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quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Enigmas da indústria de automóveis do Brasil


Dez perguntas sem respostas sobre as montadoras brasileiras

Por que a Fiat não consegue acertar a mão com sedãs médios?

Por que a GM insiste em produzir a família 2 de motores e não lança uma linha moderna, com bloco de alumínio e comando variável?
Por que a Peugeot e a Citroën não desistem do câmbio automático de 4 marchas comprado da Porsche e que é irritante de usar?
Por que a Hyundai inventa tantos factóides em seus comerciais, como os oito airbags, e apenas fala a verdade já que seus carros vendem bem assim mesmo?
Por que a Volkswagen demora tanto para decidir lançar modelos médios atuais nos lugares dos velhos Golf/Bora e do caro Jetta?
Por que a Ford faz carros tão bons como o Focus, o Fusion e new Fiesta lá fora e deixa os modelos pelados para o Brasil?
Por que a Renault prefere vender modelos da Dacia em vez de veículos autênticos de sua linha?
Por que a Honda resolveu lançar o caríssimo City e abandonar o Civic, seu modelo mais famoso no Brasil?
Por que a Toyota recriou o segmento de peruas com a Fielder e depois deixou seus fiéis clientes na mão quando descontinuou sua produção?
Por que continuamos comprando modelos como Mille, Kombi, S10, Courier e Clio?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tipos de carro nº 2: Fiat Uno


O Uno Mille é um moderno carro fabricado pela Fiat, conhecido pelo design leve e inovador, nascido de um cruzamento de um apito com uma caixa de fósforos. Hoje é um dos carros mais vendidos no Brasil.

O design do Uno Mille foi um projeto inovador, que oferecia muito espaço interno para ser utilizado em diversas situações, sem perder suas funções táticas de carro de LUXO.


Prós e contras

- Ótimo para quem ficou sem dinheiro nos 8 anos do Governo FHC e depois votou no Lula.

- Outra vantagem, se seu marido tem um Uno, não precisa se preocupar com traição, por que com uma Unera, dúvido que ele consiga comer alguem

- O carro mais escolhido pelos idosos que migram do Fusca e Brasilia, não precisa dar entrada.

- Antigamente esse carro tinha um pró: custava dez mil reais. Antes da inflação subir. Hoje em dia, seu único atributo não existe mais, pois custa R$ 27.000. Misteriosamente, a inflação brasileira de aproximadamente 523% ao ano atacou esse automóvel excepcional.

- Contras: esse potente carro não é capaz de subir ladeiras com inclinação superior a 3,36°.

- O veículo já sai de fábrica com o feixe de molas traseiro rangendo, o escapamento tem um som bizarro parecido com nhééééégrrrr.

- Após 2 meses de uso, as setas do Uno Mille perdem a sua coloração amarelada, ficando brancas, e as traseiras vermelhas ficam rosas.

- Após 3 meses de uso, as setas do Uno Mille queimam.

- Após 3 meses e um dia de uso, os faróis de freio e noturnos traseiros queimam, dando a entender que a pessoa que está dirigindo o carro não ligou seus faróis.

- Após 4 meses de uso, o carro vira um transmissor de tétano ambulante, principalmente pra quem mora em cidades litorâneas.

- Após 6 meses de uso, o limpador traseiro do para-brisa costuma cair e passar a tirar a água da placa do carro e não do vidro.

- É possível também, como ocorre em 98% dos casos, que o comprador do Uno Mille jamais ligue seus faróis, talvez porque tenha medo de acabar com a bateria em um só golpe, ou porque isso acabaria com a tão pouca vida útil do carro, ou devido sua extrema preocupação em fazer com que os outros batam em sua máquina.

- O interior do carro fede.

- Tem portas com forro de eucatex (mistura de madeira e papelão) revestido de tecido, e às vezes de courvin (plástico)

- Os vidros elétricos (se disponível) costumam ficar arranhados com o sobe e desce, e as borrachas dos vidros, além de machucar o braço ao apoiar ali, ainda arranham o vidro e permitem que a água entre no interior do carro fazendo o Uno ter cheiro de mofo e mais ferrugem no chassi.

- O motor Fiasa costuma ferver a água com facilidade em dias de sol nas estradas engarrafadas.

- Para puxar o freio de mão super silencioso é preciso usar as duas mãos e dar um puxão seco. Após frear, engate a primeira marcha, porque se não ele desce a lombada.

