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domingo, 31 de julho de 2011

WEG está disposta a fabricar motores elétricos para carros

A Weg – empresa especializada na produção de motores e equipamentos elétricos – vai produzir propulsores elétricos para veículos no país.

A empresa catarinense fez um financiamento de R$7,5 milhões do BNDES, de um total de R$12 milhões que serão investidos no desenvolvimento destes novos motores.

O objetivo é produzir motores elétricos específicos para veículos automotores híbridos ou puramente elétricos.

A empresa vai fornecer esse tipo de motor para a indústria nacional, e eventualmente poderá fornecer para algum fabricante de carro elétrico no país.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma notícia esperada

Como todos já devem saber, a Renault lançou este mês o Sandero 2012 com visual atualizado, e junto veio o tão esperado câmbio automático. Agora, entre agosto e setembro, o Logan, versão sedan feinha do Sandero, com o câmbio automático de 4 marchas. Espera-se que o preço fique entre 40 e 42 mil reais.

A volta em Nürburgring mais destemida que já vi


Independente das vantagens ou deficiências que tenha como pista de testes, as mais de 100 curvas da Nordschleife compõem um dos maiores testes para a habilidade de um piloto. Provar essa habilidade em condições ideais requer uma quantidade considerável de cuidados; fazer o mesmo em um monoposto com pista molhada, contornando as curvas de lado, é praticamente incompreensível.

Até provarem o contrário, considere-se Andreas Gülden o vencedor do troféu Colhões 2011.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Plática salva vidas no Brasil

“Plastilização” ou reestilização? Agora ficamos em dúvida sobre o melhor termo para definir a ida de vários modelos vendidos no Brasil às clínicas de estética criadas pelas próprias montadoras. Afinal, elas “esticam” a cara e a vida de seus modelos no Brasil ao máximo, e às vezes além do máximo permitido.

As plásticas são necessárias para manter um carro atualizado em meia vida ou para atender uma nova linguagem de estilo global, mas muitos fabricantes extrapolam, eternizando o modelo e essas mudanças visuais por anos ou até décadas.

Muitas dessas plásticas acabam mudando não só o visual, mas também o nome do modelo. As montadoras defendem as plásticas como forma de atender aos anseios do consumidor por novidades e por um preço que eles desejam pagar, segundo a Peugeot.

Geralmente os modelos que ficam mais tempo no mercado e passam por sucessivas plásticas são os mais rentáveis para as montadoras, já que seu investimento foi pago há muito tempo. Ou seja, agora é somente lucro atrás de lucro.

O ex-presidente da GM José Carlos Pinheiro Neto, disse que em uma reunião ninguém tem coragem de pedir o fim da produção de um modelo com grande volume de vendas, defendendo mais uma atualização do Classic.

Seria fim de carreira pra quem dissesse uma atrocidade dessas! E o Classic dá um lucro enooorme para a Chevrolet. E u detalhe: seu lançamento foi em 1995, e um ser que nasceu nesse mesmo ano poderá comprar um Classic 0km. Tome nota!

A Peugeot não quis gastar dinheiro por aqui e mandou o 206 para uma clínica, onde inúmeros – nem lembro mais quantos – esteticistas trabalharam no visual do modelo para ele nascer de novo como 207.
O Fiesta Rocam – nem era esse nome quando chegou – já foi duas vezes mexer aqui e ali para ficar mais atrativo aos consumidores. O Polo 2012 é o mesmo desde o lançamento e deve continuar assim até não se sabe quando.

O Fiat Mille na verdade ainda é identificado como Uno, e pelo jeito vai terminar sua vida no dia do “juízo final” para muitos carros nacionais. Quando? Talvez em 2014. Isso se até lá a clínica de estética da italiana não implantar silicone duplo para proteção dos ocupantes…

sábado, 23 de julho de 2011

Projeto na Câmara dos Deputaadores prevê placa vinculada ao dono ao invés do carro.

O Projeto de Lei 6656/09 do deputado federal Capitão Assumção (PSB-ES) prevê a vinculação da placa do veículo ao proprietário. Com isso, pessoa física ou jurídica poderá trocar de carro e manter a mesma identificação na placa.

O Projeto de Lei visa criar uma identificação pessoal para cada proprietário, evitando assim problemas de multas ou problemas judiciais do proprietário anterior.

Com isso, as multas seriam enviadas a quem realmente praticou a infração e não ao antigo proprietário.

