Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Veja o preço de usados no Reino Unido


Neste texto não temos como objetivo comparar o preço de carros lá no Reino Unido com os preços de usados aqui no Brasil. Até porque este assunto está mais do que batido por aqui. Mas sim queremos dar a nossos leitores uma idéia geral de quanto custa um usado naquele país, principalmente modelos usados que também existam por aqui.

O Reino Unido é composto de quatro países, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, e por lá temos carros usados super em conta. Usamos o site Auto Trader para fazer a pesquisa, com um exemplo de CEP/Postcode (YO31 1EB) e encontramos vários exemplos de barganhas, como por exemplo um Citroen C3 igual ao da foto acima, por 3.700 reais.

Veja a lista completa, com 36 modelos usados:

Audi A3 1.6 2001 – R$ 5.000
Chevrolet Captiva 2.4 2008 – R$ 18.600
Chevrolet Cruze 1.6 2009 – R$ 20.700
Citroen C3 1.6 Exclusive 2003 – R$ 3.700
Dodge Journey SE 2.4 2009 – R$ 26.600
Ferrari 599 GTB 2007 – R$ 332.000
Fiat 500 1.2 Pop 2009 – R$ 16.000
Fiat Bravo T-Jet 2008 – R$ 15.400
Fiat Punto 1.4 Active 2009 – R$ 15.400
Fiat Stilo Active Sport 1.4 2006 – R$ 5.800
Ford Fiesta 1.25 Style 2008 – R$ 18.600
Ford Focus 1.6 TDCi Zetec 2010 – R$ 33.900
Ford Mondeo 2.0 TDCi 115 Zetec 5dr 2006 – R$ 4.500
Honda Civic EX 1.8 2006 Hatch – R$ 12.435
Honda Fit SE 1.4 2006 – R$ 8.000
Hyundai i30 1.4 Comfort 2007 – R$ 13.300
Kia Picanto 1.0 GS 2006 – R$ 6.380
Nissan Tiida Sedã 1.6 2009 – R$ 16.000
Peugeot 206 2.0 HDi 90 D Turbo 2003 – R$ 8.600
Porsche 911 Carrera 4 2009 – R$ 119.000
Pagani Zonda C12S 2010 – R$ 1.730.000
Renault Clio 1.5 Campus 2007 – R$ 6.400
Renault Megane 1.6 Expression 2007 – R$ 8.300
Toyota Corolla 1.4 Colour Collection 2007 – R$ 13.300
Vauxhall Astra 1.6 GLS 1994 – R$ 660
Vauxhall Corsa 1.2 Vegas Special Edition 1997 – R$ 660
Vauxhall Meriva 1.3 CDTi Club 2008 – R$ 21.100
Vauxhall Vectra 2.0 GLS Auto 1997 – R$ 600
Vauxhall Zafira 2.0 Di Elegance Diesel 2000 – R$ 1.200
Volkswagen Bora 1.6 16v Highline 2004 – R$ 660
Volkswagen Fox 1.2 Urban Fox 2006 – R$ 7.100
Volkswagen Golf 1.4 S 2001 – R$ 2.600
Volkswagen Passat SE 2001 – R$ 2.500
Volkswagen Polo 1.2 E 2002 – R$ 2.600
Volkswagen Tiguan 2.0 TDi SE 2008 – R$ 39.000
Volkswagen Touareg 3.2 V6 2004 – R$ 21.200

Treinamento de segurança da BMW


Vídeo de treinamento de segurança da BMW

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Motorista é multado duas vezes pelo mesmo policial. A primeira vez foi na Inglaterra e a segunda na ... Nova Zelândia???