- O estepe, que fica dentro do motor, já vem todo rachado, devido ao dilatameno da borracha causado pelo calor do motor.

- Possui um boneco playmobil indicando o uso do cinto de segurança, disponível apenas no painel dos modelos Smart / Fire e EX, nos demais vinha um termômetro pra mostrar que a água já tava fervendo.

- A espessura da chapa também é reduzida para baixar o custo, consequentemente ela pode afundar se algum inseto pousar na lataria.

- No modelo de duas portas, não há maçaneta com puxador, apenas um trinco de levantar e que tende a cair e arranhar a pintura do carro, dando origem a mais ferrugem, além de fazer com que NÃO se possa mais abrir a porta.

- Geralmente não possui interruptor na porta para acender automaticamente a luz do teto, obrigando você a acender com a mão e apagar com a mão.

- Nos modelos anteriores a 1994, a buzina é acionada por meio de um botão na alavanca do pisca. Esse botão emperra se você forçar e acaba quebrando a alavanca.

- A pior série foi a de 1991, com motor 1.0 de 47 cavalos, 4 marchas não sincronizadas, sem servo freio, carburador de corpo simples e não tinha saídas de ar no painel. Essas saídas de ar eram fechadas com uma tampa. Vento? Só o da janela ou forçado pelo potente motor elétrico de 2 velocidades.

-O carro é muito apertado, localizando-se em um nivel Fusca/147, porem há boatos de muittos donos do carro que magicamente conseguiram colocar até 3 pessoas dentro do carro, infelizmente todos morreram de falta de ar, mas isso não vem ao caso. Há registros de pessoas quer em um misto de sorte e mágica conseguiram copular dentro do recinto, ganhando fama até no nada confiável Guiness Book.

Dicas

O primo nervoso

- Evite bater em um Uno Mille. Seus motoristas estão sempre certos, além de nunca terem dinheiro para pagar o conserto do seu carro, se acaso acontecer algum milagre de eles estarem errados.

- Jamais compre esse veículo.

- Tome cuidado com seus parentes: o Fiat Tipo 455 é o familiar gordo e revoltado, o seu motor pode explodir a qualquer momento.

- Se você ver alguém abastecendo o Uno Mille com um real e vinte centavos de gasolina, fique longe quando o motorista sair com o carro do posto. Alguém que abastece tamanha quantia em um carro cheira a perigo.

- Além do perigosíssimo Fiat Tipo, é preciso tomar cuidado com o maior parente do Uno Mille: o iminente Fiat Tempra RX352. Carro usualmente utilizado por bandidos, é um carro do qual você deve manter a sua família afastada, e caso bater xore, pois não existe mais peças no mercado para essa merda!

- Se você ver alguém em um uno com um adesivo "1.4 turbo" cuidado! O carro tem dupla personalidade! A qualquer momento o pacífico uninho pode se transformar em míssil capaz de deixar Astra 2.0 prá traz!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tipos de carro nº 1: Volkswagen Gol

Isso non ecziste!
Padre Quevedo sobre Gol

Não é você dando a descarga. É alguém ligando o motor do Gol.
Verdade N° 9324 sobre Gol
Gol não capota. É ele que leva a estrada no bagageiro do teto.
Verdade N° 21987513 sobre Gol
Nesta merda não vai subir ninguém para o morro...
Capitão Nascimento sobre a viatura Gol que se preparava para subir o morro
Foi o cão quem botô pa nois andá.
Jeremias sobre Gol
O seguro custa mais caro do que o próprio carro.
corretor sobre Gol

A novidade do Gol G4, fica por conta do moderno motor AP
revista mentindo sobre antiquado motor AP, projetado em 1908
É uma cilada, Bino!
Pedro, quando Bino pensou em comprar um Gol.

O Volkswagen Gol é um carro popular amplamente usado desde antigamente, hoje em dia não mais tão popular assim sendo que um modelo pelado custa em torno de 29 mil reais. Não contente a Volkswagen do Brasil tentou comparar o Gol a Chuck Norris, isso é um ultraje com uma ridícula propaganda de um quebra-molas correndo.

Porém o que não foi informado é que o quebra-molas correu justamente por Chuck estar dentro do Gol.

