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terça-feira, 31 de julho de 2012

Chevrolet Spin

Ontem a tarde, passei em frente a uma Concessionária da GM que tinha uma Spin, e fiquei realmente impressionado com a desgraça que é entrar naquele lugar. Tenho respeito pelo Diretor de Design da GM América do Sol, Carlos Barba (por aprovar essa coisa, que NEM DEVE SER CHAMADA DE CARRO), e o admiro por tentar fazer algo diferente. Mas depois do Agile, percebi que nossos gostos  para beleza são extremamente diferentes. Não fui com a cara do TrAgile, nem da Monstrana, e muito menos com a do Cocobalt. Não seria diferente com a Spin. Parece que caiu café no projeto, aí tentaram remendar todos os papéis com chiclete, e foram tentando, tentando,tentando, até que o tempo acabou e sobrou isso.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fim de linha para Renault Megane grand Tour e uma renca de Chevrolet's

 Depois do lançamento do sedan Fluence, que substituiu o Megane, a Renault teve uma excelente ideia: deixou a versão SW em linha, colocou o máximo de equipamentos que pode na versão 1.6 16V e reduziu o preço. Assim, fez com que a Megane Grand Tour tivesse o melhor custo-benefício da categoria, e aumentou drasticamente as vendas do carro.

Nova EcoSport poderia ganhar mais 2 lugares

 Já faz um belo tempo que estou pra postar isso, mas a nova EcoSport custará R$53.490,00 na versão S 1.6 16V. Bibibi bobobó, tudo mundo já sabe, e a FreeStyle 1.6 será R$59.990,00 e R$63.990,00 com 6 air-bags. Mas o assunto principal, é sobre a possibilidade dela ganhar uma opção de 7 lugares.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Hyundai já prepara novo estilo de design

Todo mundo sabe que nos anos 90 e até a metade dos anos 2000, as coreanas faziam carros com design tão intediante, que qualquer um bocejava quando via um Hyundai nas ruas. Em 2009, o Sonata ganhou uma nova geração, que o transformou num carro lindo e moderno, com visual agressivo e atraente.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Veja a reconstrução de um motor resumida em uma animação de 3000 fotos e dois minutos


Quase todo guia de restauração de motores avisa incansavelmente: “identifique as mangueiras e linhas, e tire fotos!” É um bom aviso. Ninguém gosta de esquecer como as coisas estavam montadas e acabar com alguns parafusos sobrando.
Um britânico fã dos Triumph levou suas fotos de referência um passo adiante. Veja o que ele fez:
“Comecei como uma mera coleção de imagens enquanto desmontava o motor comprado no eBay (para substituir meu antigo motor, que sofreu uma pane catastrófica). As fotos eram tantas que eu lembrei como foi todo o processo, por isso consegui montar tudo de novo.
Depois eu percebi que seria legal fazer uma animação. Encontrei uma música adequada, tirei a poeira do meu conhecimento em Adobe Premier, fiz um roteiro, fotografei enquanto trabalhava no motor (minha pobre câmera ficou coberta de óleo) e este foi o resultado.”
Usar milhares de fotos para documentar uma reconstrução de 11 meses. Brilhante!
E mesmo usando todas essas fotos como referência, sobraram seis parafusos, porcas e arruelas, mas na animação elas apenas foram embora rolando.

Fiat lança linha 2013 de Linea e Idea, que mata as versões esportivas

 Pois é, as versões esportivas da Fiat nunca fizeram tanto sucesso, e uma a uma, todas foram morrendo. Siena Sporting, Palio 1.8R (embora este tenha sido substitúido pelo Palio Sporting), Strada Sporting, e agora, Idea Sporting e Linea T-Jet.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

10 casos de trocas de peças

Um carro tem milhares de peças, e é normal que cada fabricante se esforce ao máximo para reduzir os custos, seja reutilizando motores ou peças iguais para deixar um modelo mais barato de se fabricar. E quanto mais escondida a peça, mais ela é reusada. Mas quando essa peça igual é por fora, tudo muda . . .
Então trazemos aqui 10 exemplos de quando isso acontece:

Citroën C3 europeu/DS3
A Citroën faz parte de um grupo chamado PSA Automóveis, que a torna "sócia" da Peugeot no Brasil. Por aqui, ela sempre fez o papel da marca mais tecnológica e moderninha entre as francesas, tendo como claros exemplos o Painel digital e o volante de cubo fixo da linha C4. Na França, ela tem a grife DS, que é quando um Citroën se torna um premiun. Tudo bem, o DS3 é a versão premiun 2 portas do C3, mas todo o seu exterior não compartilha uma peça sequer com o C3. Espera, tem sim! Embora capô, parachoque, e para-lamas sejam diferentes, estes foram feitos envolta do faról do C3.

