turbo" cuidado! O carro tem dupla personalidade! A qualquer momento o pacífico uninho pode se transformar em míssil capaz de deixar Astra 2.0 prá traz!

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