Verdades e curiosidades sobre o Gol

  • Um pequeno carro popular
  • Anda pouco, mas bebe muito
  • Ninguém pega mulher de Gol
  • Pesquisas policiais mostram que é o carro mais procurado por ladrões
  • Qualquer mecânico sabe consertar, mas coisa que quebra fácil qualquer Zé Mané conserta mesmo
  • Tentativa de novo Fusca. Superou-o no quesito insegurança.
  • 73% dos donos instalam logotipos da Audi em várias partes do veículo, inclusive nas maçanetas e entre os pedais.
  • 1 pisca-alerta, 1 retrovisor, tapetes e bancos são opcionais de fábrica
  • Não é o Gol que é barato, é você que é burro.
  • Se acha tão bom quanto o Jeremias maluco quanto foi preso
  • 60% dos donos são funkeiros e pagodeiros, 30% são playboys metidos a piloto, 7% estão furtando o mesmo e 3% são gays assumidos (apesar de todos os citados serem gays não-assumidos)
  • Seu câmbio é desenvolvido pela Caterpillar, 10 km/h por marcha.
  • Serve de pagamento na conta do boteco
  • Painel é opcional. Bancos somente na versão Comfortline, e mesmo assim feitos de arame farpado.
  • O primeiro dono não tem que fazer promessa (isto se não ficar mais de três dias com o "carro"), o segundo sim
  • O Gol GTI foi o primeiro caixote de feira com injeção eletronica considerado esportivo no Brasil
  • O Gol a ar tinha uma utilidade surpresa que poucos conheciam, ele também servia para assar carne próximo ao cambio de marchas, era so você por a grelha e se deliciar com o calor infernal
  • 93% dos acidentes e infrações no Brasil são causados pelo Gol, na maioria brancos, com calota de Marea, calhas e placa do Rio de Janeiro.
  • Foi considerado carro de corno entre 86 a 89 pela revista Gum Pownder
  • Apesar de custar o mesmo que um chiclete do Paraguai, o carro tinha um valor de revenda altíssimo, você poderia trocá-lo por qualquer outra porcaria
  • A possibilidade de sobreviver a um acidente com um Gol é semelhante à de alguém vencer Chuck Norris.

Motoristas e cultura popular

Após a infeliz propaganda comparando com Chuck Norris, os motoristas de Golzinho (já conhecidos por se julgarem pilotos profissionais de rally urbano) levaram a sério as informações e passaram a dirigir ainda pior do que o habitual. Com isso, o motorista de Gol atualmente, é comparado ao motorista de Fusca, sendo ambos conhecidos por:

  • ser folgado (em muitos casos, comprou a habilitação)
  • pensar que o AP é motor (coisa que qualquer pessoa normal sabe que é mentira)
  • pensar que tem um carro!
  • jurar de pé junto que seu Gol não é uma merda
  • crer que a vida é uma constante competição, e o próximo semáforo vermelho é a linha de chegada
  • não ter motor para atravessar o semáforo antes de mudar de amarelo para vermelho
  • tomar um pau de qualquer lata velha (inclusive Fusca)
  • o feliz consumidor de um Gol 0Km é premiado com vários "brindes" de fábrica: caixa de câmbio que já vem moendo, alinhamento desalinhado, cambagem porca, carroceria presa com chiclete bubaloo (se fosse Ping-Pong, pelo menos, colava), bancos que ralam o couro e ar (afinal, oxigênio ainda é de graça)
  • dizer que motor 2.0 AP Turbo do Santana anda mais que Formula 1.
  • Colocar um adesivo escrito "Vida Loka" no vidro e querer fazer racha com todo mundo (e ainda por cima perder).
  • Começa comprando um Fox, vai tunando...vai gostando do negócio, vende e compra um Gol, daqui a pouco já tá num Gol quadrado socado com rodinha orbital cheio de adesivos e ainda tocando "dança do créu" no último volume...

Significado de carro.

Carros são seres quadrúpedes, ou seja, têm quatro rodas. Com o passar dos tempos evoluíram para bípedes (motos), se bem que Chuck Norris dirige os quadrúpedes como se fossem bípedes. Os carros podem ser conhecidos por: carro de boi, Carro de Telemensagem, carro de som, carrinho de sorvete, carriola, escarro e outros modelos escondidos pelo mercado. O tipo mais fresco é o tuning.