Fiat Idea/ Palio
Quem tem um Fiat Palio ou Siena, ou Strada ou Palio Weekend de depois de 2004, e que queria ter comprado um Idea, acaba ficando feliz quando entra dentro do carro. Todos eles tem o mesmo painel. Identico, quase cópia. Ah! se o painel da Idea fosse um pouco mais baixo . . . A diferenciação só começou um 2011, quando a Idea teve uma reestilização e ganhou novo volante.

Ford Ka/toda a linha Ford nacional
O Ford Ka havia sido lançado a 10 anos, ou seja, estava mais do que na hora de ganhar uma nova geração. E no final de 2007, foi lançada a tão esperada nova geração, que nós até consideramos um futuro clássico brasileiro. No caso do Ka, não é uma peça ou outra compartilhada, são 85% de todas elas. Não importa o ângulo, você encontra uma peça de outro Ford: de frente temos o para-brisas, dos lados as portas do Ka antigo (e que na versão Class tem aquele adesivo dos Fiesta's mais top) e as rodas do finado Fiesta Supercharger, na traseira há a régua da placa do Fiesta Sedan, e por dentro, temos a alavanca de câmbio, botões do painel, alavanca de seta/limpador dos vidros e saídas de ar da EcoSport. Ah! a caixa de direção do Fiesta é diferente da da EcoSport, mas o Ka usa-a. E falando da parte mecânica, a parte dianteira do chassi é do Ka antigo e a traseira é do antigo Fiesta Street.

Renault Sandero/Duster
O Duster é o SUV da linha Renault. O Sandero é o hatch (e o Logan, o sedan). Essa linha de compactos espaçosos e baratinhos, é conhecida pelo corte de custo no projeto. No começo o Logan tinha retrovisores externos iguais, apenas invertidos, e este e o Sandero também tinham os botôes do vidro elétrico no painel. Ou seja, seguindo a filosofia Renault de corte de custos, todo gasto extra deve ser analisado, e se possível, cortado. E na hora em que os engenheiros estavam fazendo o Duster, apareceu a brilhante idéia de usar as portas dianteiras do hatch, afinal era só aumentar a produção delas, do que criar mais uma linha de montagem pro Duster. E assim, a brilhante idéia da equipe de corte de custos, acabou desagradando os designer's, que tiveram que deixar o Duster com aquele tosco vinco em forma de meia-lua (e que não combina com os vincos dos para-lamas).

Jeep Grand Cherokee/Compass
E não é só nas terras de pobre que acontecem empréstimos. Os gordos americanos preguiçosos, na hora de fazer uma reestilização no Jeep Compass, o menor SUV da marca, o grand Cherokke teve que emprestar seus olhos para o irmão menor. Mas não vou falar muito não, por que eu acabei vendo como era a frente antiga do Compass, e quase passei mal . . .
Peugeot 1007/Hoggar
Na Europa, a Peugeot tinha de 2004 a 2009 uma microvan de 2 portas corrediças, o 1007. Aqui no Brasil, a recém-reestilizada linha 207 ganharia uma versão picape em 2009. A idéia da equipe de corte de custos, foi de usar as lanternas da quase-morta 1007 na picape (que usa também a parte traseira do chassi do furgão Partner). E assim veio junto o friso acima da lanterna, que no hatch tem o trilho da porta corrediça, que na picape podia até melhorar o visual pesado se não estivesse presente.