Atualmente o Contran proíbe a mudança da placa para outro veículo, bem como a opção de se escolher a referida combinação alfa-numérica.

Nesse caso, o Projeto de Lei permite a escolha da combinação ou reaproveitamento dos números, embora mediante taxas para esses serviços.

O projeto tramita em caráter conclusivo, devendo ainda ser analisado pelas comissões de Viação e Transporte, de Constituição e Cidadania; e de Justiça.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Feliz é o Muricy Ramalho que ganhou um Rav4 por conta da Libertadores

O Santos foi campeão – tricampeão no total – da Copa Santander Libertados 2011, e como prêmio pela conquista deste importante título para o alvinegro praiano, o técnico Muricy Ramalho ganhou da Toyota um RAV4 0km.

Muricy vai receber o carro no dia 25 (segunda) na concessionária Collection Litoral em Santos.

O RAV4 do Muricy será o da versão 4×2, que tem motor 2.4 com 170 cv e câmbio automático de míseras quatros marchas.

A Toyota patrocina a Copa Libertadores há 14 anos, mas desde 2008 que premia os técnicos vencedores. O primeiro foi Edgardo Bauza da LDU em 2008, seguido por Alejandro Sabella do Estudientes em 2009 e Celso Roth do Internacional no ano passado.

Últimas unidades do Vectra estão aí

No último dia 28, a produção do Vectra acabou. Portanto se você em comprar, tanto o sedã quanto o hatch, corra pois eles irão acabar nos próximos meses.

Quando eles acabarem, entra em cena o Cruze, para reanimar a Chevrolet do Braçill. sobre este, o motor é o EcoTec 1.8 16V de 144/140 cv, com câmbio automáico, 6 marchas nos dois, e só resta esperá-lo.

Motorista Animal


Realmente, esse é um animal dirigindo . . .

A Nissan desceu o nível com essa propaganda . . .


Meio antiga (nem tanto viu?), mas vale a pena.

Effa M100 volta a ser o carro mais barato do Brasil.

Effa M100 e chuva: morte na certa!!!
O controverso chinês Effa M100 foi, no seu lançamento, o carro mais barato do Brasil. Mas a Fiat abaixou o preço do Mille, e depois teve o lançamento do Chery QQ. Mas agora que os preços do QQ subiram sem só nem piedade (de R$22.990 pra R$23.990), e a tabela do Mille foi reajustada (de R$23.220 para R$23.490), a Effa tratou de baratear o M100 e agora é parte de R$23.480,00, ou 10 dinheiros mais barato que o Mille.
Pelo menos nenhum equipamento sumiu. Estão lá o Ar-Condiccionado, Direção-Elétrica, Vidros e Travas Elétricas, Rodas de Liga-Leve aro 14" e CD-Player com entrada USB entre os importantes.
Mas os problemas dele continuam. Outro que tem uma fissão nuclear ainda não compreendida pela ciência como motor, que tem 47 cv (o mais potente da categoria de 1.0 do ano de 1990, superando o Uno Mille que tinha 45,5 cv), e a inacreditável suspensão macia, que aliada a carroceria mais alta do que larga, o torna super-capotável.

Audi A1 vai aos 324 km/h

Às vezes é difícil ser levado a sério em um carro compacto. Mesmo assim – ou talvez movida por isso – a MTM levou um Audi A1 além dos 320 km/h com a ajuda de 507 cavalos na pista italiana de testes em Nardò. Nada mal para algo do tamanho de um saco de pipocas.

O Audi da ocasião, que produz 61,2 kgfm de torque, foi turbinado ao infinito, sem alterar a tração dianteira. E apesar disso provavelmente resultar em um terrível esterçamento das rodas pelo torque, a coisa vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

O Audi estava lado a lado com outros modelos preparados em um evento de velocidade na pista de Nardò, incluindo um Porsche 911 GT3 da 9FF, McLaren SLR da MKB, BMW M3 da G-Power e um Porsche Cayenne Turbo da SpeedArt. A velocidade máxima do Audi foi de 323,999 km/h.

É claro que tiramos o chapéu para o piloto, que deveria desejar algo com um entre-eixos maior – nem que fosse um Corolla – para maior estabilidade ao quebrar a barreira dos 300 km/h.

Mercedes quer entrar no segmento de utilitário-cupê com MLC

Menção Honrosa à BMW X6, que criou o mais estúpido, cretino e horroroso segmento dos Utilitários Esportivos Cupê. Agora Mercedes confirma que irá entra nessa farra com o novo MLC.