Como o mundo é pequeno. Imagine você morar na Europa e ser multado. Depois você se muda para o outro lado do mundo e recebe uma nova multa. Até aí tudo bem, já que você cometeu infração duas vezes. Mas imagine então que nestas duas situações você se depara com o mesmo policial de trânsito. Isso mesmo! Sair de um país e ir morar em outro, e ainda ser multado duas vezes pelo mesmo policial! Perseguição ou coincidência?
Isso realmente aconteceu. Primeiro na Inglaterra, onde um neozelandês foi multado pelo policial Andy Flitton por excesso de velocidade, através de um radar móvel. Depois o tempo passou e Flitton decidiu mudar de ares, indo morar na Nova Zelândia. Lá, em um dia comum, Flitton pegou outro motorista cometendo infração. Ele não pensou duas vezes, parou e começou a autuar o motorista.
Enquanto preenchia o talão de multas, o motorista lhe perguntou se já havia operado um radar tipo pistola no Reino Unido. Flitton na hora lembrou do que tinha acontecido e o motorista lhe disse que ele o havia multado dois anos antes. Andy Flitton não resistiu e começou a dar risada da situação bastante inusitada. Afinal, o neozelandês cometeu duas infrações e ele o multou nas duas vezes, mesmo com diferença de milhares de quilômetros. O policial acha que há um tipo de ligação entre os dois. Será?
Fonte: Jalopnik.
[Imagem ilustrativa]

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais uma péssima notícia: Focus RS sairá de linha


Mais uma péssima notícia este mês. A versão super esportiva do Ford Focus, denominada Rally Sport (que resulta na sigla RS) sairá de linha em julho conforme informa a Ford.

O Ford Focus RS conta com o famoso motor 2.5 que entrega 305 cv. O carro acelera de 0-100 em 5.9 segundos e atinge 250 Km/h limitados eletrônicamente. Este é um prenúncio da nova geração do Ford Focus que deverá chegar ao mercado antes do final deste ano.

Vou arrumar um tempo para escrever um especial sobre este modelo, que apesar de não ser tão carismático quanto a primeira versão, tem um lugar guardado no coração de todos os apaixonados por automóveis. Nem consegui escrever direito a notícia…

A desorganização no Brasil: Cancelado os 1000km de Interlagos

ferrari desmonta boxesA notícia mostra a quantas anda o automobilismo neste país. Desorganização, desleixo, desinformação, decrescimento. Os 1000 km de Interlagos que deveriam ocorrer neste domingo, 23, foram cancelados.

Circulou por alguns dias um forte boato de que a prova não aconteceria. A FASP tratou de desmentir e até agora esse mesmo comunicado desatualizado estampa sua homepage ratificando a realização da corrida. Mas os jornalistas presentes no autódromo foram informados ontem de que realmente não haveria competição.

O cancelamento se deve ao baixo número de participantes. Cada inscrição nos 1000 km de Interlagos custava nada menos que 5 mil reais e a demora na definição também atrapalhou, visto que muitos competidores estão de férias e pouco tempo tiveram para se programar.

Mas se você estiver em São Paulo, ainda poderá frequentar o autódromo para acompanhar os Clássicos de Competição e a F3 Brasil Open. Caso esteja cobrindo o evento, sugere-se que leve sua conexão 3G, porque nem rede de internet está sendo disponibilizada à imprensa. Vai Brasil…

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ford faz recall no Fiesta e EcoSport


A Ford está anunciando recall de 300.860 unidades do Fiesta – hatch e sedã e também do Ecosport, feitos entre 2007 e 2009, pois as portas traseiras poderiam ser abertas pela maçaneta mesmo que estivessem travadas. Todos esses 300.000 carros terão o sistema de trava de segurança das portas traseiras inspecionado.

Veja o chassi das unidades envolvidas:

EcoSport2007/2008/2009 – chassis de nº 500004 até 999999
Fiesta RoCam 2008/2009 – chassis de nº 107522 até 423122

No caso dos Ecosport 2011, será feita uma inspeção nas instruções sobre a utilização do sistema de trava das portas traseiras, pois pode haver divergência entre a descrição no manual e o procedimento correto.

EcoSport 2011 – chassis de nº 575295 até 598749

O recall começa no dia 24 de janeiro e no telefone 0800 703 3673 você tem maiores informações. Ou no site da Ford.

Novo Chevrolet Camaro conversivel será o Pace Car na Indy 500

Segundo o site Noticias Automotivas, o Camaro SS Convertible servirá de Pace Car na tradicional corrida Indianapolis 500. Só que desta vez será a versão conversível. A partir da unidade que estará na corrida, será feita uma edição especial com 50 unidades sendo vendidas no mercado.
O motor do modelo é o mesmo V8 existente no Camaro vendido no Brasil. Mas a versão especial tem uma pintura exclusiva, branca com faixas vermelhas. A primeira unidade das 50 será leiloada no evento da Barrett-Jackson, que acontece amanhã.

Chevrolet, Podemos Contar Contigo?