Aïe!Aïe!Aïe! Ouh lala C'est dur, ça!
Zidane Após Cabecear o Carro
Bons de explodir...
Chuck Norris sobre Carro
Passa o carro preibói, vai que você perdeu!!!
Exclusão Social sobre Carro
Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado, macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco..
Raul Seixas sobre Carro
Pai quero um carro para me engarrafar
Muleke Besta sobre Carro
Transito ruim nas duas marginais, em todas as avenidas e atér nas ruas sem-saída
Locutor de Rádio sobre São Paulo
A indústria automotiva Brasileira tá uma verdadeira PUTARIAAAA CARALHOOOO... UMA VERDADEIRA PUTARIAAAAAAAA... Eu Abro o vidro do meu carro, ele chega CHORÁ!
Alborghetti indignado com a qualidade dos automóveis nacionais
Quem inventou fui eu
Demônio sobre Carro
Nós que inventamos
Americanos sobre Carro
Eu fui o que mais fez pelo transporte individual que polui o ar
Maluf sobre Carro
fap fap fap!
Mecafilo sobre Carro Na União Soviética, o carro dirige VOCÊ!!

Reversal Russa sobre Carro
Dá carrim não má!
Cearense Jogando Winning Eleven sobre Carro

Novidades da Ford para Salão

O MG Autonovidades estará cobrindo o Salão do Automóvel no dia 1º de novembro e trará os principais destaques. Mas enquanto isso não acontece cobrimos novidades da Ford. Hoje, anunciou no Anhembi a presença da versão Titaniun do Focus Hatch e Sedan. Oferecida somente com motor 2.0 16V Flex de 148 cv, está disponível com câmbio manual e automático ( o primeiro somente para o Hatch).
Chega para substituir a versão Ghia que seria até agora a versão mais luxuosa dos carros médios da Ford. A única novidade da versão Titaniun são as Rodas de Liga Leve aro 16" iguais as do Focus ST europeu e faróis direcionais. Os preços começam em R$ 70.595 o Hatch manual e vai até R$ 77.275 o Sedan Automático.
O Ford Edge chega em sua segunda geração para ter o sucesso perdido da primeira, que custava altos R$150 mil. Agora parte de R$122 mil e teve seu motor remapeado. Continua 3.5 V6, mas agora tem 20 cv a mais, no total de 289 cv. Sua frente está mais bonita, seu acabamento está melhor e ainda tem um sistema que detecta pontos cegos. 6 air-bags e controle de estabilidade continuam.
O lançamento oficial do Fusion Hybrid, será no dia 18 de novembro com preço de R$133.900 usando motor elétrivo de 20 cv e o 2.5 16V de 173 cv. A diferença de consumo do Hybrid para a versão SEL 2.5 é de 8,3 km/l (17,5 ante 9,2 km/l). Mas para recuperar a diferença de preço do SEL para o Hybrid, o comprador teria que anda 730.245 km com o carro. Pelo menos, abixa a poluição a faz sua parte.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Donos de carros da Ford estacionam de graça no salão do automóvel.


Atenção!!! Quem tiver qualquer carro da Ford de qualquer ano, ganha de brinde da montadora estacionamento grátis para o Salão do Automóvel para os dias 30 e 31 de outubro. Você recebe um bilhete, e depois entrega antes de sair.
Além da linha 2011, a Ford apresentará o novo Edge, o Mustang Shelby GT500, a F-250 Super Duty e os conceitos Explorer America e Start. O salão abre na próxima quarta feira.

sábado, 16 de outubro de 2010

Preparação para o Salão do Automóvel 2010

Invasão nas ruas de São Paulo. Este foi o jeito que os organizadores do evento encontraram para divulgar o salão, que começa agora no dia 27 de outubro.

Será possível encontrá-los nas ruas da capital e nos estacionamentos do Shopping iguatemi e na rede de restaurantes Fogo de Chão.No total são 7 modelos entre eles BMW Série 5, Audi TTS e Land Rover Freelander. O salão começa dia 27 de outubro e acaba dia 7 de novembro. Os preços variam R$22,50 (infantil) à R$34,00 (adulto) antecipado. Na porta sobe para R$30,00 e R$40,00 respectivamente

domingo, 3 de outubro de 2010

New Fiesta chega e derruba o preço do... Honda City!!!

Nada como um concorrente mais barato e mais completo para baixar preços. O New Fiesta chegou completo por R$49.900 e por R$54.900 vem com 7 air-bags, ABS e bancos em couro. Mas a Honda estava ameaçada e precisa se mexer.

E a Honda se mexeu. Lançou a versão DX, sem sistema de som e bandeja sob o banco traseiro ao preço de R$55.420. Mas na capital é possível encontrar preços de R$49.900
Mesmo os dois sendo vendidos ao mesmo preço, o Ford tem vantagem, pois vem com sistema de som completo e por R$54.900 vem mais completo que o City LX.