Como o nome diz, ele será derivado da Classe M com o estilo do CLS. Dizem que haverá muitos motores, entre os Diesel e também os AMG (este com nada menos que 544 cv para competir com o X6M). Com transmissão automática de 7 marchas, a previsão de lançamento é para 2014. Esperamos que não aconteça.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Últimos suspiros do Pandinha

A geração atual do Fiat Panda está chegando na sua reta final, então como últimas reações antes da nova geração chegar, ele vai até a terra da Rainha com motores que agora atendem a norma anti-poluição Euro 5.
O motor 1.1 foi trocado por um 1.2, mais potente e econômico. Com 69 cv, o Panda 1.2 emite 113 g/km de CO2 e faz média de 20,4 km/litro. Com esse novo motor ele vai a 162 km/h e de 0 a 100 km/h em 13.4 segundos.
Além do 1.2, o Panda ganha uma nova versão diesel com motor 1.3 Multijet, que emite 109 g/km de CO2 e média de 23,8 km/litro. Esses são verdadeiros motores econômicos e ecológicos.
Na versão MyLife, ar condicionado, faróis neblina, CD/MP3, detalhes exclusivos no acabamento e rodas de liga leve de série. A opção Active entrega airbag duplo, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e para-choques na cor do carro.

JAC J6 será lançada no dia 3 com preços a partir de R$ 58.800

Já que o J3 oferece muitos equipamentos de série por um abaixo do resto do mercado, não seria diferente com o J6. Ao preço de R$58.800,00 (5 lugares, com 7 o preço sobe mil reais) ela oferece motor 2.0 16V de 136cv e 18,7 kgfm de torque junto a um câmbio manual de cinco marchas (em 2012 virá o automático), e a lista de equipamentos de série inclui airbag duplo, freios ABS, trio elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado digital, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, CD Player com MP3, rodas de liga leve aro 16 e retrovisores com seta embutida.
Opcionais serão bancos em couro e rodas de 17 polegadas. O lançamento da JAC J6 acontecerá dia 3 de agosto. Mas será que o mercado receberá bem a minivan chinesa de quase R$60.000, sendo que a jurássica Zafira agora tem preços a partir de R$60.169?

Com a Mobil, sua troca de óleo vale um Mercedes Classe C

Esta promoção da Mobil é imperdível: comprando 4 litros de óleo Mobil1 você recebe cupons para concorrer a um Mercedes-Benz C180 novinho em folha, e também ganha um pen drive Formula 1.

E ainda por cima, coloca no seu carro o que há de melhor em óleo lubrificante, pois os sete lubrificantes da Mobil1 são de alta qualidade, 100% sintéticos e desenvolvidos para motores de alto desempenho.

São líderes mundiais em lubrificantes sintéticos, que protegem seu motor contra desgaste excessivo. Eles são comprovados e utilizados por Lewis Hamilton, em sua máquina F1, e são os lubrificantes oficiais da equipe Vodafone McLaren Mercedes. Então não perca tempo: na próxima troca de óleo use os lubrificantes Mobil1.

Audi planeja fábrica no México

A Audi está pensando em construir uma fábrica no México para produzir o utilitário esportivo Q5. Com isso, a alemã atenderia não só a América do Norte, mas o Mercosul. A informação foi passada pelo executivo Rupert Stadler, em uma entrevista a uma revista alemã.

É claro que o principal objetivo com essa possível fábrica é atender o mercado dos EUA, que é infinitamente maior para a Audi do que os países do Mercosul, mas nós do Brasil nos beneficiaríamos disso diretamente.

Sem os 35% do imposto de importação, o preço será bem melhor do que os R$200.000 atuais. Só que um problema seria o preço do modelo dentro da linha Audi, afinal o Q5 não pode custar no Brasil o mesmo que um Q3, isso mataria o modelo menor.

Mas de qualquer maneira, isso levará muito tempo para acontecer, pois tal fábrica só funcionaria em 2015.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

McLaren dá um chá de emoção ao MP4-12C

Quem assitiu ao terceiro episódio do programa inglês Top Gear, viu uma disputa acirrada entre a McLaren MP4-12C e a Ferrari 458 Italia. Em questões técnicas a McLaren sai na frente, mas segundo Jeremy Clarkson, tamanha perfeição nos ajustes do carro resultou em um carro que não passa nenhuma emoção, sem "alma". Com isso o superesportivo italiano saiu na frente.

