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domingo, 1 de abril de 2012

Fiat apresenta Novo Grand Siena

Siena é a capital da Toscana, na Itália. É uma cidade pequena, de 50 mil habitantes, e que vê seu nome estampado a 14 anos na traseira da versão sedã do Palio. Passaram-se 4 reestilizações e mais de 800 mil unidades vendidas, e agora o Siena foi totalmente refeito, ganhando um nome mais chique: Grand Siena.

Esse nome faz parte da estratégia da Fiat de fazer do Siena, um sedã independente do Palio. A plataforma é a mesma até as portas dianteiras, os motores são iguais, mas o design é totalmente diferente, tendo o Siena um espaço interno mais amplo. Por enquanto, falemos do design: o Palio seria o carro jovem da linha, enquanto o Siena quer ser clássico e elegante. A linha de cintura sobe junto à um vinco lateral que nasce nos paralamas dianteiras, unindo-se as lanternas traseiras (a foto acima mostra isso). Desde 2004 estas invadem a tampa traseira, e de 2007 são funcionais. O status agora sobe, com filtros para as luzes de freio e seta parecerem com LEDs (o New Civic usava uma técnica parecida).
Por dentro, apenas as saídas de ar centrais são diferentes das usdas no Palio. Mas aqueles detalhezinhos que fazem do Palio mais jovem, aqui no Siena são cromados, para passar uma sensação de requinte, como os aros do Painel, da coifa do câmbio e do volante.
As dimensões são todas maiores (entre parentesês, os do anigo): 4,29 de comprimento (4,16), 2,51 de entre-eixos (2,37 !!!), 1,70 de largura (1,64) e 1,51 de altura (eram 1,43). Esses novos valores são iguais aos do finado Tempra, mas ainda assim, não chega perto de Versa e Cobalt. O prta-malas agoras tem 520L, ante 500 do antigo.
Nos equipamentos de segurança, 5 apoios de cabeça com regulagem de altura, e os equipamentos que serão exigidos por lei: Air-bag duplo frontal (nas versões top, air-bag lateral como opcional) e ABS com EBD.
Agora chegamos a parte mecânica, que já é a velha conhecida de todos. Primeiro a plataforma nova, que uni a parte dianteira do Uno/Palio, com a parte traseira do Punto. Isso significa que a bitola traseira ficou mais larga, e consequentemente, a dianteira também. A suspensão continua com a calibragem no modo conforto by Fiat, mas agora com a pitada de firmeza do Punto, para melhorar a estabilidade.

Os motores são o EVo Fire 1.4 8V Flex de 88/85 cv a 6.250 RPM e 12,5/12,4 kgfm de torque a 3.500 RPM das versões Attractive e Tetrafuel (essa com 75 cv e 10,4 kgfm no GNV). A Essence tem o motor E.torQ 1.6 16V Flex de 117/115 cv a 5.500 RPM e 16,8/16,2 kgfm de torque a 4.500 RPM.
O câmbio será manual de 5 marchas em todas as versões e o automatizado Dualogic opcional para a Essence. Os preço são :


  • Grand Siena Attractive 1.4: R$38.710,00
  • Grand Siena Essence 1.6: R$43.470,00
  • Grand Siena Essence Dualogic: R$45.990,00
  • Grand Siena Tetrafuel 1.4: R$48.210,00



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