A Chevrolet até uns anos atrás era uma das montadoras com carros mais modernos fabricados no país. Mas o que 10 anos não fizeram com ela? Hoje os Chevrolet mais modernos são importados…

A década de 90 foi o auge da marca por aqui, principalmente pelo Omega, mas na mesma época também recebemos a S10, o Corsa, o Vectra e em 1998 o Astra passou a ser fabricado no país, substituindo o Kadett, que mesmo com anos de mercado ainda era um bom carro.


Em seguida “remasterizaram” – mas pioraram a plataforma - o Corsa e o chamaram de Celta. A Zafira chegou, trazendo espaço e tecnologia para transportar a família. Nos anos seguintes chegaram o Corsa e a Meriva. Estes últimos, chegaram ao Brasil na mesma época que na Europa. A Meriva ainda chegou por aqui antes!

Depois da Meriva começou a decadência da Chevrolet no Brasil. O Astra foi reestilizado, e anos depois cedeu sua plataforma à carroceria do novo Astra europeu, lançado por aqui como Vectra. Só o nome era igual, porque seu antecessor era um carro muito melhor.



Nesse tempo toda a linha da marca envelheceu. O que era moderno antes, hoje está defasado. O Corsa e a Meriva, por exemplo, sofreram pela falta de um bom motor até 2007. O 1.8 era caro e consumia muito, e o 1.0 do Corsa era muito fraco para o carro. Só com a chegada do 1.4 Econo.Flex é que a situação melhorou, mas nisso eles já sentiam o peso da idade.

Agora, a Chevrolet tem R$ 5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados desde 2008, para ter toda a sua linha atualizada até 2012. Mas vejam bem, isso não quer dizer que os carros que vem por aí serão novos! Podemos contar contigo agora, Chevrolet?

Os frutos de toda essa grana:

O primeiro carro fruto dessa renovação da linha foi o Agile, no ano passado. Um carro que substituir o Corsa e usa a plataforma alongada do Corsa da dec. de 90, e tem plásticos pobres no acabamento… Após ele veio o Classic, que foi remodelado de acordo com a antiga geração do Chevrolet Sail Chinês, e ficou horrível.

A última da Chevrolet foi a nova Montana. Ainda não tive contato com ela, senão um showroom de concessionária, mas em relação à geração anterior ela perdeu o subchassi na suspensão traseira, um elemento que garantia estabilidade ao carro. Agora a suspensão traseira é tão simples quanto àquela picape do Corsa anterior à Montana.
Mas para 2011 a Chevrolet promete algo melhor. Teremos o sedã fruto do projeto GSV. Compacto, ele usa elementos da plataforma do atual Corsa europeu, e promete ser uma opção mais acessível ao New Fiesta e Honda City, tirando de cena o Corsa sedã e o Astra.
A Zafira e a Meriva serão substituídas pela minivan fruto do projeto PM7 no início de 2012. O conceito será o mesmo da Nissan Livina, que tem uma carroceria de 5 lugares e outra de 7. A chegada dessa minivan ao mercado também tira de cena o Corsa.
Para os próximos anos teremos a chegada do sedã Cruze, que de início será montado aqui com peças da Coréia, que aos poucos serão nacionalizadas, e algum tempo depois chegará seu hatch. Ele entrará no lugar do Vectra, que por sua vez, junto com o GSV, ocuparão o lugar do Astra. A S10 enfim terá uma picape substituta, que será a nova geração da Colorado, atualmente vendida nos Estados Unidos.
O último fruto da empolgação da Chevrolet em atualizar seus carros serão os substitutos do Celta e Prisma, frutos do projeto Ônix. Só eles irão consumir R$ 2 bilhões da grana investida no país. Uns dizem que eles seriam baseados no Chevrolet Spark, mas as especulações que dizem que serão nada mais do que o novo Chevrolet Sail chinês, nas versões hatch e sedan, são as mais consistentes. Eles matam o Prisma e o Celta, e de quebra matam o Classic.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Monte seu próprio Fusca


Os fãs do bom e velho Fusca deverão ficar contentes com esse post. O simpático carrinho que já fez parte da vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo ganhou uma miniatura especial feita pela Lego.

O modelo mostra detalhes bem interessantes de acabamento externo e também interno. O jogo de rodas é um deles, trazendo o desenho parecido com uma calota e os pneus que contam, inclusive, com as letras em alto relevo, formando um conjunto bastante harmonioso.