Tomando como construtiva a crítica, compartilhada com vários outos jornalistas que provaram o modelo, a McLaren promoveu ajustes de última hora para dar mais vivacidade ao MP4-12C. O modelo, que ainda não começou a ser entregue, passa a dar respostas mais afinadas às pisadas no acelerador e volante mais sensivel, entre outros acertos técnicos.

Para aumentar a interação entre o motorista e o carro, até a válvula que controla o som do motor foi ajustada para gerar um som mais encorpado, essencial em se tratando de um V8. No entanto, todos estes ajustes serão aplicados apenas com o modo Track, o mais esportivo.

JAC Motors já é a marca chinesa mais vendida

A JAC Motors vendeu 10 mil unidades e já é a marca chinesa mais vendida do Brasil.

Até a primeira quinzena de julho, a JAC emplacou 10.073 unidades, superando a Hafei com 8.879 vendidos e a Chery, que vendeu 8.065.

Assim, a JAC ocupa o 14º lugar no ranking de 2011, seguida de Hafei e Chery. Na primeira quinzena de julho, a JAC ocupa o 13º lugar, com 1.508 vendidos. O J3 vendeu 860 unidades e o J3 Turin outras 639.

No acumulado do ano, o J3 já emplacou 6.196 unidades, o que lhe rende a posição 41 entre os mais vendidos. O J3 Turin vendeu 3.864 unidades. Outras 13 unidades devem ser dos modelos J5 e J6, emplacados para uso da JAC.

Agora a JAC se prepara para o lançamento da minivan J6, que chegará ao mercado a partir de agosto.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Voltamos

Consigui outra pessoa para resolver o meu problema mais rápido do que eu esperava, e agora estou de volta antes do previsto.

Nova geração da Dodge Ram chegará em breve

Acreditem, a Dodge Ram que é vendida no Brasil ganhou uma nova geração no exterior em 2009, e só agora ela irá chegar ao Brasil. Está programado para ela aparecer no 15º Rio Preto Rodeo Country Bulls, que acontece entre 20 e 24 de julho em São José do RIo Preto. Então se prepare, pois o lançamento deve ser nos próximos meses.
Além do visual renovado, a picape terá entre as novidades o motor turbodiesel Cummins de 6.7 seis cilindros que gera 310 cavalos de potência e 83 kgfm de torque, além do 5.7 V8 HEMI que gera 385cv e 55 kgfm de torque.
Outras novidades do Grupo Chrysler previstas para esse segundo semestre são as novas gerações do Chrysler 300 e Dodge Journey, e o esportivo Challenger.

Sistemas anti-colisão cumprem o que prometem

Apesar do fíasco que foi a apresentação do City-Safety da Volvo no S60 (vide imagem abaixo), ele vem se mostrando muito eficiente no XC60. O Volvo XC60 tem uma taxa menor de acidentes do que outros modelos de seu segmento, segundo um estudo feito nos Estados Unidos.
O City-Safety faz com que o carro reduza parcialmente ou completamente sua velocidade para evitar uma colisão dianteira em áreas urbanas e funciona entre 3 e 30 km/h, típicamente onde o motorista se distrai.
O estudo também descobriu que 90% dos acidentes deste tipo acontecem por causa de erros do motorista, o que o sistema ajuda a corrigir. No lançamento do XC60 no Brasil, pudemos comprovar que o sistema funciona de verdade.

Será que em 2014 não haverá uma reviravolta no mercado automotivo brasileiro ?

A partir de 1º de Janeiro de 2.014, todo automóvel vendido no Brasil deverá ter, obrigatoriamente, freios ABS (sistema antitravamento) e Air Bag duplo. Isso deve ser comemorado, já que segurança nunca é demais e estes equipamentos são de comprovada eficácia em acidentes, o primeiro (muitas vezes) consegue evitá-los e o segundo, protegendo os ocupantes do veículo quando ele acontece.

Esta obrigatoriedade gerou uma segunda discussão, esta mais difícil de ter concordância. Afinal de contas, estariam os projetos antigos condenados a saírem de linha em 31 de Dezembro de 2.013? Temos vários veículos em nosso mercado que já são parte de nossa paisagem há muitos anos, muitas vezes décadas. Quando foram lançados estes equipamentos ou não existiam, ou eram quase ficção.