Mitsubishi Airtrek/Pajero TR4
Eu não lembro ao bem como era a história de vida da Mitsubishi no Brasil, mas lembro que li um texto falando que ela não podia produzir carros por aqui, que fossem diferentes dos modelos na matriz no japão. Foi em um texto de avaliação do TR4 na época de seu lançamento. Só sei que a reestilização do jipe foi feita meio que "ilegalmente" por aqui, e ficou tão perfeita, que a Mitsubishi do brasil ganhou o direito de produzir o modelo, e se tornou "independente" da japonesa. E como era um feito "ilegal", algum corte de custos tinha que acontecer pras coisas fluírem mais rápido. E eis que surgem os faróis do Airtrek, que havia acabado de falecer na época.
Volkswagen Santana Quantum/Ford Royale (feito da Autolatina)
A Autolatina foi a união da Ford com a Volkswagen no Brasil, e gerou muitos carros iguais, como Pointer, que nasceu da base do Escort. Um Volkswagen deu origem a um Ford também: o Santana Quantum, virou o Ford Royale. Sim os carros da Autolatina eram basicamente uma troca de emblemas nas carrocerias, mas eles conseguiram diferenciar tão bem as traseiras destas duas, que eu quase não conseguir ver que eram a mesma tampa do porta-malas. A alemã tinha lanternas verticais, enquanto a americana tinha uma lanterna horizontal que invadia a tampa, assim como um adesivo preto fosco (que era bem sem noção também), unindo a terceira janela e o vidro traseiro. A Autolatina não durou muito: foi de 1989 até 1994. A separação  deixou a Ford sem compactos, já que ela planejava criar o Ford Festiva, um compacto com a plataforma do Gol bolinha.

Lada Laika/2104
Os russos, sempre lokões de vodka, também deram um jeitinho de cortar os custos na hora de projetar o Laika (2104 sedan e perua, como são conhecidos na Rússia). O sedan e a perua usam a mesma lanterna traseira, apenas com as posições trocadas (a direita vai pra esquera e vice-versa), e viradas na vertical.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Linha 2013 do Agile pode ganhar (finalmente!) uma versão automatizada

Não me lembro muito bem, mas acho que a muuuuito tempo atrás eu disse que a Chevrolet lançaria o Agile com câmbio automatizado Easytronic. Pois é, parece que na linha 2013, o Agile ganhará mesmo uma versão automatizada, para concorrer com palio Dualogic, Fox i-Motion e o Sandero Automático . . .
Maaaaaaassssss, todos esperávamos pelo Easytronic da Meriva. Os pilotos de teste da Chevrolet reclamaram tanto dos trancos durante o uso, que a GM decidiu que usará o sistema da Magneti Marelli, que é a fornecedora da Fiat e da Volkswagen, e o motor será o Econo.Flex 1.4. Ainda não sabemos quanto custará a versão, mas esperamos que seja na faixa dos R$43.000,00 para a versão LTZ. Aliás, essa versão automatizada também ganhará o visual igual à da versão Sport (que não passa de um pacote estético by concessionárias . . . ).

Citroën troca motor 1.6 16V de C3 Picasso por 2 novos motores

O antigo motor 1.6 16V Flex de 113 cv da PSa está sendo substituído aos poucos pelo novo motor EC5 1.6 16V FlexStart de 122 cv. O novo ganhador deste motor é o C3 Picasso, que ganha também um novíssimo motor 1.5 para as versões de entrada.

A partir de R$45.600,00 na versão GL, o motor 1.5 8V Flex de 93/89 cv e 14,2/13,4 kgfm de torque está disponível na C3 Picasso, na tentativa de deixar o modelo mais barato, frente as concorrentes.
As versões automáticas e a top de linha ainda estão disponíveis com motor 1.6, mas agora com o novo EC5 de 122/115 cv @ 5.800/6.000 RPM e 16,4/15,5 kgfm de torque @ 4.000 RPM, que garante mais força, economia de combustível e baixa emissão de poluentes. Além da GL, o motor 1.5 também está na versão GLX com câmbio manual, que agora tem air-bag duplo e ABS de série em todas as versões.Confira os preços de cada versão:
GL 1.5 Flex - R$45.600,00
GLX 1.5 Flex - R$48.500,00
GLX 1.6 16V BVA (Automática) - R$53.500,00
Exclusive 1.6 16V - R$55.500,00
Exclusive 1.6 16V BVA (Automática) - R$58.900,00