A carroceria ainda traz os faróis auxiliares de neblina, lanternas, vinco do capô e até mesmo os pequenos limpadores de pára-brisa. Destaque também para os espelhos retrovisores, que dão charme extra ao exemplar.

Na parte de trás, os canos de escapamento foram reproduzidos, bem como a tampa do motor, que se abre mostrando o propulsor boxer. Este, por sinal, traz apenas um carburador e a correia. Incrível.
Para fechar o pacote repare só no painel, com o volante de dois raios, velocímetro, pedais, alavanca de câmbio e os bancos detalhados. Isso sem falar dos pequenos suportes nas laterais, onde as pessoas podiam segurar para entrar ou sair do carro.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ford Focus leva o campeonato TC2000 na Argentina

Como é a gente sabe quando uma mistura funciona? Quando se pensa na etapa 2010 da TC2000 Argentina fica fácil responder: quando ela leva à conquista da taça de campeão. No ano em que estrearam o Ford Focus e o piloto Norberto Fontana nesta que é uma das categorias de velocidade mais importantes da América do Sul, eles já levaram a melhor. Com o título, a Ford soma nove vitórias e se torna a maior vencedora da história do campeonato.

A entrada da nova geração do Focus Sedan na TC2000 aconteceu no mesmo momento em o piloto Norberto Fontana, de longa tradição no automobilismo internacional, chegou à equipe Ford-YPF. O entrosamento entre ambos e também com a equipe ficou escancarado com a vitória nesta temporada tão disputada.

O diretor esportivo da equipe Ford-YPF, Alberto Scarazzini, comentou que: “Houve uma grande adaptação piloto-equipe-carro e tudo saiu bem. Estamos ainda mais confiantes na temporada 2011″.

A TC2000 tem corridas de cerca de 130 km ou de no máximo uma hora é disputada em diversos circuitos da Argentina. Os 200 km de Buenos Aires são o principal evento do campeonato, que conta também com uma etapa brasileira realizada em Curitiba (PR).

10 carros feitos para namorar

Você provavelmente sabe: não é apenas entre quatro paredes que tudo pode acontecer. Desde a década de 1920, quando os carros se tornaram mais mais rápidos, espaçosos e confortáveis, o automóvel já serviu inúmeras vezes como ninho de amor. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores carros para se curtir a dois — se é que me entendem.

Volkswagen Kombi

A perua mais popular da história permite que você pratique o Fahvergnügen com sua companheira e curta um amor livre sem as amarras que um teto baixo poderia impor. Também é perfeita para sexo grupal — pergunte para qualquer um que tenha sido dono de uma nos loucos anos 1960. Além disso, o compartimento do motor forma uma “bancada” que pode ser útil ao praticar novas posições. A versão furgão é a pedida certa para quem procura mais privacidade.


Maybach 62 S

Modelo mais luxuoso e espaçoso da Mercedes, a edição limitada Maybach 62 S oferece tudo o que você precisa para uma noitada: privacidade acima da média, banco traseiro de três lugares, frigobar, cortinas de tecido com deslizamento elétrico, assentos climatizados, difusor de perfume e um par de taças de champagne. Só não se esqueça de tirar o cinto, senão machuca.



Cama de corrida

É uma cama que se parece com um carro, e não um carro que serve como cama. Se você só estiver tentando mudar a marcha do relacionamento para algo mais físico e contextualizado, ok. Se ainda está na fase do clássico 5 contra 1, tudo bem também. Agora, se você ainda estiver procurando uma garota de verdade para transar com você, o truque terá o efeito oposto. Estejam avisados.


Aston Martin DB5 Shooting Brake

James Bond é um conquistador invejável, e quase sempre pilota um Aston Martin. Infelizmente, o DB5 cupê que Bond dirige é notoriamente limitado em termos de espaço para romances. Também existe o risco de se acionar o ejetor do assento antes da hora. A limitadíssima versão shooting brake resolve tudo isso ao incrementar o já incrível cupê com muito mais espaço interno.



Honda Element

O interior do Honda Element praticamente se transforma em cama no momento em que os bancos traseiros se desdobram. Eles ficam planos e permitem que o carrinho leve muita “carga”. Além disso, o interior não possui carpetes, ou seja: depois de fazer coisas sujas dentro dele, basta jogar água nele para limpar. Perfetto.