Listando alguns, temos a “velha senhora” Kombi, produzida há 54 anos, o Uno Mille, na ativa desde 1.984 e o Classic (originalmente Corsa Sedã), de 1.995. Eles serão aposentados? Os mais otimistas (e simplistas) são categóricos: Eles acabam em 2.013, já que não teriam condições de receber os equipamentos nem de se adequarem a normas de absorção de impactos a que serão submetidos para a divulgação dos dados, que hoje são guardados a sete chaves pelos seus fabricantes. Será mesmo que eles acabam em 2.013?

Primeiro, vamos à implantação dos itens… em 2.011 8% dos carros devem ter os equipamentos (para autos lançados após a lei 10%). Em 2.012, o percentual sobe para 30% (para todos). 2.013, vamos a 100% dos autos lançados após a resolução (e 60% dos anteriores a resolução) chegando a 100% de todos os automóveis comercializados em solo nacional. Espera-se que a implantação não tenha os adiamentos sofridos pela introdução do rastreador (este sim de obrigatoriedade discutível).

Segundo, vamos aos casos mais “difíceis”, dos carros que “deveriam” sair de linha após a obrigatoriedade.

VW Kombi

Como já foi dito, é um carro produzido desde 1.957 e que há muito já deixou de ser moderno… Aliás, virou um ícone, mas com uma diferença de vários ícones da indústria automobilística nacional (como o Opala ou Maverick)… Pode-se comprar este “ícone” novinho em folha, em uma concessionária VW mais perto de você. Ela é motivo de várias discussões… Enquanto uns dizem que vende bem porque “Nada é mais barato que ela para levar 1 ton. Ou 9 pessoas”, outros levantam a bandeira de completo descaso da VW com o consumidor brasileiro, oferecendo um produto defasado por um valor absurdo. Discussões a parte, é o caso mais “bizarro” a ser aqui tratado.

Sabe-se que foram feitos vários projetos para sua substituição, mas que não passaram disso, projetos… O último que se tem notícia, seria um utilitário feito sobre a base do Santana (pra Kombi seria um pulo de quase 30 anos em modernidade de projeto). A VW se defende alegando que não conseguiria vender um utilitário com a capacidade da Kombi pelo valor hoje cobrado por ela. Por outro lado sabemos que a Kombi é uma verdadeira “fazedora” de dinheiro para VW.

É um projeto já pago (aliás já pago há muito tempo), que se vende sozinha (todo mundo conhece) e sem qualquer necessidade de uso da equipe de marketing (qual foi a última vez que viu um anúncio da Kombi?). No final, sabemos que em Janeiro de 2.014 ainda poderemos comprar uma Kombi 0Km… Por que? Quem acompanha as notícias deve se lembrar de ter lido que o diretor de desenvolvimento de veículos comercias da VW, em Wolfsburg, Dietmar Schmitz, recebeu um pedido o qual ele classificou como “um dos pedidos mais estranhos em toda sua longa carreira engenheiro”. Qual o pedido? Desenvolver um sistema de freios ABS para a Kombi produzida no Brasil.

Se a VW do Brasil fez este pedido, podemos associar que o Air Bag duplo e algum reforço de estrutura estão sendo também desenvolvidos. Sabemos que pode sim acontecer um impedimento que algum destes itens não conseguir ser adaptado, mas também sabemos que, no mínimo, existem grandes chances de serem (os engenheiros) bem sucedidos.

Ah, eu ía esquecendo! Quem não se lembra de 2006, quando esperávamos que a lei de emissões de poluentes tiraria a Kombi de linha, e a Volkswagen tratou de colocar um motor 1.4 de 82 cv refrigerado à água?

Fiat Mille

Lembro de ter lido uma vez, há muito tempo atrás, em uma revista especializada que “o Uno (Mille) pode sobreviver até mesmo a chegada do sucessor do Palio”. A data da revista: 1.997. Bem… por mais absurdo do que possa parecer, o autor desta frase é, acima de tudo, um vidente. Nesta segunda metade do ano teremos o lançamento do sucessor do Palio (os outros não passaram de reestilizações em variados graus) e o Uno Mille (não confundir com o Novo Uno) está aí, firme e forte.

Ele é o Fusca do mercado brasileiro do século XXI, mas com uma diferença . . . Ele soube se atualizar . . . Já foi carro moderninho (até 1989 não tínhamos nada mais moderno que ele em termos de estilo), popular (Mille), popular de luxo (Mille ELX), econômico (Economy) entre várias outras atualizações. Como “gatos escaldados” que somos, será que em 2.014 ele será desativado? Ou ele se atualizará mais uma vez?

