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terça-feira, 30 de julho de 2013

O FIM ESTÁ PRÓXIMO !!

O fim do mundo não chegou, mas daqui 154 dias, o fim de muitos carros no Brasil, com toda certeza, chegará. Volkswagen Kombi, Ford Courier, Chevrolet Classic e Fiat Uno Mille são o modelos que mais sofrem com a idade, e estão em nossa lista de quem tem chance de morrer no fim do ano. Ou não.
Muitos esperam o fim de todos esses carros, que já são figura fácil no mercado de usados. Mas o fato é que eles já foram bons demais um dia, e serão sempre lembrados.

Ford Courier
Essa é trabalhadora, mas já morreu. Em fevereiro passado, foram feitas as últimas unidades que já foram vendidas. O lugar dela na linha de montagem de São Bernardo do Campo foi cedido ao New Fiesta Hatch. 

Ela nasceu em 1997, na base do Fiesta, para substituir a Pampa. Embora tivesse um design meio tristonho, ganhou rapidamente a liderança do segmento, desbancando a Fiat Fiorino, a Volkswagen Saveiro e a Pick-up Corsa. Naquela época tinha o raquítico motor Endura 1.3 8V de 60 cv e o Zetec-SE 1.4 16V de 88 cv.

Em 2000 ganhou a nova frente do Fiesta, com capô, faróis e para-choques novos. No ano seguinte veio a versão top Sport, lançando o novo motor Zetec Rocam 1.6de 95 cv na picape. Essa versão se destacava pelas rodas de liga leve, grade pintada, retrovisores com lentes azuis e rack no teto. Daí pra frente a Courier ficou sem novidades até 2007, quando o motor 1.6 passou a ser Flex, com 107/96 cv e 15,3 kgfm de torque, garantindo ótimo desempenho. Hoje é, de longe a melhor opção para o trabalho pesado, já que sua caçamba ainda é tão grande quanto a das líderes do segmento (maior do que a da Strada !)

A Ford já avisou que não vai fazer uma sucessora da Courier. Uma pena, já que a Courier foi a líder do segmento de 1998 à 2003, quando surgiu a Montana . . . Pelo menos, não vai morrer na lanterna da categoria, já que a Hoggar ainda é vendida.

A montagem da EcoSport picape acima, era o que todos esperamos para o futuro da Courier. Uma pena o futuro nunca ter chego.

Fiat Uno Mille
Esse é persistente, e vai lutar bravamente até seus últimos suspiros. Ninguém acredita em sua morte, mas eu levo fé que o coitado vai pro saco, mesmo sabendo que o Brasil ainda o ama.

Embora ele seja mais velho do que eu, ainda tem seus méritos. É um carro feito pra trabalhar, aguenta bem o tranco (vide, modelos da Telefonica). Sua suspensão traseira foi toda reprojetada para o Brasil, já que a original do Uno italiano sofreria com o uso por aqui.

Ao longo de sua carreira no Brasil, teve várias versões, desde as pé-rapadas (o Mille básicão de 1990 que tinha motor 1.0 de 48 cv, e teve o máximo de equipamentos cortados da lista) até às esportivas (1.5R, 1.6R e Turbo i.e.), isso sem contar a família que ele criou (o Prêmio, a Elba e a Fiorino). Ainda hoje é um exemplo a ser seguido quanto a aproveitamento de espaço, e também consegue um bom desempenho, mesmo com o motor Fire 1.0 8V de 66 cv. 

Hoje tem a versão Economy e a Way, com 2 ou 4 portas, e vai deixar a Telefonica carente. O Novo Uno apareceu em 2010 para tentar tomar o lugar do antigo, mas ainda não é certeza de que ele vá conseguir (o Palio tentou em 1996, mas falhou do mesmo jeito).

E uma curiosidade: depois do lançamento do Palio em 96, apareceram por aí alguns Uno's com air-bag. O volante e o painel eram do modelo mais novo.É raridade achar um.

Chevrolet  Classic
Esse não morre. A Chevrolet já até vende uma versão com air-bag duplo e ABS.

Nascido na base do antigo Corsa 1994, o Classic apareceu em 1996 como Corsa Sedan, e durante sua vida teve motores 1.0 e 1.6 com 8 ou 16V, várias versões e até câmbio automático (em uma época em que popular automático era algo impensável) ! Hoje tem o VHC-E 1.0 de 77 cv que garante um desempenho bom ao compacto.

Foi reestilizado em 2010 e ganhou o design do Chevrolet Sail chinês, que muitos desaprovam, mas ainda vende muito bem. Comparado com o restante da categoria, tem espaço interno precário e o acabamento que foi bom nos modelos até 2004, hoje está no nível dos concorrentes. 

É o único caso de superação dessa lista, e o Celta (que é feito em sua base) também ganhou os equipamentos.

Uma curiosidade: Pelo que eu saiba, o Classic é o único carro que conviveu com um sucessor mais moderno, espaçoso e completo (os primeiros Corsa Sedan de segunda geração tiveram teto-solar original de fábrica) e que conseguiu enterrá-lo. Desde 2010 o Corsa Sedan não é mais fabricado.

Volkswagen Kombi
Esse é o caso que mais chama a atenção do mundo, e que pode nos causar uma grande surpresa no dia 1º de janeiro de 2014.

A Kombi é o modelo mais antigo em produção no Brasil, e ainda é o único modelo que pode carregar o dobro de seu peso. Hoje em dia ela não tem nada que chame a atenção em relação aos equipamentos, mas quando vemos que ela já sobreviveu a uma tentativa de homicídio recente . . .

Em 2006 entrou em vigor uma lei que obrigava os motores a serem mais econômicos e menos poluidores, e o antigo 1600 a ar da Kombosa era totalmente irregular. Mas eis que ela ganhou o 1.4 Flex do Fox de exportação e sobrevivi até hoje !

Há boatos de que a Kombi vai sobreviver, mas se isso vai acontecer mesmo, só saberemos dia 1º de janeiro de 2014.

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