Papamóvel

Seja para o extremo exibicionista ou simplesmente alguém tentando cometer o mais original pecado para confessar, uma sessão no Papamóvel é algo difícil de superar. Até o nome ajuda! Atualmente um SUV baseado nos Mercedes-Benz G-Wagen ou ML, os Papamóveis geralmente contam com uma grande caixa de vidro, na qual se consumaria o ato público. Sua amplitude vertical permite diversas combinações. E ele também é à prova de balas, algo que você talvez queira quando a Polícia te caçar por violento atentado ao pudor.


Renault Twingo

A França é destino frequente de casais apaixonados e terra natal do Twingo. Apesar de seu tamanho reduzido, o pequeno Renault esconde uma cama de casal em seus bancos. Basta rebatê-los completamente e está pronta a alcova. Coloque um Serge Gainsbourg no rádio e o clima está feito. Je t’aime mon amour…


Dodge Charger

Vale ler o depoimento do leitor Vitor Prante na íntegra: “bom mesmo eram os bancos dianteiros do meu Charger Rt 1975. Duas enormes poltronas que reclinavam com um simples puxão do pino para cima, derrubando a vítima. Cheguei a trocar os bancos de lado, para deixar os pinos da trava no meio, junto ao console. Um cobertor no banco de trás era puxado sobre o console de metal, e estava feita a cama de motel….” Crédito da foto: Renato Bellote


Dodge Viper

Por que deve ser bom para namorar? Em primeiro lugar por que é um roadster, e as gatas adoram um conversível. Depois porque ele tem um V10 longitudinal, mas desta vez não estamos pensando nas centenas de cavalos de potência. Não. Você já reparou no tamanho do capô? É uma verdadeira cama king size aquecida pela combustão de gasolina. Nada muito macio, mas perfeito para aquelas ocasiões mais selvagens e brutais, livres de controles eletrônicos.


Honda Fit

Outro exemplo de interior que pode ser transformado em uma cama de casal com o rebatimento dos bancos. São raras as garotas que resistem ao Fit. Normalmente elas adoram o visual de brinquedinho, os bancos envolventes e a porção de espelhos e porta-objetos do monovolume nipônico pequeno por fora, mas que cresce (epa) por dentro. E ao contrário do Twingo, ele ainda pode trazer aquele cheirinho de carro novo, verdadeiro afrodisíaco para alguns aficionados.

Enfim um vendedor honesto na internet


A internet está repleta de vendedores espertalhões, que tentam mascarar suas carroças com anúncios maravilhosos e fotos maquiadas. Esse cara parece ser uma exceção e resolveu falar a verdade – ou simplesmente concluiu que ninguém acreditaria em elogios a um Yugo. A seguir, uma tradução com liberdades:

“Estou vendendo esse monte de lixo chamado Yudo. Projetado por algum engenheiro retardado e montado por um monte de operários bêbados.

Tem o manejo e o desempenho de um carrinho de supermercados.

Você pode contar com ele todas as manhãs da mesma forma que pode contar com o Romário em um treino às 8h.

Mantém seu valor como uma casa construída em morro em época de chuva.

Uma lata de Coca-Cola é mais rígida que este carro.

38.000 milhas originais (61.155 km)

Único dono, documentos originais, nota de 1988

Histórico limpo, sem acidentes.

O pior carro que você pode comprar. Não espere uma barganha aqui.

Traga 2.200 dólares e leve um monte de ….. história.”

Como funciona o controle de estabilidade (ESP)?


Vídeo mostra como o equipamento funciona.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ford Transit a melhor na terra da rainha

A exemplo do que aconteceu na Europa onde já tem quase 50 anos de mercado, a Ford Transit vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, apesar de ter chegado por aqui há menos de dois anos. Os modelos do comercial leve da Ford que circulam pelas cidades brasileiras são exatamente os mesmos oferecidos naquele continente. Ou seja, os mesmos modelos que renderam à Ford o título de fabricante de vans mais confiável do Reino Unido em 2010, segundo pesquisa da revista Fleet News. Na vitória em dobradinha para a montadora, a Transit apareceu em primeiro lugar, pelo quarto ano consecutivo, e a Transit Connect em terceiro, pelo segundo ano consecutivo.