O carro a ser produzido em Pernambuco será um carro pequeno e barato (dizem), para ser o substituto do Mille . . . Hum . . . não sei não . . . Vi esta história em 1.996, com o Palio… Lembra-se? E espera agora em 2009 com o Novo Uno . . . O Mille tem ainda um “agravante”… No manual dele (e da Fiorino) já constaram freios ABS e Air Bags. Se existiram, se alguma unidade de um deles saiu da fábrica, não sei. Mas esta opção já existiu para Fiorino sim.


Classic

Este é o caso mais fácil… Quando ainda chamava-se Corsa Sedã, ele tinha opção de Air Bags (ainda poderia escolher se só para o motorista ou duplo) e freios ABS. O Sail chinês tinha. Não seria problema algum a GM voltar a colocar tais equipamentos no veículo. Sabe-se que a fábrica quer renovar toda sua linha, com projetos novos e alinhados aos oferecidos no mercado exterior. Mas sabe-se também que a dança no mercado brasileiro tem um ritmo diferente e nem sempre combina com o que toca lá fora.

O Classic já vai sobreviver ao seu sucessor (o Corsa Sedã se despede assim que o Cobalt chegar) e ainda pode não ficar sozinho, com seu irmão Celta ainda existindo (quanto ao Prisma acho mais difícil, já que vende menos). O Celta é um carro que nunca ofereceu Air Bags nem freios ABS em seus opcionais, mas não teria dificuldades de recebe-los uma vez que não passa de um Corsa (lançado aqui em 1.994) com uma carroceria mais “moderna” (e tão sem sal quanto).


Courier e mais alguns . . .
Ainda existem muitos outros carros de projetos antigos mas que já tinham previsão para receber os equipamentos. Ford Courier, oferecidos há não muito tempo como equipamento de série na versão XL (com vendas insignificantes perante a versão mais vendida, a L).
Lembrem-se da Parati e do Gol G4, que apesar de defasados, já tiveram tais equipamentos. E também o Renault Clio, que apesar de não ter Air-bag nem como opcional, foi o primeiro e único (na sua época) a tê-lo como item de série.

Por fim, claro que podemos (e devemos) ter esperança de que tenhamos carros mais modernos e seguros. Mas acreditar que no primeiro dia de Janeiro de 2.014 iremos acordar com modelos mais modernos nos pátios da concessionária parece ser irreal. Irreal também seria a Kombi receber Air Bags e ABS. E de série. Quem sabe aconteça . . .

Ferrari 458 Spider usará teto rígido

A Ferrari apostou em um teto rígido retrátil para melhorar o desempenho do modelo Califórnia. No entanto, se esperava que o novo 458 Spider tivesse um teto retrátil feito em tecido.

Rumores dizem que o novo modelo de Maranello, que será apresentado em Frankfurt, também vai acompanhar o Califórnia neste aspecto.

A eficiência aerodinâmica deve melhorar, mas o peso igualmente ficará maior. Fala-se que a capota sairá detrás dos bancos e não do compartimento do motor, como acontece no Califórnia.

Vi e gostei: Ford Ka. Detalhe: DURATEC 2.0!!!

Sempre escutei muitas história sobre esses simpáticos carrinhos da Ford que de uma hora para outra recebem um espírito de um caboclo e passam a andar mais do que diabo fugindo da cruz, mas nunca havia visto nenhum “ao vivo”.

Algumas pessoas diziam que era uma lenda urbana, outros que era invenção de desocupado para se vangloriar, outros afirmavam veementemente que viram 1 rodando no trackday de Interlagos fazendo tempos menores do que Suburu Impreza STI e Mitsuba Lancer, mas agora eu trago a prova para vocês, com fotos e vídeos, mostrando que a adaptação é realmente possível.


Falta conseguirmos um vídeo de um dos carros andando para ver como ficaram. O Ka das fotos é de Londrina, feito no melhor estilo Weekend Racer. O do vídeo pertence a um preparador de Sampa e seu motor foi trocado ainda zero quilômetro, antes de ser emplacado.

Com a palavra, vocês leitores: Falem se conhecem ou se já viram esses carros pessoalmente ou se conhecem outro carro tão raro quanto estes dois. Se tiverem vídeos com eles andando, melhor ainda, garanto que agradecerei bastante, e que um dia o MGAutonovidades poderá também pagar aos colaboradores por flagras e vídeos inéditos.