Tanto aqui quanto na lá, a Transit está disponível nos modelos van de passageiros, van de carga e chassi, com motor Duratorq 2.4 turbodiesel de 115 cv, tração traseira, controle eletrônico de estabilidade e tração, airbag para o motorista, freio a disco nas quatro rodas com ABS, baterias duplas e outros equipamentos diferenciados de segurança e conforto.

Este reconhecimento é resultado da pesquisa de confiabilidade realizada todos os anos pela Revista Fleet News com as maiores locadoras de veículos daquele País, cerca de 50 empresas que somam uma frota de mais de um milhão de veículos. As locadoras participantes classificaram os modelos de diversas marcas de acordo com o número de quebras a cada 100 unidades.

Stephen Briers, editor da Fleet News, explicou que as empresas que dependem da frota valorizam muito grande a confiabilidade, já que as quebras representam veículo parado e, portanto, geram prejuízo.

BMW série 7 é roubado na hora do embarque para o Salão de Detroit


O estande da BMW no COBO Hall está um pouco vazio no Salão de Detroit. Isso porque um dos carros que estariam ali para gerar alguma receita durante o evento foi roubado. O modelo é um Série 7 que foi levado por ladrões quando estava sendo embarcado para o salão.

O roubo aconteceu pelo do hotel Westin Book Cadillac em Detroit. O exemplar está avaliado em US$140.000! A polícia local não tem pistas dos ladrões, mas graças ao sistema BMW Assist, é possível localizar o veículo. Então, logo a polícia terá uma localização exata de onde está escondido o Série 7 roubado.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

GP Cidade de São Paulo em Interlagos será grátis


Entre os dias 20 e 23 de janeiro, o Autódromo José Carlos Pace em Interlagos, na zona sul da capital paulista, recebe a 6ª edição do GP Cidade de São Paulo. O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo – que completa 457 anos no dia 25.

Neste ano, a organização resolveu que a entrada para quem quiser acompanhar os quatro dias do evento será gratuita.

O GP Cidade de São Paulo receberá provas de Fórmula 3 – o F3 Brazil Open, evento que vai reunir as jovens promessas do automobilismo nacional em preparação para a temporada 2011; uma corrida com Clássicos de Competição – carros que fizeram história nas competições brasileiras; e os 1.000 Km de Interlagos, prova que reúne modelos protótipos, carros de turismo e GTs em uma disputa que pode chegar a oito horas de duração.

Land Rover Defender ganha série especial que vem para o Brasil

A Land Rover apresentou na Europa uma versão limitada da linha 2011 do Defender. Chamada de X-Tech, Limited Edition ou RAW (há nomes diferentes, em diferentes países), terá 30 unidades vendidas no Brasil a partir de Abril, com o último nome nas versões 90 (chassi curto, duas portas, 5 lugares) e 110 (chassi longo, 4 portas, 5 e 7 lugares).
O Defender RAW se diferencia pelo visual mais agressivo, graças a detalhes pintados de preto (Santorini) no teto, nos para-choques e nas caixas de rodas. As rodas são escurecidas e de 16 polegadas. As cores externas oferecidas para a versão, bronze (Nara) e prata (Zermatt) são inéditas no modelo. O interior combina com a cor da carroceria. Na cor bronze, a cabine vem com acabamento na cor bege e painel central na cor da carroceria, e na versão prata, o interior conta com forrações em preto e painel central prata. A versão ainda tem grade frontal exclusiva e lanternas com LEDs. O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel com injeção direta e 122cv. Precos não foram divulgados.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Air-bag e ABS: você também pode


Não estou falando de 2014, ano em que por lei todos os veículos no Brasil terão de vir de fábrica equipados com esses dois acessórios de segurança. Falo de 2010, de hoje, de agora. Eu sei que alguns vão dizer que nossos carros são caros, ultrapassados e que os equipamentos custam uma fortuna, etc. Mas infelizmente o nosso mercado é assim. Nós não compramos carros, nós pedimos esmolas nas concessionárias e ainda pagamos por elas.

Mas deixando de lado as críticas ao mercado automobilístico – e consequentemente à nossa política tributária – é melhor andar nesses carros equipados que saibam frear e tenham bolsas de ar para nos protegerem do que não terem nada disso. Acho que nunca vi nenhuma matéria dando ênfase a carros de entrada e/ou carros “mais baratos” – do nosso mercado – que venham com AirBag e ABS ou que sejam equipados como opcionais, dando mais esclarecimentos sobre as opções que temos.

É caro? Isso é relativo. O maior problema do brasileiro com o dinheiro não é só o baixo salário ou a falta dele, mas é não saber como usar esse dinheiro de forma mais inteligente e racional . Para se ter os dois equipamentos nesses carros é preciso desembolsar cerca de 2.100 à 2.500 reais na maioria dos casos. Estamos falando de itens de segurança que ajudarão bastante para diminuir os riscos de acidentes (ABS) e diminuir danos aos passageiros (AirBag).

Muitas pessoas que compram um veículo básico, optam por itens de conforto como ar e direção, mas também preferem equipá-lo com rodas de liga leve de 17” do que com itens de segurança. Ou então o famoso “paredão”. Um belo de um som potente com uma super tela LCD com DVD. Esse pode ser um post polêmico, mas que vai servir para quem têm interesse em segurança, para quem não sabe que esses carros podem ser equipados com esses itens, para quem já sabia mas não sabia os valores desses equipamentos e o seu preço final nos veículos, para quem acha que só os veículos chineses são mais interessantes para se ter AirBag e ABS e também para quem acha que esses itens não são importantes.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os 10 carros mais masculinos do Brasil

Chevrolet Camaro
Comecemos bem. Por mais que no filme Transformers o nome Bumblebee seja um tanto aboiolado, o Chevrolet Camaro, recém lançado no país, é o novo sonho de consumo do brasileiro. Melhor do que um poderoso V8 e seus bancos largos (nada esportivos pra falar a verdade), seria uma opção de câmbio manual no brasil…
Ford Fusion
Se na geração anterior era difícil de ver madames carregando seus Poodles nele, imagina agora, que sua grade parece um prestobarba e ele dispõe de um motor V6 e tração integral, menos ainda… Só não era necessário que as cores das luzes do console fossem personalizáveis…
Volkswagen Jetta
O Jetta é o mais próximo de um Golf europeu que podemos chegar. O visual passa sensação de conforto, mas o motor 2.5 de 170cv esconde sua esportividade sob o capô, e a demonstra na prática a qualquer pressão no motor. Pena que a nova geração, que será lançada em março, não tenha um design tão empolgante.
Chrysler 300C
Desenhado pelo estúdio italiano “Al Capone” especialmente para o seriado Família Soprano, essa barca norte-americana desenvolvida sobre a plataforma do Mercedes Classe E antigo, equipado com o motor HEMI 5.7 V8 dá um bom caldo. O conforto a bordo dele é inquestionável.
Fiat Punto T-Jet
Com a saída de linha do Civic Si, o Punto T-Jet será o único esportivo de verdade fabricado no Brasil. Nessa versão ele vai além do design, e se estende ao desempenho, câmbio de 6 marchas, teto solar e à suspensão firme. É o pocket rocket nacional, de preferência na cor branco!
Toyota Hilux SW4
Eu não gosto desse carro, acho inútil, mas há quem goste. Sua cara de bruto se impõe no trânsito das cidades, que é tido como seu habitat mais costumeiro, afinal, quem teria coragem de enfrentar trilha e sujar de lama um carro que pode custar mais de R$ 150 mil?
Dodge Ram
Se minha mãe não tem coragem de dirigir o Fiesta Sedan que temos em casa, talvez ela nem se aproximasse da Dodge Ram. Esse é carro de cabra macho, tanto que nos EUA ele possui uma versão com um baú para os caçadores guardarem sua espingarda! Pra dar conta de uma picape com porte de caminhão e motor 5.9 V8 Diesel de 330cv tem que ser mesmo cabra homem
Com um nome que pode gerar um certo desconforto em países de lingua espanhola, a Mitsubishi Pajero é um carro resistente, e que tem fama de bom de off-road. São trocentas versões: TR4, Sport, Dakar e Full, mas a mais masculina é a Full, com sua pompa toda e cara de mal encarado.
Juro que eu já cansei de escrever sobre esse carro por aqui, então não vou falar sobre a velhice do projeto, nem do motor 2.0 com menos potência do que muito 1.6. Mas que o Golf ainda é um carro que paira nos sonhos de muito marmanjo, que vê nele a esportividade do Passat nacional que era fabricado em sua infância, não posso negar.